Lista de Mensagens - alcancevitoria | 2016

Dom, Mar 05, 2017

Para onde iremos nós?

Ministração da Palavra feita pelo pastor Elton Melo no culto de celebração da Igreja Batista Independente de Curitiba, Paraná, com o tema “Para onde iremos nós?”, tendo por base o texto do Evangelho de João 6.53-67. Nesta mensagem o pastor Elton Melo reforça a necessidade da comunhão na Igreja, pois muitos querem ter comunhão com Cristo, mas não com os membros do corpo de Cristo. Também enfatiza a necessidade de renovo na nossa vida espiritual, pois embora as lutas e dificuldades da vida sejam relevantes, Jesus ainda é o caminho, a verdade e a vida.
Duração:55 mins 7 secs

Na época de Cristo, muitos discípulos e pessoas que caminhavam juntos, abandonaram a Jesus. No contexto do texto base desta mensagem, vemos que Jesus dialoga com os seus ouvintes sobre a necessidade de comer da sua carne e beber do seu sangue e isso é proposto por Cristo como condição para permanecer nele (João 6.53-57).

Nosso corpo físico só pode ter vida saudável pelo alimento que comemos e bebemos, da mesma forma, o nosso espírito precisa ser alimentado com os nutrientes da Palavra de Cristo. E Jesus afirma que somente vivemos por uma causa: ELE; ora, se eu vivo por uma causa, eu vivo para essa causa; tudo que tem vida tem um propósito e não há sentido numa vida sem um propósito. Hoje muitos abandonam a Igreja, como se pudesse existir Igreja de Cristo, sem o Cristo. Muitos gostam do noivo, mas detestam a noiva.

Basta alguns minutos de conversa com pessoas que conhecem a Palavra, algumas delas até por um bom tempo foram obreiras e outros tiveram um momento especial de encontro com o Senhor, e percebemos que há muitas pessoas com algum trauma de igreja, de reuniões, assembleias, etc.

Estamos assistindo o fenômeno dos desigrejados, que é aquele tipo de crente que deseja ardentemente ter comunhão com Cristo, mas não tem o menor prazer ou vontade de ter comunhão com aqueles que amam ao mesmo Cristo. Quando muito, essa comunhão se resume a um grupinho dos amigos mais chegados, no português mais claro, da panelinha.

Podemos citar alguns culpados para esta triste realidade, tais como: pós modernidade, modelo de igreja, estruturas eclesiásticas, doutrinas teológicas, etc, etc,, mas no fundo mesmo, o problema não está na estrutura e sim no homem.

1 – Porque alguns gostam de Cristo mas não amam a comunhão na Igreja?

  1. Falhas e imperfeições nos relacionamentos; não existe perfeição no crente, ainda. Embora ele tente de todas as formas, agir corretamente, de vez em quando reage da forma errada, e isso cria algum conflito de ideias, e esses conflitos acabam se tornando pessoais;
  2. Falhas de caráter ainda existente na vida de alguém que se diz cristão: compra, não paga, empresta e não devolve, pisa no calo e não pede perdão, ... e por aí, vai
  3. Presunção - Gente presunçosa – na igreja existe pessoas que acham que Deus a ama mais que a outras pessoas – saiba que Deus não tem queridinhos;
  4. Egocentrismo - Gente que não sabe se comportar na comunidade, gente que pensa que o mundo, a salvação é exclusiva dela e que os outros estão lá apenas para o servirem.
  5. Indiferença - Nossa incapacidade de lidar com o diferente, de amar indistintamente – nós todos fomos adotados, estávamos perdidos, dormíamos no relento da vida, mas agora que temos um pai, um lugar para reclinar a cabeça, nos achamos no direito de escolher quem entra no nosso “orfanato”.
  6. Egoísmo – essa é a tradução mais simples do fato de pessoas quererem apenas ficar no seu quadrado e não abençoar os que estão ao seu redor.

Isso tudo é CARNALIDADE. Pois a vida cristã efetiva não pode ser vivida no isolamento e somente na comunhão dos santos, no organismo do corpo de Cristo é que podemos de fato ser um rebanho. Não existe rebanho de uma só ovelha. Mas apesar de todas as críticas e rejeições, há muitas bênçãos quando o povo de Deus está reunido.

2- Bênçãos decorrentes da nossa comunhão na Igreja:

O que você recebe de Deus quando participa do culto?

  1. fé aumentada pela Palavra proclamada – a fé vem pelo ouvir – Rm 10.17;
  2. Exortados (amparados) uns pelos outros – Hb 10.24,25
  3. Percebemos que somos parte de um corpo, temos valor para alguém.
  4. Posso apresentar diante de Deus meu sacrifício de Louvor – não existe sacrifício individual
  5. Na união dos crentes, Deus ordena a sua bênção (Sl 133), pois a Palavra é profética (Sl 84.4);
  6. Refrigério em tempos de dificuldades – Is 37.1
  7. Instrução para a vida – não andamos perdidos nem às cegas – Mq 4.2.

Estar na casa do Senhor, render-lhe louvores, expressar nosso amor a Ele, receber instruções e palavras abençoadoras, é essencial. Você nunca vai se decepcionar com Deus. Todas as promessas do Senhor para a sua vida, a seu tempo cumprirão. Nós éramos escravos do pecado, agora somos livres, isso significa que podemos servir a Jesus, ou podemos abandoná-lo.

3- Nós somos livres, podemos deixar o Senhor, mas...:

  1. Onde encontraremos alguém ou algo melhor? Gn 16.8 - Agar, perdida no deserto, encontrou em Deus uma saída. As filosofias deste mundo são alternativas que conduzirão para lugares incertos, mas Jesus Cristo continua sendo o único caminho, a verdade e a vida!
  2. Para onde você irá quando o pecado pesar sobre você? Is 43.25-26 - o Senhor nos diz que ele mesmo quem apaga as nossas transgressões e faz isso motivado pelo amor, e faz questão de não se lembrar dos nossos pecados; o prazer de Deus está em nos justificar através da sua graça e misericórdia e não em nos condenar;
  3. Para onde você irá quando o Espírito Santo revelar as coisas escondidas? João 4.17,29 - Jesus conhecia a vida da mulher samaritana - ele conhece cada detalhe da nossa vida;
  4. Para onde você irá quando se sentir desesperado consigo mesmo? Romanos 7.15,19,24 - O nosso maior conflito não é com o mundo, nem com o nosso principal adversário, mas conosco mesmo, o meu EU que não consegue por sí só reagir como Cristo reagia diante dos grandes problemas da vida.
  5. Para onde você irá quando perder o que você mais ama? 2Corintios 1.3 - somos consolados por Deus, para consolar a outros, temos a glória de Cristo, mas também os mesmos sofrimentos e tribulações.
  6. Para onde você irá quando precisar de graça na hora de sua morte? Lucas 23.42 - o ladrão na cruz foi sábio na última oportunidade; ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. ” (Lucas 23.42,43).

O poeta e dramaturgo inglês, Robert Browning compôs os seguintes versos:

“Foi um ladrão que disse a última palavra gentil para Cristo."

Pela manhã o ladrão estava longe de Cristo:

longe de Deus e longe da justiça,
o cativo indefeso do pecado,
o filho do desespero e da morte.

Ao meio-dia o ladrão estava em Cristo:
lembrado graciosamente pelo Salvador dos perdidos,
redimido com uma redenção eterna,
dotado com o novo coração,
e livre e perfeitamente justificado.

À noite o ladrão estava com Cristo:
contemplando as glórias do paraíso,
seguro em casa com o seu bom Pastor e adorável Redentor!

Que dia cheio e memorável foi aquele em sua história!
Quanta pressão em poucas horas.
Naquela transição gloriosa e sem precedentes

ambos foram trazidos da cruz cruel,

para a glória do Céu!

Longe de Cristo,
em seguida, em Cristo,
e então com Cristo!

Natural,
em seguida, a graça,
e então a glória!

Irremediavelmente perdido no país distante,
em seguida, seguro sob as asas do Salvador,

e então, ao lado do Senhor no seu trono glorioso!

São estas as três fases em minha biografia espiritual?

Eu conheço a primeira muito bem.
Estou ficando cada vez mais familiarizado com a segunda?
É a minha alegria olhar adiante para a terceira?

"Eu não peço o favor dado a Paulo", disse Copérnico, "eu não busco a graça concedida a Pedro - mas eu imploro a misericórdia concedida ao ladrão na cruz!"


Se desejar você pode marcar um horário para conversar com pastor Elton Melo sobre esta mensagem. Para entrar em contato com o autor, clique aqui.

Leave um(a) reply

Powered by: truthengaged