Projeto de vida: o desafio de aproveitar a viagem

Somos criados por Deus com capacidades criar, progredir, desenvolver. Ele colocou dentro de nós a força e a capacidade que impulsiona o aperfeiçoamento da nossa própria vida! No entanto, tudo isso está condicionado a uma decisão pessoal: quero crescer, desenvolver alcançar algo, ou simplesmente quero parar por aqui. O projeto de vida é um trilho que você irá percorrer ao executar os diversos planejamentos que tem e terá. São as diretrizes básicas que determinam o rumo da sua vida. A interligação e a sequência desses planos é que faz um projeto de vida ser bem sucedido.

Não há tempo suficiente para que possamos fazer tudo o que temos vontade. A vida é feita de escolhas, no momento em que você faz uma escolha, está abrindo mão de todos os outros “futuros” pertencentes às opções recusadas (isso se chama custo de oportunidade). Portanto, de nada adianta planejar cada ação se não houver direcionamento, pois os resultados serão aleatórios dentro do contexto geral da vida. Quando se tem um projeto de vida, cada planejamento, por mais específico que seja, está relacionado às metas principais e gerais definidas nesse projeto.

A vantagem de um projeto de vida é que se evita o desperdício de tempo executando planos inúteis (do ponto de vista dos objetivos principais da pessoa) e que muitas vezes consomem grande quantidade de tempo, recursos e energia que poderiam estar sendo aplicados em algo mais significativo e relevante. Sem um projeto de vida, ainda se corre o risco de só identificar essa “inutilidade” do plano depois de já realizado.

Parafraseando Amyr Klink, “é muito triste passar a vida inteira cumprindo obrigações sem nunca ter construído nada de fato”. Essa é a realidade de milhões de pessoas ao redor do mundo que vivem insatisfeitas com suas vidas rotineiras e desinteressantes. Colocar um projeto de vida em prática exige coragem e determinação. Não é fácil quebrar a inércia e dizer “não” a certas obrigações para dar início a planos em que talvez ninguém mais acredite além de você. Responda para você mesmo:

  • Você tem sonhos, mas acha que eles são ousados ou absurdos demais para serem realizados?
  • Você se sente "fora do controle" de sua vida?
  • Você define metas como as resoluções de ano novo, mas nunca consegue cumprir?
  • Você vive num ambiente em que definir metas parece ser impossível?
     

Sabendo onde você quer chegar, você sabe onde concentrar seus esforços e para de dispersar sua atenção tentando agarrar qualquer oportunidade que aparece. Centrado em seu caminho, você passa a identificar mais facilmente as distrações que em outras condições o afastariam de seu rumo principal.

Apropriadamente definidas, metas são extremamente motivadoras. A medida que você adquire o hábito de definir metas e as vai cumprindo, sua autoconfiança cresce e você se torna apto a realizar planos cada vez mais ousados.

Técnicas de definição de metas são utilizadas por atletas, executivos e pessoas bem sucedidas em todos os campos. Elas fornecem visão de longo prazo e motivação no curto prazo. Elas focam sua atenção, evitando desperdício de esforços, recursos, tempo e oportunidades. Sêneca, um filosofo grego escreveu: "Não há vento favorável para quem não sabe em que porto quer chegar."

Não deixe a vida te levar - escolha pra onde você quer ir. Com este manual você aprenderá como criar objetivos, definir metas e planejá-las estrategicamente. Não conte com o acaso, a sorte, o trabalho duro, o pensamento positivo. No ambiente competitivo, repleto de informações e estímulos do mundo em que vivemos, a melhor opção para ser bem sucedido é escolher as cartas e jogar o seu próprio jogo.

O projeto de vida é um plano traçado, um esquema vital que se encaixa na ordem das prioridades, valores e expectativas de uma pessoa que sonha com seu próprio destino e decide viver como quer. Este projeto de vida está vinculado de forma direta com a felicidade porque o que o coração humano deseja de verdade é gozar a vida de forma plena. Em essência, este projeto de vida inclui os planos que acrescentam bem-estar a uma pessoa que é consciente daquilo que quer e luta para conseguir.

O projeto de vida traçado previamente a nível teórico nem sempre se encaixa como um quebra-cabeça na ação prática, uma vez que a vida não pode ser controlada cem por cento. Porém é importante que a pessoa saiba o que realmente quer e o que a satisfaz. Do contrário, surge a insatisfação interior, o mal-estar e a tristeza de não aproveitar bem o tempo que se tem.

O importante é ter um projeto com objetivo, não importa se a data prevista for cumprida ou não, o fundamental é delinear um projeto pessoal porque isso envolve desafio, crescimento e um olhar para frente, algo que sempre traz benefícios para o desenvolvimento pessoal.

O projeto de vida é individual, no entanto, existem momentos em que o projeto de uma pessoa se cruza com o caminho da outra. Assim acontece, por exemplo, no caso do casamento. Quando dois projetos de vida não são compatíveis surge um problema difícil de conciliar. Isto é, se um dos dois quer casar na igreja e o outro não, se um quer ter filho e o outro não, quando se opta por estilo de vida mais materialista enquanto o outro tem valores mais espirituais, então, não existem pontos em comum e é difícil de encontrar uma forma para unir pessoas tão diferentes. Porém quando ambos coincidem, há uma unidade no pensamento de projetar uma vida em comum: casar, comprar uma casa, ter filhos, etc. Neste sentido, o objetivo é ampliar o projeto de vida que se constrói com a outra pessoa, não de forma individual, mas de forma compartilhada.

Um projeto de vida é tão importante que até pode motivar uma crise pessoal numa pessoa que atinge uma determinada idade e percebe que ainda não alcançou o que havia sonhado e planejado. Então, é importante destacar que uma crise neste sentido pode ser boa porque marca um reajuste interno para poder tirar suas próprias conclusões e ajudar a mudar positivamente. Vale lembrar que qualquer momento da vida é propício para cumprir os verdadeiros sonhos do coração e apostar na felicidade. Para definir um projeto de vida em curto prazo, é importante pensar aonde se quer chegar dentro de um ano e visualizar sua posição ideal. Muitas vezes, a aventura vale a pena.


Imprimir   Email
Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.