Vida Cristã

Escrito por Elton Melo

Em 538 a.C., no primeiro ano do reinado de Ciro, foi autorizado que em torno de 50 mil judeus regressassem sob a liderança de Zorobabel para reconstruir o altar e o templo do Senhor em Jerusalém (Ed 2.64). Posteriormente, um outro grupo voltou com Esdras que assumiu o sacerdócio e para a restauração do culto ao Senhor. Mas a situação de Jerusalém e o seu povo, estava crítica.

 

No mês de Quisleu[1] de 446 a.C, Neemias recebeu a visita de seu irmão e mais alguns amigos que relataram a triste realidade da cidade de Jerusalém e o seu povo. O templo estava restaurado, mas a cidade estava largada, seus muros e portas ainda continuavam destruídas pelo fogo. O povo passando por dificuldades e humilhações.

O versículo 4 diz que ao ouvir esta notícia, Neemias sentou, chorou e lamentou. Como você tem reagido diante dos seus problemas? Com choro, com lamentações ou agido loucamente, tentando uma saída heroica?

Neemias nos ensina que por pior que seja a notícia, Deus ainda pode mudar o quadro. Ele podia ficar no lamento, na justificativa do por que não podia resolver nada, e até mesmo podia dizer que o problema não era seu, enfim, apenas ficar triste com a notícia e logo em seguida continuar a sua vida, mas ele resolveu ser proativo: ele resolveu buscar a solução!

O que acontece conosco quando levamos um problema a Deus? Neemias logo iria descobrir. Neemias fez mais do que simplesmente colocar um problema diante de Deus. Ele resolveu jejuar, isto é, se colocar na brecha pelo seu povo. Assim Neemias estava dizendo para o Senhor que o problema também era dele. Jejuar é um ato de mortificar a nossa vontade pessoal e de alguma forma, dizer a Deus o quanto estamos comprometidos e dependentes dele para uma solução.

Que nestes próximos 30 dias, você compreenda que Deus usará a sua vida de uma forma especial.


[1] Quisleu -  pelo calendário lunar hebraico, corresponde aos dias entre novembro e dezembro.


Este texto faz parte do devocional Campanha de Jejum e Oração CIBI 2017, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram feitos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho: Elton Melo