O livro de Jonas retrata um dos mais intrigantes personagens da Bíblia. Ele foi um profeta hebreu que viveu durante o reinado do rei de Israel Jeroboão II, em meados do século 8 a.C. Jonas era filho de Amitai, e veio de Gade-Hefer, uma aldeia de Zebulom, situada nas vizinhanças de Nazaré. Ele também é o herói do livro que traz o seu nome, o quinto dos doze Profetas Menores.

Ezequias era rei de Judá, 745-717 AC. Pelo que parece, tornou-se rei quando seu pai Acaz morreu, no “terceiro ano de Oséias”, rei de Israel (talvez significando o terceiro ano de Oséias como rei tributário sob Tiglate-Pileser III), contando seu reinado oficialmente a partir de nisã do ano seguinte (745 AC). (2Rs 18:1) Profetas contemporâneos do reinado de Ezequias eram Isaías, Oséias e Miquéias. (Is 1:1; Os 1:1; Mq 1:1) Ezequias se destacou como rei que “se apegava a Javé”, fazendo o que era direito aos olhos de Deus e seguindo Seus mandamentos. Desde o início do seu reinado, ele se mostrou zeloso a favor da promoção da adoração verdadeira, não somente em Judá, mas em todo o território de Israel. Por ele seguir os caminhos de Yehwoah, assim como fizera Davi, seu antepassado, podia-se dizer de Ezequias que “depois dele não se mostrou haver nenhum igual a ele entre todos os reis de Judá, mesmo aqueles que vieram a ser antes dele”. Por causa disso, “Javé mostrou estar com ele”. — 2Rs 18:3-7.

Foto: Mical, interpretada pela atriz Maria Ribeiro, na novela Rei Davi, da Rede Record. Mical significa "quem é como Deus?", era filha do rei Saul e primeira esposa de Davi. O caráter de Mical reflete o de muitas pessoas na sua relação com Deus e o próximo. Ela é muito bonita, obcecada por Davi, mas ao mesmo tempo falsa, dissimulada e manipuladora. Tem inveja da irmã Merabe e sente prazer em causar intrigas. Ajuda Davi a fugir da ira do pai e aguarda o dia em que ele virá buscá-la. Como isso não acontece, sente-se abandonada por Davi. É obrigada por Saul a se casar com Paltiel, um homem a quem despreza. Tempos depois, Davi manda tirá-la do marido para morar com ele, mas Mical se revolta porque sabe que Davi só a quer por causa de interesses políticos. Vai ser o tormento de Bate-Seba. É idólatra, adora deuses pagãos, o que provoca a fúria de Davi.

A história de Sansão é contada no livro dos Juízes, do capítulo 13 ao capítulo 16. Sansão foi um desses juízes suscitados por Deus para salvar Israel da mão dos inimigos. A história desse homem de fé é empolgante e nos mostra de forma extraordinária como Deus faz cumprir Seus propósitos para sustentar Seu testemunho entre o Seu povo.Ele é famoso por causa da sua força, que perde quando o seu cabelo é cortado por Dalila. Mesmo privado de sua força, consegue vingar-se dos inimigos, destruindo-os, mas provocando também a própria morte.

André, como outros jovens da Galileia, tinha se tornado um discípulo de João Batista. No entanto, ao ouvir seu mestre falar, pela segunda vez, de Jesus como o Cordeiro de Deus, deixou João para seguir a Jesus. Ele foi, imediatamente após isso, o meio pelo qual seu irmão Pedro foi trazido a seu novo Mestre. Até o momento, ele tinha a honra de ser o primeiro dos apóstolos a apontar para Cristo (João 1). Ele aparece ainda nos capítulos seis e doze de João, e no décimo terceiro de Marcos, mas, além desses poucos e espalhados relatos, as Escrituras não relatam mais nada a respeito dele. Seu nome não aparece nos atos dos Apóstolos, com exceção do primeiro capítulo.

Página 1 de 3

Devocional 2017

Devocional on-line grátis!

capa cibi2017 books empilhados

Diante dos problemas, Neemias aprendeu o que Deus pode fazer através da vida de uma pessoa disposta.

Copyright©2018, AlcanceVitória® - CNPJ: 20.530.998/0001-43 - Todos os Direitos Reservados.
AlcanceVitória® | Documentation