Ministério Pastoral

Escrito por Mark Dance

Se o seu plano de aptidão espiritual para 2018 se assemelha ao seu plano de aptidão física, você acha que os resultados serão mais favoráveis ​​ou menos previsíveis? Esta não é uma pergunta complicada, nem deve ser complicada. Todo pastor e líder pretende crescer a cada ano, mas muitos não têm um plano razoável para fazê-lo. Se você não tem um plano de crescimento espiritual / discipulado, você basicamente o alinha.

 

Se você quiser crescer mais maduro este ano, você precisará se empenhar em ler sua Bíblia de forma consistente. O maior projeto de pesquisa da LifeWay identificou oito fatores bíblicos que se mostram consistentemente na vida de um crente amadurecendo, sendo o topo o engajamento da Bíblia. Esta conclusão não se baseou em evidências anedóticas, mas é o resultado de pedir 7.000 igrejas e 4.000 indivíduos sobre o que os ajuda a amadurecer espiritualmente.

Aqui estão algumas sugestões sobre como continuar crescendo e lendo sua Bíblia ao longo do ano.

Encontre um plano de leitura realista.

A desculpa mais comum para não ler a Bíblia é "Não tenho tempo". Como você provavelmente não ficará menos ocupado em 2018 do que estava em 2017, encontre um plano que irá desafiá-lo sem esmagá-lo.

No ano passado eu usei o plano de leitura F-260 por Replicate Ministries, que é baseado em cinco leituras semanais das principais passagens da Bíblia. Para 2018, eu já comecei a usar o plano de leitura "Caminho do Discípulo: a jornada" criado por meu amigo Matt Morris. Está disponível no aplicativo YouVersion e é o meu plano para 2018. Aqui estão quatro outros planos de leitura da Bíblia que variam de 90 dias a 3 anos. No mês passado, escrevi uma postagem de blog especificamente aos pastores que muitas vezes perguntam sobre o equilíbrio entre a preparação do sermão e a leitura devocional: como eu extraço mais da Bíblia, lendo-o menos .

Leia e cresça com um amigo.

O crescimento espiritual ocupa lugares na comunidade e não o isolamento. O sucesso das nossas resoluções de Ano Novo está diretamente ligado a quem nos responsabiliza.

Um pastor local com quem trabalhei me pediu para responsabilizá-lo por um objetivo de perda de peso. Esta manhã eu recomenda-lhe um aplicativo de contagem de calorias. Quando eu o encontro na academia na próxima semana, eu vou perguntar-lhe como está funcionando para ele.

O discipulado nunca acontecerá de forma isolada.

Leia para o amor de Deus.

Se o seu objetivo de maturidade espiritual é informação em vez de transformação, você definiu seus pontos de vista muito baixos.

Atualmente leio o livro de Tim Keller, ORAÇÃO: Experimentando o Impulso e a Intimidade com Deus. Na leitura de hoje, ele disse:

Compreender a Escritura não é simplesmente obter informações sobre Deus. Se atendidos com confiança e fé, a Bíblia é a maneira de realmente ouvir Deus falando e também encontrar o próprio Deus.

Jesus nos disse que amar a Deus é a prioridade mais importante de nossas vidas (Deuteronômio 6: 5; Mateus 22: 37-38; Marcos 12:30; Lucas 10:27 ). O diário sempre foi um meio útil e gratificante para responder à Palavra de Deus, mas para ser honesto, fico mal para ficar com ela. Este ano vou tentar fazer um diário dentro da minha Bíblia pela primeira vez, usando a nova Bíblia de estudo do discípulo , editada por Robby Gallaty.

O discipulado começa em seu coração, não em sua casa ou igreja. Muitos de nossos membros farão o que fazemos, então guie pelo exemplo, depois compartilhe com eles seus sucessos e lutas. Os líderes da igreja podem falhá-lo ou alá-lo tão bom como qualquer um, mas a conta vem devido eventualmente. A erosão é lenta e sutil, mas inevitável se não caminharmos com Deus diariamente em Sua Palavra.

Pastores, tenhamos cuidado de não abrir a boca para falar por Deus antes de abrirmos nossos ouvidos para ouvir de Deus. Se quisermos continuar crescendo, nossas Bíblias devem se tornar mais do que ferramentas do ministério para nós.


Fonte: Este artigo foi originalmente publicado em  www.lifeway.com  em 28/06/2017, por Mark Dance. Diretor de LifeWay Pastors. Mark serve pastores hospedando noites de data e mesas redondas, além de falar em retiros, conferências e seminários. Antes de LifeWay, marque igrejas pastoras por 27 anos. Ele é casado com Janet Kendrick desde 1988 e tem dois filhos: Holly e Brad.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.