No momento em que ouvem, sentem o "fator de contração" em todo o corpo. Mesmo quando as primeiras palavras são ditas, o receptor sente suas emoções despencarem. É a única frase que é uniformemente temida pelos pastores e funcionários da igreja. Geralmente começa com estas palavras: “As pessoas estão dizendo isso. . . “

 

A frase completa poderia dizer: "As pessoas estão dizendo que você não visita o suficiente". Outro exemplo é: "As pessoas estão dizendo que nosso ministério estudantil não está indo bem". Ou mais um exemplo é: "As pessoas estão dizendo que você não tem boas horas de trabalho. ” 

A sentença pode especificar um grupo, mantendo o anonimato dos indivíduos: "Alguns idosos não estão felizes com você" ou "Muitos dos funcionários estão insatisfeitos".

Você entendeu. Pode ser formulado de várias maneiras, mas o significado ainda é semelhante. "Pessoas" nunca é definido. O verdadeiro reclamante nunca é identificado. É uma das frases mais frustrantes e desmoralizantes que os pastores e a equipe ouvirão. Aqui estão algumas razões para a frustração:

  • O queixoso não tem coragem de falar por si próprio. Assim, ele ou ela se esconde por trás do véu enganoso de "as pessoas estão dizendo". Líderes em igrejas sabem que quando os queixosos não têm coragem de falar por si mesmos, ou quando têm que se esconder atrás de reclamantes anônimos, eles são um problema em formação.
  • O líder não tem nenhum recurso ou ação a tomar. Esses reclamantes nunca identificam a fonte ou as fontes. Portanto, o pastor ou a pessoa da equipe não pode acompanhar e falar diretamente com os dissidentes. Ele ou ela fica com uma queixa que não pode ser resolvida devido ao anonimato.
  • O líder questiona imediatamente o motivo do reclamante. No momento em que o líder do ministério ouve essas palavras: “As pessoas estão dizendo. . . “, Ele ou ela duvida da credibilidade e do coração do reclamante. A abordagem é covarde; Assim, é sempre visto através das lentes da dúvida e da frustração.
  • Essa abordagem é uma dupla frustração para o líder do ministério. Primeiro, ele ou ela ouviu mais uma crítica. A maioria dos líderes ministeriais tem que lidar com críticas com muita frequência. Segundo, a ambigüidade da queixa e a origem da queixa podem deixar um líder imaginando se o problema é realmente maior que a realidade. Ele pode desperdiçar muita energia emocional em algo que realmente pode não ser tão importante.
  • Críticas indiretas podem ser as críticas mais dolorosas. A maioria dos líderes ministeriais lida melhor com alguém que é direto e preciso em suas preocupações. Mas críticas indiretas como “as pessoas estão dizendo. . . “Ou“ eu te amo pastor, mas. . . “Machucou mais porque ações covardes e comportamento dúbio são adicionados à própria crítica .

Como líder em uma igreja local e em outros lugares, cheguei ao ponto em que não recebia críticas tão veladas. Tentei ser educado e dizer: “Sinto muito, mas não posso ouvi-lo ainda mais porque você não me dará as fontes específicas das preocupações. Se você estiver disposto a nomear essas pessoas especificamente ou, melhor ainda, levá-las a falar comigo diretamente, ficarei feliz em ouvir as preocupações. ”

A minha abordagem trabalhou? Francamente, não me lembro de nenhum desses críticos sendo feliz com a minha resposta. Mas tive que aprender que há certas pessoas nas igrejas e outras organizações que têm o dom espiritual de reclamar. E eles exercitarão esse presente freqüentemente e com vigor.

Eu tenho que passar para aqueles que têm soluções positivas e encorajadoras. A vida é curta demais para lidar com reclamantes covardes.


Fonte: Este artigo foi originalmente publicado em  www.lifeway.com em 27/12/2016.

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