Lista de Mensagens Ministradas

Dom, Set 24, 2017

Os benefícios da provação

Provações.... quem gosta delas? Nenhum de nós. Mas, já que estamos neste mundo, vamos ter que enfrentá-las. E quanto melhor pudermos enfrentá-la, mais rápido passaremos por elas. Mas como podemos tirar proveito delas em nossas vidas? No que uma provação pode ser benéfica para mim? O que Deus deseja permitindo que eu seja provado?

Provações.... quem gosta delas? Nenhum de nós. Mas, já que estamos neste mundo, vamos ter que enfrentá-las. E quanto melhor pudermos enfrentá-la, mais rápido passaremos por elas. Mas como podemos tirar proveito delas em nossas vidas? No que uma provação pode ser benéfica para mim? O que Deus deseja permitindo que eu seja provado?

A Bíblia nos incentiva a ‘considerar de perto’ o exemplo de perseverança de Jesus. (Hebreus 12.1-3) Assim, surgem perguntas importantes: Quais foram algumas provas que Jesus teve de suportar? O que o ajudou a perseverar? Como podemos seguir seu exemplo? Mas antes de responder a essas perguntas, vamos considerar o que significa perseverar.

Quando Tiago, um dos irmão de Jesus escreveu esta carta, o fez para membros das igrejas da sua época, judeus cristãos, que se encontravam na diáspora, isto é, espalhados, por causa das perseguições e dificuldades da época. Esta carta faz parte das chamadas epístolas universais, pois não foi escrita para uma igreja específica mas para todos aqueles que pudessem ser abençoados com a leitura e exposição dos seus ensinos.

Gostaríamos de não precisar enfrentar provações. Sim, seria muito bom... Mas a grande verdade é que neste mundo, as aflições fazem parte do processo de Deus em nossa santificação. Quero destacar com vocês alguns princípios encontrados nestes versículos:

1- Comande a sua mente. (1.2)

  1. o versículo 2 começa com a orientação expressa no verbo tenham motivo de grande alegria, mas no grego, o autor usa a expressão hegeomai, que significa "comande, lidere, governe a sua mente";
  2. grande alegria - este é o nosso maior desafio. Como algo que pode nos prejudicar, trazer problemas imediatos, pode ser suportado com alegria, e o texto enfatiza, grande alegria? Só mesmo estando cheio do Espírito Santo é que é possível ser cheio de alegria;
  3. várias provações - não são uma única vez, e essa prova que você está passando, não será a primeira nem a última. O texto afirma diversas , várias. Alegria e dor caminham de mãos dadas; quando nos recusamos sentir dor, sem perceber, cortamos também a alegria.
  4. É possível sofrer sem crescer, mas é impossível crescer sem sofrer. Diante das provas, podemos ter quatro atitudes:
    1. Evitá-las;
    2. Experimentá-las com tristezas por não conseguir evitá-las;
    3. Perseverar física e emocionalmente, mas não espiritualmente,; e,
    4. Abraçá-las, perseverando plenamente, crescendo.


2 - Provas produzem resultados. (vs 3, 4, 5, 12)

  1. Perseverança - isto é, constância, qualidade de não desistir, revela resiliência; demonstra confiança de que no fim do processo, Jesus prevalecerá. O mal e o maligno são quebrados diante de cristãos perseverantes; (3)
  2. Aperfeiçoamento - as dificuldades resolvidas nos impulsionam ao aperfeiçoamento, como guerreiros de elite, não não são deficientes em nada e podem experimentar qualquer tipo de circunstância, por mais extrema que seja.(4)
  3. Sabedoria - Em todas as provações devemos enxergar a perspectiva de Deus, para diferenciar nossos desejos dos desejos dele para nós. Nem sempre teremos uma visão clara dos problemas, nas situações e nem sempre conseguimos ouvir o que Deus está falando, mas conosco está o seu Espírito Santo, que sonda os nossos corações e intercede por nós. (5)
  4. Crescimento da Fé - passando por provas as pessoas avançam ou recuam. O desejo de Deus é que nossa fé seja firme, e não como a onda do mar (6), o enfoque na vida externa nos levam para dúvidas, enfoque na vida interna (Rm 8.28,29), nos leva a crescer pela Fé, com ânimo redobrado. Quando estamos 100% focados na missão de Deus, não temos tempo para discutir os seus planos. (7)
  5. Coroa da Vida - Somente os vencedores são laureados. O resultado final é um estado de comprimento da missão, de ser mais que feliz, daqueles cuja alegria não depende de uma circunstância, mas do fato que O Deus eterno está plenamente no comando das nossas vidas. E ele tem a recompensa correta para nossas vidas. (12).

3 - O segredo da vitória - (vs 21-25)

Tiago nos estimula a viver a integralidade da Palavra. Não apenas as partes boas, que gostamos, mas toda a Palavra. Assim como tomamos banho todos os dias, precisamos entrar na presença de Deus pedindo para ele sondar os nossos corações e fazer a limpeza espiritual da maldade que vai acumulando como poeira em nossos corações. E isso ocorre pela Palavra. Tiago destaca os seguintes pontos:

  1. Limpeza pela palavra (21); provas são momentos de poda, para produzir mais fruto e crescimento em nossa vida.
  2. Toda a Palavra deve ser usada para nos fazer crescer; (22)
  3. Devemos ter em mente o exemplo de Jesus, que suportou tamanha prova, para nos alcançar. Qual o segredo da perseverança de Jesus? Hebreus 12.2,3, nos mostra que: "2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3 Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem."
  4. Jesus suportou provas e adversidades, suportou a indiferença, apatia dos judeus, fraqueza dos discípulos, limitações físicas, etc... Será que ele ficaria desanimado e desistiria, encarando os humanos pecaminosos como uma causa perdida? Não. Ele cria que sua missão libertaria a todos.

Conclusão: Cada um de nós está passando por sua prova pessoal. As provas não visam nos derrotar, nem reprovar. Alias, precisamos reavaliar nosso conceito de sofrer. Muitos apenas sofrem e não aprendem, e repetem os mesmos erros. Perseverança envolve firmeza, manter a atitude mental correta e não perder a esperança ao enfrentar provações. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria, no momento, mas oportunamente produz fruto de justiça e nos fortalece.

Powered by: Preachitsuite