10º dia – Toda ajuda é bem-vinda - Neemias 3.1-15

neemias dia10 agradecimento

Agora vai! Neemias começou a fazer o que tinha planejado. Mais uma vez vamos compreender a importância de uma boa estratégia. Ninguém faz nada sozinho. Jerusalém era a capital, mas ainda tinha pouca gente e a obra extensa e grande demais. Neemias organiza o trabalho da seguinte forma:

 

  1. Cada família trabalhou na parte do muro mais perto da sua casa;
  2. Buscaram pessoas das cidades da região, para aumentar a mão de obra;
  3. Cada porta ou muro restaurado era consagrado ao Senhor.

Neemias nos mostra a importância de envolver todas as pessoas na obra a ser feita. Todos são úteis, cada um pode ajudar de uma forma. Ele percebeu que as pessoas são motivadas por aquilo que lhes traz resultados imediatos.

Também se lembrou de consagrar ao Senhor cada resultado, com isso, havia alegria por toda a parte do muro, pois a cada etapa vencida, aumentava a motivação dos trabalhadores.

Portas restauradas: Jerusalém tinha 12 portas e cada uma delas tem um significado especial, que tem a ver com a nossa personalidade. Portas precisa funcionar: abrir para receber o que é bom; fechar para não receber o que não presta; abrir para expulsar o que não presta, proteger contra os invasores.

  1. Porta das Ovelhas
  2. Porta do Peixe (Porta de Damasco)
  3. Porta Velha (Porta de Jafa)
  4. Porta do Vale
  5. Porta do Monturo
  6. Porta da Fonte
  7. Porta do Cárcere
  8. Porta das Águas
  9. Porta dos Cavalos
  10. Porta Oriental
  11. Porta de Mifcade (da Atribuição)
  12. Porta de Efraim

A palavra "reparou" é predominante em todo o capítulo três. Eles estavam dispostos a remover as ruínas e, a partir delas, reconstruir uma nova história

Aplicação pessoal:  Que pedaços de muros (proteção) você precisa reconstruir em sua vida, família, ministério ou profissão? Quais portas você não deveria ter aberto? Como você começa a fazer algo aparentemente difícil? Você pode contar com colegas, vizinhos ou amigos de outra cidade?


Este texto faz parte do devocional Campanha de Jejum e Oração CIBI 2017, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram feitos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho: Elton Melo


Imprimir   Email
Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.