Vida Cristã

Escrito por Elton Melo

neemias dia9 sabedoria

Chegou a hora da verdade. O líder precisa ser o maior motivador do grupo; nenhum grupo irá mais longe que a visão e a direção do líder. Como comunicar, motivar e conseguir que as pessoas fizessem a sua parte? Neemias tinha uma estratégia. Vejamos:

 

  1. Se colocou como parte do sofrimento – situação em que estamos; usou a palavra nós, ao invés de vocês;
  2. Chamou a todos para participar da obra, juntos (não mandou, convidou);
  3. Apelou para a moral do povo, vamos acabar com a vergonha;
  4. Mostrou que Deus estava do lado deles e que o rei tinha lhes autorizado a reconstruir – apelou para a autoridade para fazer;

As pessoas não gostam de alguém que vem de fora para ensinar-lhes o que eles deveriam ter feito e não fizeram. O ego delas não permite isso. Se você quer ganhar o mel, não espante as abelhas.

A resposta das pessoas, de imediato, foi: ok, vamos lá, pode contar comigo. Ficaram animadas para começar a obra. Mas não se entusiasme com as pessoas, as mesmas que batem palmas num dia, no outro te criticam.

Agora, prepare-se para confrontar os inimigos. A estratégia de satanás é usar estas pessoas para desmotivar aquelas que estiverem do seu lado. Eles apelaram com a dúvida, desprezo e zombaria. O que o inimigo estava testando é se o líder tem mesmo convicção do que Deus colocou em seu coração.

O grupo de pessoas ao seu lado, vai continuar ou se desfazer conforme a convicção do seu coração. Neemias, sabiamente responde: nós, os seus servos (ele apela para a unidade do povo de Deus), faremos a obra. E ataca mostrando que o inimigo não tem parte, moral nem direito de falar sobre o assunto.

Um líder defende o seu grupo do ataque, das acusações e das intimidações do inimigo. Neemias faz isso, com diplomacia, sem escândalos, gritaria ou imposições. Foi firme e decidido. Lembre-se que as pessoas que lhe boicotam, não querem também passar uma imagem de arrogantes ou ignorantes. Se eles insistissem poderiam ficar desmoralizados. Por hora, havia paz.

Aplicação pessoal:  Como você faz um desafio para as pessoas? Você conhece bem as pessoas da sua equipe? Quais os apelos que elas valorizam? Quais são as suas maiores oposições?


Este texto faz parte do devocional Campanha de Jejum e Oração CIBI 2017, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram feitos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho: Elton Melo