2º Dia – O problema é meu - Neemias 1.5-7

Neemias nos ensina a orar com as motivações corretas:

  1. Reconhecendo quem Deus é;
  2. Reconhecendo o nosso pecado;
  3. Reconhecendo que ele cumpre a sua Palavra;
  4. Reconhecendo o poder das suas promessas;
  5. Reconhecendo que só o Senhor pode mudar e resolver a situação, isto é, que sem ele, nós nada podemos fazer.

Por que você, sua igreja, sua família, seu emprego, sua empresa, sua cidade, seu pais, está passando por esta realidade que te deixa triste? Será que houve algum pecado, alguma falha? Muitas pessoas vivem a procurar culpados pelos seus erros.

Essas pessoas sempre culpam alguém, mas Neemias nos ensina que o problema não é quem falhou, mas que todos falhamos. Ele se inclui no pecado do seu povo. Ele nos ensina que interceder não é apenas pedir uma solução, mas também se colocar como parte do problema. Tudo tem uma causa. A menos que estejamos dispostos a trazer a causa diante do Senhor e nos incluirmos nela, não podemos ir adiante com a nossa intercessão. Pecado de omissão é tão grave quanto pecado de ação. Pare de ser omisso em relação aos problemas e passe a ser um agente ativo. 

É melhor confessar e clamar ajuda do que continuar transferindo a culpa ou procurando culpados. Reconheça e diga em voz alta: Nós pecamos, ou, eu também contribuo para este pecado.

Aplicação: Escreva como você contribuiu para o problema relatado na página anterior. Quais as consequências que você está colhendo agora? Você foi ativo ou passivo? Se você tivesse feito de outra forma, o resultado seria diferente? Se você tivesse feito alguma coisa, poderia ter ajudado? Qual foi a sua falha? 

Se tiver dificuldade de escrever, ore. O Espírito Santo nos ajuda nas nossas fraquezas.


Este texto faz parte do devocional Campanha de Jejum e Oração CIBI 2017, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram feitos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho: Elton Melo


Imprimir   Email
Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.