"Essa não é a maneira como o Pastor Bob faria isso". O membro da igreja pode ter se expressado sem maiores intenções, mas suas palavras "picaram" o novo pastor. Afinal, ele está estado na igreja por apenas três meses, e ele já havia ouvido esse sentimento expressado mais de uma dúzia de vezes. Ele sabia que ele ficaria à sombra de uma lenda. Ele não tinha ideia de quão grande seria essa sombra. Existem várias situações de sucessão para pastores que muitas vezes são mais difíceis do que outras, eu sei. Ouço sobre eles quase todos os dias. Aqui estão cinco dos mais comuns:
- O pastor de longo prazo. Se um pastor anterior esteve na igreja dez ou mais anos, você pode ter certeza de que o pastor atual ouvirá muitas comparações. Todo pastor traz uma nova cultura para a igreja. Muitas vezes, os membros da igreja precisam se ajustar.
- O pastor que separa a igreja. Este pastor deixou muita gente "louca". Talvez o pastor tenha sido demitido ou tenha ficado zangado com algo que aconteceu na igreja. Em vez de encontrar outra igreja em outra comunidade, o pastor decide iniciar uma igreja na mesma comunidade. Os membros da igreja seguem o pastor. Quando o novo pastor chega, ele costuma lidar com membros doloridos e irritados. Alguns membros realmente irão se dividir em família ao escolher igrejas. Não é uma situação divertida para liderar.
- O pastor da falha moral. Quando há uma falha moral pastoral, os membros da igreja estão feridos. Alguns estão com raiva. Muitos dos congregados não sabem se podem confiar em um pastor novamente. O novo pastor entra em uma situação muito difícil. Ele agora tem que pagar os pecados de seu antecessor.
- O pastor omnipresente. Este pastor pareceu visitar todos os membros todos os meses. Ele estava em casas. Ele participou de todos os eventos. Ele visitava no hospital quinze vezes por dia. Ele aconselhava as pessoas todos os dias. Ele foi a funerais e casamentos que ele não oficiou. Ele era o superman pastor. Exceto que sua família sofreu muito. Exceto que a igreja sofreu porque ele nunca deixaria ir. Ele apenas gostou muito da atenção. E agora os membros restantes querem saber por que o novo pastor não os está visitando em suas casas nove dias por semana.
- O pastor oratório. O pastor anterior poderia pregar com excelência aparentemente incomparável. Seus sermões eram lendários. Ele tinha mais downloads para seus podcasts do que o atual pastor tem cabelos na cabeça. As comparações são freqüentes e não são lisonjeiras para o novo cara. E os downloads são baixos em 97%.
Essa situação parece familiar a alguns pastores? Lembre-se, sua identidade é em Cristo. Esteja confortável em como Deus fez e conectou você. Você não tem nada a provar no jogo de comparação. O segredo é perseverar. Esta temporada de lidar com o passado desaparecerá em novas oportunidades que farão com que os membros olhem para o futuro com entusiasmo e antecipação.
Fonte: Este artigo foi originalmente publicado em ThomRainer.com em 04/10/2017. Thom S. Rainer é presidente e CEO da LifeWay Christian Resources. Entre suas maiores alegrias é sua família: sua esposa Nellie Jo; Três filhos, Sam, Art e Jess; E dez netos. Dr. Rainer pode ser encontrado no Twitter @ThomRainer e no facebook.com/Thom.S.Rainer.