As lutas e dificuldades ocorrem na vida de todas as pessoas. Diante dos problemas, a nossa tendência normal é entrar em desespero, dúvidas, incertezas e o ser humano tem as mais diversas reações. Mas o homem e a mulher que serve ao Senhor, precisa aprender como reagir nos momentos mais críticos. Abra a sua Bíblia em 1º Samuel 30. Podemos observar em todos os acontecimentos do capítulo 30 de 1º Samuel, a Soberania e o Propósito de Deus neste episódio em Ziclague. Como Tudo estava sob Seu controle. Muito embora, não parecesse.

As lutas e dificuldades ocorrem na vida de todas as pessoas. Diante dos problemas, a nossa tendência normal é entrar em desespero, dúvidas, incertezas e o ser humano tem as mais diversas reações. Mas o homem e a mulher que serve ao Senhor, precisa aprender como reagir nos momentos mais críticos. Abra a sua Bíblia em 1º Samuel 30. Podemos observar em todos os acontecimentos do capítulo 30 de 1º Samuel, a Soberania e o Propósito de Deus neste episódio em Ziclague. Como Tudo estava sob Seu controle. Muito embora, não parecesse.

1. Todos temos lutas distintas, mas um adversário comum.
a) Davi representa todo aquele que serve ao Senhor e busca fazer sua vontade.
b) Mesmo servindo a Deus não estamos isentos de dificuldades. Certa ocasião Jesus, declarou: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais (verbo no tempo presente) paz em mim. No mundo, passais por aflições (ato de prensar, imprensar, pressão, - metáf. opressão, aflição, tribulação, angústia, dilemas); mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16.33);
c) Os Amalequitas, inimigos de Davi, que entraram em Ziclague, puseram fogo em tudo, roubaram seus bens, suas esposas e filhos. Eles representam Satanás e suas hostes infernais, que estão preparados para nos atacar, tão somente encontrem uma oportunidade para fazê-lo. Existem muitos pais, servos do Senhor Jesus, que choram por um filho desviado dos caminhos de Deus e seduzido por um vício, ou, uma filha escrava da prostituição, rebelde.
d) Hoje, os “amalequitas” pode ser: as doenças psicossomáticas: depressão, medo, e um infinidade de outros sentimentos capazes de levar uma pessoa até mesmo ao suicídio.
e) Precisamos entender que temos um único adversário: Efésios 6.12 - "porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes".
f) João 10.10 - "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". 1 Pedro 5.8 - "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar".
g) Davi e seus homens sabiam que seus filhos seriam escravizados e maltratados. Sabiam que suas filhinhas e mulheres seriam estupradas, envergonhadas. Davi era um guerreiro e sabia como "o conquistador" procedia para com o "conquistado". Como as pessoas reagem diante das dificuldades?

2. A primeira reação ante das dificuldades.
a) Primeiro, Davi e seus homens choram, erguem a sua voz em prantos. Choram até não terem mais forças! (v.4) Depois, Davi se angustiou (v.6) - "angustiou-se" - heb. "Afligiu-se, ficou apertado", porque o povo falava em apedrejá-lo.
b) Podemos chorar quando vem a tribulação, podemos nos sentir apertados, angustiados não é errado. É humano! No entanto, erramos quando permanecemos e nutrimos estes sentimentos.
c) O povo buscava um culpado pela tragédia. E hoje fazemos o mesmo ante nossas dificuldades. Estamos sempre procurando alguém para culpar pelos nossos fracassos, sempre! E se não encontramos nesta terra alguém para culpar, culpamos Deus.

3. A reação daquele que serve ao Senhor.
a) Veja o que aconteceu: "Davi se reanimou no Senhor". (RA)
b) "O Senhor Deus lhe deu coragem". (NTLH)
c)
"Porém ele se confortou no Senhor em Jeová seu Deus". (TB)
"Davi se esforçou no Senhor". (RC)
"Davi consulta ao Senhor" (v.7)

Davi lembrou-se de quem era seu Deus, e reanimou-se NELE. E não só isso , mas buscou a "Sua" orientação no meio do conflito, e obteve resposta de Deus:

"Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás". 1Sm 30.8

4. A Vitória pertence aos filhos de Deus.

Davi seguiu a orientação dada pelo Senhor passo a passo. Perceba que Deus não deu a solução, ou a resposta imediatamente. Ele não disse vá até determinado lugar que os amalequitas estarão lá, assim e assim. Claro que o Senhor poderia assim fazê-lo. Mas não foi assim que aconteceu. Após receber a resposta de Deus, Davi não sabia pra onde ir. Mas ele creu na promessa de vitória e ficou na dependência do Senhor.

Pra onde ir? Vamos pela direita.... E agora? Vamos pela esquerda.... E agora? Olha um egípcio ali na frente quase morto.... é inimigo! Vamos matá-lo? Não, vamos ter misericórdia, quem sabe?

E foi exatamente através das informações obtidas através do egípcio que Davi e seus homens localizaram seus inimigos, portanto não despreze as pessoas que lutam contra ti.

A palavra do Senhor narra, que Davi e os seus combateram desde o raiar do dia, até o sol se pôr. E foram mais que vitoriosos! Lutaram, venceram, e voltaram para seus lares com muitos despojos, pois os amalequitas estavam vindo de outras lutas, não haviam passado só por Ziclague, mas por outros lugares e trazido despojos que agora pertenciam a Davi.

5. As vitórias obtidas devem ser divididas.

Os últimos versículos de 1Sm 30 dizem que Davi além de dividir entre seus soldados dos despojos, dividiu-os entre cidades e príncipes vizinhos.

Trata-se de um princípio. Devemos dividir as experiências obtidas nas lutas e vitórias, com todos aqueles que nos cercam, para que tenham suas vidas fortalecidas e edificadas no Senhor. Para que o nome do Senhor seja glorificado através do nosso testemunho e para que todos saibam que há Deus em Israel. Que cuida, orienta, supre, capacita e respalda o seu povo. Aleluia! Não devemos nos calar mas proclamar que: HÁ SALVAÇÃO EM DEUS!

A Ele, a Glória, domínio e Louvor!

Powered by: Preachitsuite