Jesus deu ao seu povo uma missão clara - fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:19). Por essa razão, existe uma igreja local para fazer discípulos. CS Lewis desafiou:
"A Igreja não existe para nada além de atrair homens para Cristo, para torná-los pequenos cristos. Se eles não estão fazendo isso, todo o resto é simplesmente uma perda de tempo. Deus se tornou homem para nenhum outro propósito."
Uma igreja pode se destacar em qualquer coisa e em tudo mais, mas se a igreja falha em fazer discípulos , ela se desviou de sua razão fundamental para a existência.
Scott McConnell acaba de comemorar dez anos de liderança da LifeWay Research . Recentemente nos reunimos para discutir tudo o que ele aprendeu sobre discipulado, de um ponto de vista de pesquisa, em seus dez anos de liderança deste importante trabalho. Aqui estão cinco grandes verdades de dez anos de pesquisa de discipulado:
1. O discipulado é intencional.
Aqueles que estão amadurecendo desejam amadurecer. Eles se engajam em oportunidades de discipulado e buscam a Cristo em suas vidas diárias. Há trabalho a fazer aqui. Por exemplo, apenas 25% dos pastores têm um plano para desenvolver líderes formados em Cristo em sua igreja.
2. Ler a Bíblia é mais importante que qualquer outra coisa.
Ler a Bíblia é o preditor número um para o crescimento espiritual. Muito simplesmente, aqueles que lêem as Escrituras crescem.
3. A disciplina do envolvimento da Bíblia impacta todas as outras disciplinas.
Algumas disciplinas espirituais não afetam todas as outras. Por exemplo, alguém que serve pode não ser generoso em dar. Mas o envolvimento na Palavra afeta todas as outras disciplinas. Alguém que deixa a Palavra habitar neles simultaneamente, serve, serve, confessa o pecado, compartilha o evangelho, etc.
4. Grupos importam. Muito.
Aqueles que estão em algum tipo de grupo (Escola Dominical, grupo pequeno, etc.) são muito mais propensos a exibir marcadores de crescimento espiritual do que aqueles que não estão em um grupo.
5. Existe uma conexão profunda entre o discipulado e o evangelismo.
Os discípulos compartilham o evangelho. Aqueles que estão crescendo em Cristo dizem aos outros sobre ele. Aqueles que não estão crescendo em sua fé são muito menos propensos a articular o evangelho.
Este artigo apareceu originalmente em www.lifeway.com e é usado com permissão.