Vida Cristã

Escrito por Elton Melo

Ele é justo e jamais permite algo em nossa vida sem uma causa justa. Da mesma forma, ele também tem promessas para solucionar os problemas, e devemos pedir de acordo com as suas promessas. As bases das nossas petições não são as nossas necessidades, e sim as promessas do Senhor para supri-las. Dizem que há mais de 8 mil promessas na Bíblia. Tem gente que vive em problemas e não ora pois acredita que uma vez que Deus conhece seus problemas Ele automaticamente irá resolvê-los. Isso é um engano de satanás, que leva a vida desta pessoa a uma fé inativa, inútil, morta.

Você precisa ler com atenção a Palavra do Senhor e anotar as promessas que vai encontrando. Há dois tipos de promessas:

  1. As incondicionais – aquelas que dependem exclusivamente de Deus e você é apenas o agente que recebe – ex.: Dar-vos-ei um novo coração.... (Ezequiel 36.26); é Deus quem toma a iniciativa e faz, sem depender do homem.
  2. As condicionais – aquelas que dependem de sua ação, atitude. Deus irá responder conforme a sua atitude. Ex.: Se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor desta terra (Is 1.19). As promessas condicionais, sempre dependem da ação humana em resposta ao Senhor. Ele só cumpre a parte dele depois da nossa resposta.

Neemias lembra a Deus, das promessas feitas através de Moisés. As boas e as más promessas. Ele lembra que Deus cumpriu a parte da justiça, mas também lembra que há promessas para sua misericórdia. Observe que o apelo de Neemias não é a necessidade do povo, mas a promessa do Senhor.

Após fundamentar a necessidade da intervenção de Deus, Neemias agora faz a sua petição. No versículo 11, ele pede que o Senhor toque o coração do Rei, e, ao mesmo tempo, se coloca à disposição do Senhor para ser parte da solução.

Há pessoas que são hábeis em pedir que Deus faça isso, aquilo, mas ficam de braços cruzados. Se Deus vai fazer algo, saiba que ele conta com você. Você e a resposta de Deus para a solução deste problema. E aí, vai encarar ou recuar? 

Aplicação: Quais promessas o Senhor tem feito a você? Escreva-as, relembre e agradeça.

Eu sei que você deseja a intervenção de Deus neste problema, mas Neemias usa uma expressão interessante: então, eu era copeiro do rei

Para Deus intervir na sua causa, alguma coisa vai mudar na sua vida. Se Deus tiver que mudar, você está disposto? Se a sua resposta for NÃO, pare de ler dê este devocional para alguém disposto

Se for SIM, prepare-se para viver novas e profundas experiências com o Senhor.  


Este texto faz parte do devocional Campanha de Jejum e Oração CIBI 2017, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram feitos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho: Elton Melo