Vários anos atrás, minha esposa e eu decidimos tomar uma das maiores decisões de nossas vidas - nos mudamos para o outro lado do país para começar uma igreja. Começar uma igreja em San Diego tem sido um dos nossos maiores privilégios e maiores desafios. Segundo a Barna Research , San Diego é a cidade número dez mais pós-cristã da América.
Percebemos que isso era verdade quando uma de nossas crianças foi convidada para uma festa de aniversário na manhã de domingo de um dos maiores dias do ano para os cristãos - a Páscoa! Ser cristão ou ir à igreja não faz parte da cultura em que vivemos. Pode ser difícil quando se chega às pessoas ou se inicia uma igreja. Encontramos uma alegria no meio dela. Quando as pessoas aparecem na igreja ou se tornam um seguidor de Cristo, é porque elas realmente querem o que Jesus oferece. Não é o que todo mundo está fazendo ou o que é popular, mas é genuíno. Isso é refrescante. Eu encontrei três maneiras que abrem portas enquanto ministro em uma cultura pós-cristã. Espero que eles te encorajem.
1- Seja você mesmo.
Ninguém mais pode ser você. Às vezes nos esforçamos tanto para chegar a lugares que começamos a perder nossa verdadeira identidade. Nunca esqueça quem você é em Cristo. Seja você porque todo mundo é levado. Você é uma obra-prima (Efésios 2.10). Deus quer usar sua jornada para ajudar alguém a dar os próximos passos no conhecimento de Cristo. Alguns vão rir de você. Outros vão te dispensar como louco ou fanático. Quando a cultura está indo para um lado, ainda é um sopro de ar fresco quando alguém genuinamente segue a Cristo. Não esqueça quem você é - um filho do rei.
2 - Crie e fortaleça uma comunidade.
Não importa o que alguém acredite, a comunidade real ainda é atraente. Todo mundo está procurando um lugar para pertencer. Não há lugar melhor para experimentar um sentimento de pertencimento do que com uma igreja local, atrelando-se à família de Deus. Forneça um ambiente para as pessoas pertencerem antes que elas acreditem.
Andy Stanley disse: “Pessoas que não eram nada como Jesus gostavam de Jesus”. Se tudo o que fazemos é atrair pessoas que pensam como nós e acreditam como nosso cristianismo cultural particular, estamos realmente seguindo a Jesus? Pessoas que nada como Jesus desejavam estar em Sua presença. Forneça um local seguro para as pessoas explorarem as reivindicações de Cristo. Constantemente acenar as pessoas para casa como o pai correndo para encontrar o filho rebelde em Lucas 15. Estamos recebendo filhos e filhas perdidos em casa !
3 - Seja um portador de esperança.
Não importa onde alguém esteja em sua jornada espiritual, uma coisa é verdadeira - todos precisam de ESPERANÇA. Temos a maior esperança de qualquer pessoa no mundo como seguidores de Cristo. Compartilhe. Espalhe. O Evangelho é chamado BOAS NOTÍCIAS por um motivo. Alguém disse: "O homem pode viver quarenta dias sem comida, três dias sem água, oito minutos sem ar, mas apenas um segundo sem esperança". Todos nós precisamos de esperança.
Nós temos essa esperança como uma âncora para a alma, firme e segura. (Hebreus 6.19)
Forneça uma âncora de esperança para as pessoas. Em uma cultura pós-cristã, Jesus pode não estar no radar da mente de alguém, mas isso não significa que eles não estejam na mente de Deus. Ele está perseguindo eles. Ele pode usar você para alcançá-los. Não desista. Pode ser difícil, mas não é impossível. Continue espalhando esperança através de Jesus.
Fonte: Este artigo foi originalmente publicado em www.lifeway.com em 01/05/2018.