Pensamentos para pastores que estão considerando desistir

Ministério Pastoral

A pergunta quase me fez rir. O pastor me perguntou se eu já pensava em desistir quando era pastor. Minha resposta foi rápida e verdadeira: “Sim. Em média, cerca de uma vez por semana. Se você é um pastor que não considerou desistir, provavelmente é uma minoria. E certamente há momentos em que devemos sair. Mas, se o seu desejo de sair é o resultado dos desafios típicos do pastoreio, permita-me compartilhar nove pensamentos que podem levá-lo a reconsiderar.

 

  1. Muitas tempestades passam rapidamente. Eu me lembro de momentos em que pensei que o mundo estava me atropelando. Mas, em questão de algumas semanas, a tempestade passou. Muitas das crises do momento se tornarão memórias desbotadas do passado.
  2. Provavelmente não é você. Esses críticos e dissidentes veem você como um alvo conveniente. Eles podem não estar realmente frustrados com você. Mas você é o lugar mais visível para descarregar. É provavelmente outro problema, e não você.
  3. A grande maioria da congregação apóia você. Eu sei. Eu vi travestis onde um pastor foi forçado a sair por membros da equipe vingativos e comitês de pessoal mal orientados. Mas na maioria das vezes a minoria não tem esse poder. Lembre-se de que a maioria dos membros da igreja o ama e apoia.
  4. Lembre-se da sua chamada. Você provavelmente tem uma lembrança clara do tempo em que Deus o chamou para o ministério e para esta igreja. Lembre-se dessa chamada. Às vezes, é o que você precisa para ficar lá.
  5. Pastores de longo prazo veem dias melhores. Às vezes, leva anos para conquistar a confiança da liderança na congregação. Um dos dons que muitos pastores precisam é o dom da perseverança.
  6. Ferir os membros da igreja freqüentemente prejudica os outros. Entre esses "outros" está você, seu pastor. Sua tristeza e dor infelizmente podem ser direcionadas a você.
  7. Não é melhor em outras igrejas. Muitos pastores ficam com a síndrome da grama verde. Eles se movem de igreja em igreja tentando encontrar a igreja sem problemas, críticas e desafios. Essa igreja não existe.
  8. A cultura em mudança frustra muitos membros da igreja. Eles se lembram dos “bons velhos tempos”, onde quase todos iam à igreja e a mudança era mínima. Eles estão frustrados e amedrontados, e eles geralmente o veem como o problema.
  9. Deus está com você. Eu sei que você entende essa verdade teologicamente, mas talvez precise fazer uma pausa para assimilá-la experimentalmente. Deus te chamou. Deus te ama. Ele não vai abandonar você.

Enquanto eu me concentrei no pastor para esses nove pensamentos, isso se aplica a todos vocês no ministério vocacional. Servir uma igreja pode ser difícil. Mas você foi chamado para um ministério de serviço até mesmo para o "menor destes". E o menor deles pode incluir aqueles que estão lhe dando as maiores dores de cabeça.


Fonte: Este artigo foi originalmente publicado em  ThomRainer.com  em 06/02/2017. Thom S. Rainer é presidente e CEO da LifeWay Christian Resources. Entre suas maiores alegrias é sua família:  sua esposa Nellie Jo; Três filhos, Sam, Art e Jess; E dez netos. Dr. Rainer  pode ser encontrado no Twitter @ThomRainer e no facebook.com/Thom.S.Rainer.

Imprimir
Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.
Thom Rainer
Thom Rainer