Lista de Mensagens Ministradas

Casamento não vem pronto, o casamento é como uma construção, a cada dia acrescentamos algo, levantamos algumas paredes e quebramos outras, nos foi deixado uma planta e quando não a seguimos, quebramos mais paredes que levantamos, destruímos maisque construímos. Quando Deus criou o homem, em Sua mente havia exclusivamente a felicidade e a prosperidade do ser humano. ao criar Adão e Eva, o propósito de Deus era a constituição da família, que precisa ser edificada sobre sólidos fundamentos. A base fundamental de um lar é a BÍBLIA, a PALAVRA DE DEUS.  Mateus 7: Ouvir a Palavra e praticar,

em Provérbios 9.1-6 lemos: "A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas; já imolou as suas vítimas, misturou o seu vinho, e preparou a sua mesa.  Já enviou as suas criadas a clamar sobre as alturas da cidade, dizendo: Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de entendimento diz: Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado. Deixai a insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento”." desse versículo podemos compreender estes princípios:

  1.  “Lavrou suas sete colunas”:  São as sete verdades que fortalecem o matrimônio e ajudam a desfrutar de um lar feliz.
  2. “A sabedoria imolou suas vítimas”.  Significa o sacrifício que fez Jesus na Cruz do Calvário.  Qualquer um que deseje ter um lar feliz deve passar pelo sacrifício da cruz, a obra redentora de Jesus no monte do calvário.
  3. “Misturou seu vinho”.  O vinho simboliza a alegria que provem do Espírito Santo.  Deus alegra o coração do esposo e a esposa e esta mistura produz uma verdadeira felicidade.
  4. “Preparou sua mesa”.  Deus prospera o lar
  5. “Enviou suas criadas”.  Desfrutam de pessoas para servir, para caminhar juntos.
  6. “Sobre as alturas da  cidade dominou.”  Seu lar é um exemplo.  É como uma cidade situada sobre uma grande montanha, que não pode ser escondida e por sua vez diz aos néscios
  7. “Venham cá, aprendam conosco”. - o casal cristão é um exemplo para outros casais.
  8. E aos imprudentes diz: “Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado”.  Seremos um exemplo para as famílias que estão em crise.
  9. “Deixai a insensatez, e vivei”.  É lamentável ver que na maioria dos lares são  mais as insensatezes cometidas que as verdades praticadas.
  10. “E andai pelo caminho do entendimento”.  Um lar onde há entendimento é um lar que caminhará à luz da Palavra de Deus, como disse o salmista: “lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho”.

Agora que compreendemos os princípios, observemos as sete colunas sobre as quais se sustentam um casamento:

PRIMEIRA VERDADE. SEU CASAMENTO É UMA BÊNÇÃO.

  1. A bênção começa com harmonia espiritual (amor, afeto, carícias)
  2. Deus abençoou Adão e Eva, Enoque, Noé e sua família, Abraão e sua família, Moisés, Josué, o carcereiro de Filipos, a mulher samaritana (vai, chama teu marido)
  3. Bênção econômica.  Deus tem mais para nos dar do que podemos Lhe pedir.  Na mente de Deus está a abundância (criação – Apocalipse) – Bens e riquezas – Poder para adquirir riquezas.
  4. Bênção espiritual.  Quando há unidade no casal há bênção (melhor são dois do que um).  Para apoiar-nos, levantar-nos.  Que Jesus esteja no centro (proteção)
  5. Bênção física.  A medicina está nas chagas de Jesus Cristo – Orar um pela saúde do outro, pelos filhos e sua família. – Anular todo o argumento do diabo, em oração, sabendo que Jesus Cristo venceu.

SEGUNDA VERDADE.  “SEU CASAMENTO É UM MILAGRE

  1. Definir milagre.
  2. Falsos conceitos do matrimônio.  Gênesis: verdadeira história.
  3. Quando se encontra a esposa acabam-se os “defeitos”.???
  4. Abraão envia seu servo para buscar esposa para Isaque.
  5. Servo (protótipo do Espírito Santo)
  6. Milagre é um ato da vontade divina para mostrar aos homens que existem forças distintas e superiores às humanas e ensinar-nos através dele uma verdade mais profunda.  Deus opera o milagre por Sua soberana vontade e sempre nos transmite uma verdade de Fé. (Dicionário Bíblico Ilustrado).
  7. Segundo alguns eruditos bíblicos, este servo é um protótipo do Espírito Santo que se incumbe de buscar a mulher ideal para cada filho de Deus e Ele próprio encarrega-se de preparar esse encontro maravilhoso, onde ambos compreenderão que foram criados um para o outro.

TERCEIRA VERDADE: “VOCÊ CASOU-SE COM A PESSOA CERTA”.

  1. Há homens e mulheres “ideais” em nossa mente.
  2. Quando termina em divórcio é porque consentimos que casamos com a pessoa errada.???
  3. Frequentemente entendemos que nos casamos com a pessoa indicada (certa), mas que há algumas situações que afetam a relação para que o casal possa realizar-se.
  4. O que faz com que a pessoa altere sua atitude no casal? Devemos entender que nos casamos com a pessoa certa, mas há algumas causas que afetam a relação para que não nos realizemos como casal.
  5. Os ciúmes
  6. Uma pessoa possuída pelo ciúmes não tem capacidade de amar.  A maioria das pessoas dão lugar em seu coração aos ciúmes em virtude de experiências negativas que tiveram no passado.Uma pessoa entregue aos ciúmes pode converter-se em alguém agressivo, violento, mau-gênio, amargurado, áspero, indiferente, etc.  Cairá em inúmeros erros que poderão destruir o lar.
  7. Pode causar um desequilíbrio mental nas pessoas.
  1. Infidelidade conjugal
  2. Jó 31:1 “Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?”
  3. A infidelidade conjugal é o mal do século XX, que está açoitando a família de hoje de forma terrível, e para confrontar este problema, o casal deve manter-se unido como nunca antes esteve.
  4. Temperamentos mal canalizados
  5. Creio que qualquer temperamento nas mãos do Senhor é transformado para o bem.
  6. A irresponsabilidade
  7. A crítica
  8. As ocupações
  9. Decisões tomadas unilateralmente
  10. A falta de comunicação dentro do casal
  11. A interferência dos sogros no lar
  12. Pensar que casou-se muito jovem
  1. Bem, já vimos as causas e quando há um mal deve haver um remédio.  Qual seria o remédio?
  2. O principal remédio para os lares que estão em crise é a oração.  A oração do casal em primeiro lugar e a oração que cubra toda a família.

 

QUARTA VERDADE. “O PERDÃO É O REMÉDIO PARA UM CASAMENTO REALIZADO”.  

  1. Casamentos deve ter o lugar reservado para o perdão “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (Ef. 4.32) Perdoar é uma linda manifestação do caráter de Deus na vida de pessoas realmente regeneradas. “…não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo” (Ef. 4.26,27). Uma questão mal resolvida ou uma reconciliação adiada é o mesmo que dar lugar ao inimigo, porque o casamento pode piorar ainda mais. (…)
  2. O perdão está fundamentalmente ligado ao amor, “…mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama” (Lc 7.47) Ele é profundo, incondicional, desinteressado, eterno, bondoso, benigno, paciente ou tolerante, é capaz de perdoar o agravo e continuar acreditando, não desiste facilmente etc. Esse amor nos é acessível pelo Espírito Santo que em nós habita (Rm 5.5). 
  3. O PERDÃO SINALIZA O RECOMEÇO - O perdão é o desejo de recomeçar. Manifesta a essência do caráter de Deus; Às vezes temos a nítida sensação de que nosso cônjuge não merece o nosso perdão. O agravo foi demais, ou o mesmo erro foi cometido inúmeras vezes, e o único desejo que temos no momento é o de ir à forra, de vingança. Entretanto, devemos entender que o ressentimento produz amargura, mágoa, decepção, ansiedade etc, e a única maneira de se livrar de todo esse mal é por meio do perdão, é dar ao cônjuge uma nova chance. Quando Cristo é o centro do nosso casamento , temos humildade para reconhecer nossos próprios erros e de compreender os erros de nosso cônjuge.
  4. Não tenho vontade de perdoar. A vontade é uma das faculdades da nossa alma, e o perdão somente ocorre quando ela é dominada pelo Espírito de Deus (Ef 5.18). Nosso desafio, portanto, é de viver o tempo todo debaixo do domínio do Espírito Santo, mas isso só é possível se orarmos.

QUINTA VERDADE “PODEMOS SER FELIZES APESAR DOS ERROS”.

  1. Somos nova criatura em Cristo.
  2. Precisamos entender a papel de cada um no relacionamento.
  3. Cinco responsabilidades do homem no casamento “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”. Efésios 5:24 -28 1 – Prover O Sustento da Família 2 – Proteção 3 – Ajudar A Esposa 4 – Educar Os Filhos 5 – Amar A Esposa
  4. Cinco responsabilidades da mulher no casamento “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos”. Efésios 5: 22-24 1 – Sábia 2 – Submissa 3 – Ser Companheira 4 – Ser Zelosa 5 – Ser Amante

 

SEXTA VERDADE: “CULTIVAR AMIZADE COM CASAIS CRISTÃOS”.

 

SÉTIMA VERDADE. “COLOQUE SEU CASAMENTO A SERVIÇO DO SENHOR”.

  1. Companheirismo e Complementarão mútua do casal (Gn 2.18 ;1 Co 11.9 -11);
  2. Propagação, proteção, e formação do gênero humano - Filhos (Gn 1.28);
  3. Preservação da pureza moral, na família e na sociedade (1Co 7.2);
  4. Estabelecimento de novos lares (Mt 19.5 ) “ A família é uma igreja (Rm 16.5);
  5. Um referência,um modelo exemplar para falar de Cristo e da sua Igreja (Ef 5.22 25,32);
Powered by: Preachitsuite