Vida Cristã

Escrito por Elton Melo

neemias dia8 oposição

Neemias sabe de antemão o que lhe espera em Jerusalém.  Após três meses de viagem, ele chega a Jerusalém. No versículo 10, lemos que Sambalate e Tobias ficaram irritados com a possibilidade da restauração dos muros. Saiba que apesar de seu chamado, há sempre alguém que não quer que as coisas mudem.  A crise é ruim, mas tem sempre alguém que leva vantagem com ela.

O fato de estar na direção e vontade de Deus não te livrará de problemas e oposições. Agora Deus ensinará Neemias e ser estrategista, um homem discreto. Provavelmente Neemias era assim, um homem discreto, pois estava sempre a serviço do rei, mas tinha sempre que passar despercebido.

Vamos compreender como Neemias agiu, antes de começar de fato a fazer alguma coisa:

  1. Ficou três dias sem fazer nada – descansou e deixou passar a “novidade”;
  2. Saiu a noite, com poucos homens para inspecionar o estado do muro, sem chamar atenção;
  3. Fez uma inspeção minuciosa e coordenada;
  4. Nem mesmo os oficiais da cidade sabiam o que Neemias estava fazendo;
  5. Não contou para ninguém os planos que o Senhor tinha colocado em seu coração para Jerusalém;

Não se engane, nem todo mundo que diz que deseja mudança deseja de fato mudar. Muita gente te faz pergunta não porque está interessada em ajudar, mas sim procurando descobrir um meio de boicotar.

Para tudo é necessária uma estratégia. Neemias nos ensina a guardar os planos, a elaborar com discrição, a falar com moderação, a pensar antes de falar e agir, enfim, a ser prevenido, principalmente diante de pessoas que você não conhece.

Vale a pena passar uns dias quietos diante de Deus e aguardar a direção dele, do que sair “falando pelos cotovelos”, anunciando seu sonho ou plano. Aprenda, que tudo tem o seu tempo.

Lembre-se que você está lidando com pessoas marcadas pelo pecado. Embora muitos na Igreja são filhos de Deus, transformados pelo sangue de Jesus, ainda assim, é melhor a prudência do que ter que remediar uma situação. Ouça, veja, pesquise e fale o menos possível.

Aplicação pessoal:  O seu maior problema é você mesmo. Como são os seus hábitos? Você fala demais? Você inspira confiança ou medo? Quando você expõe alguma ideia as pessoas ficam felizes ou pensativas?

Está na hora de aprender a ser estratégico. Anote a baixo os seus principais defeitos, que precisam urgentemente ser corrigidos!


Este texto faz parte do devocional Campanha de Jejum e Oração CIBI 2017, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram feitos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho: Elton Melo

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.