Vida Cristã

Escrito por Thom Rainer

As palavras têm significado. E se os membros da igreja começam a articular palavras de forma consistente, essas palavras começam a refletir as prioridades e as paixões da igreja. Eu escrevi um pequeno livro ( I Will - Eu desejo ) com as declarações que os membros da igreja fazem e que podem mover uma igreja para a grandeza da Grande Comissão e do Grande Mandamento. Mas há algumas frases que podem ser prejudiciais, mesmo mortíferas, para uma congregação. Aqui estão sete das declarações mais mortais:

 

  1. "Eu gosto da nossa igreja do jeito que é". Quando você começa a ouvir esta declaração expressa entre os membros da igreja, você pode ter certeza de que não há batimentos cardíacos da Grande Comissão. Nunca devemos querer que nossa igreja permaneça exatamente como é; devemos constantemente procurar alcançar novas pessoas com o evangelho.
  2. "Meu pastor não me visita o suficiente". Há tantas coisas erradas com essa afirmação. Primeiro, ele reflete um ministério onde há expectativa de que o pastor deve fazer a maior parte do ministério, em vez de equipar outros para fazer o trabalho do ministério. Em segundo lugar, reflete uma dependência e um ministério egocêntrico por parte dos membros da igreja.
  3. "Eu sempre voto" não (contrário) "apenas para manter a liderança sob controle." Essa pessoa é o disruptor que descrevi em uma publicação anterior. Ele ou ela realmente quer o foco em si mesmo. A atenção e a auto-focagem são características desta pessoa. Eles são tóxicos para as igrejas.
  4. "Eu simplesmente não posso adorar com o nosso estilo de música". As guerras de adoração não terminaram. Esses membros da igreja nunca poderiam ser missionários porque seu grupo de pessoas indígenas provavelmente não cantaria hinos dos hinos. Não há sentido de adoração com esses membros da igreja; Eles são todos sobre suas próprias preferências e desejos.
  5. "As pessoas sabem onde está nossa igreja se quiserem vir". Esta declaração reflete a eclesiologia morta e a missiologia morta!. Assume que a igreja é um lugar; e pressupõe que a Grande Comissão é: "Todos vêm".
  6. "Eu amo você, pastor, mas. . . " Esta declaração reflete um membro da igreja que é enganoso e mortal. Ele ou ela diz aos líderes que eles os amam, mas coloca uma faca metafórica em suas costas na primeira oportunidade. Esses membros separam as igrejas.
  7. "Eu pago meus dízimos aqui, então eu mereço. . " Este membro da igreja vê suas ofertas como condicionais. Então, em um sentido real, eles não são ofertas tanto quanto são dívidas do clube. Eles continuarão a pagar o seu caminho, desde que consigam o seu caminho.

Para ser claro, a maioria dos membros da igreja não faz essas afirmações nem reflete essas atitudes. Mas os membros da igreja mais saudáveis ​​devem e devem falar quando ouvem outros membros fazendo declarações tão destrutivas.Caso contrário, os "consumidores", os donos, críticos e briguentos terão seu caminho livre na igreja. E a igreja em breve deixa de ser IGREJA.


Fonte: Este artigo foi originalmente publicado em  ThomRainer.com  em 21/08/2017. Thom S. Rainer é presidente e CEO da LifeWay Christian Resources. Entre suas maiores alegrias é sua família:  sua esposa Nellie Jo; Três filhos, Sam, Art e Jess; E dez netos. Dr. Rainer  pode ser encontrado no Twitter @ThomRainer e no facebook.com/Thom.S.Rainer.