Se eu pudesse escolher um curso mais para o treinamento e a preparação do ministério, seria "liderança corajosa". Tenho notícias de tantos pastores e funcionários que estão bem treinados nas disciplinas clássicas, mas que estão mal preparados para o mundo real da igreja ministério. Embora tenha havido momentos difíceis no curso da história da Igreja para os pastores, liderar uma igreja hoje é muito mais difícil do que era há 20 e 30 anos. Houve mudanças demográficas e culturais que refletem essa realidade. Mas alguns dos desafios só podem ser entendidos no contexto da guerra espiritual.
Então, quais são algumas das razões específicas pelas quais pastores e líderes da igreja devem ser mais corajosos hoje? Embora minha lista esteja longe de ser exaustiva, permita-me citar seis dos principais fatores.
- Houve mudanças dramáticas na cultura, a maioria delas contraditória ao cristianismo bíblico. Os líderes da Igreja não podem mais assumir que os valores bíblicos são normativos na cultura de hoje. Pelo contrário, muitos dos costumes culturais são antitéticos da verdade cristã. O pastor deve tomar uma posição nesse ambiente adversário enquanto permanece pastoral e compassivo.
- A posição de pastor já não é realizada em alta estima em muitas comunidades. Quando eu era pastor nos anos 80 e 90, eu poderia contar com algum nível de respeito dos membros da comunidade por minha vocação. Esse não é o caso na maioria das vezes hoje.
- Os críticos da Igreja podem ser viciosos. Você percebeu que, ao longo da Bíblia, o maior dano a uma comunidade de fé vem da dissensão entre os crentes? A oposição do lado de fora é um desafio; A dissensão de dentro pode ser devastadora. E os críticos da igreja hoje parecem ter ficado loucos!
- Os pastores devem pressionar a mentalidade "eu" de muitos membros da igreja. Por razões que notei há anos, muitos dos nossos membros da igreja consideram a participação da igreja como equivalente à adesão ao clube. Eles pagam o seu caminho e conseguem suas vantagens. Os pastores que pressionam essa mentalidade generalizada e não bíblica costumam fazê-lo a um ótimo custo.
- Os bons líderes da igreja devem dizer "não", muitas vezes. Os melhores líderes da igreja dizem que não são bons para que eles possam dizer o melhor. Mas aqueles que recebem um "não" nem sempre o recebem bem.
- Em última análise, a liderança da igreja é a guerra espiritual. Paulo não deixa dúvidas sobre esta realidade em Efésios 6:13: "Coloque a armadura completa de Deus para que você possa se opor às táticas do Diabo". Pastores e líderes da igreja estão realmente envolvidos na guerra espiritual. Eles devem ter coragem, uma coragem que só pode vir de Deus.
Não tenho certeza sobre a mentalidade de Josué antes de liderar o povo de Deus na Terra Prometida, mas parece que ele precisava de uma dose extra de coragem. Repetidamente em Josué 1, Deus lhe diz: "Seja forte e corajoso. . . "(Josué 1.6).
Os líderes da Igreja precisam ser lembrados da necessidade de coragem hoje. Servir como pastor é um trabalho impossível sem a força e a coragem que vem somente de Deus.
Membros da Igreja: posso encorajá-los, mesmo exortar e orar para que seus pastores e líderes da igreja tenham a coragem de que eles precisam para liderar as igrejas de Deus?
Fonte: Este artigo foi originalmente publicado em ThomRainer.com em 28/10/2016. Thom S. Rainer é presidente e CEO da LifeWay Christian Resources. Entre suas maiores alegrias é sua família: sua esposa Nellie Jo; Três filhos, Sam, Art e Jess; E dez netos. Dr. Rainer pode ser encontrado no Twitter @ThomRainer e no facebook.com/Thom.S.Rainer.