Lista de Mensagens - alcancevitoria | 2016

O que é a igreja do Senhor? Para que ela existe? que tipo de Igreja Deus deseja? Que palavra pode melhor definir o que é a Igreja? Antes de “tentarmos adivinhar”, ou fazer uma relação do que pensamos ou achamos sobre a Igreja, vamos abrir as nossas Bíblias e compreender o que o Senhor nosso Deus diz sobre a sua Igreja. Abra sua bíblia em Efésios 1.17-23:

O que é a igreja do Senhor? Para que ela existe? que tipo de Igreja Deus deseja? Que palavra pode melhor definir o que é a Igreja? Antes de “tentarmos adivinhar”, ou fazer uma relação do que pensamos ou achamos sobre a Igreja, vamos abrir as nossas Bíblias e compreender o que o Senhor nosso Deus diz sobre a sua Igreja.  Abra sua bíblia em Efésios 1.17-23:

17 Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. 18 Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos 19 e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. 20 Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, 21 muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. 22 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Que o Senhor aplique esta Palavra ao seu coração, para que você prospere em os seus caminhos!

1 – Cristo é a Cabeça. (vs. 22,23)

Há, naturalmente, as passagens familiares nas quais Cristo é chamado a cabeça do corpo, a igreja (Efésios 1.23; 4.16; 5.23; Colossenses 1.18; 2.19). Aqui, o corpo é claramente a parte inferior do todo, composto de tronco e membros, enquanto Cristo é a cabeça, isto é, aquele que dirige, preside, comanda.

Obviamente, isto significa o papel de Cristo como de autoridade. Ele é aquele que toma as decisões, cuja vontade tem que ser seguida. Mas observe como a imagem do corpo sugere que esta não deve ser uma atividade antagônica. Além do mais, nossos corpos físicos não lutam com a cabeça, não se opõem a sua vontade, nem contradizem suas ordens. As partes do corpo naturalmente agem de acordo com as determinações da cabeça para o bem estar do corpo inteiro. A cabeça é também o que confere uma certa unidade de propósito e direção, de modo que as partes estejam trabalhando em direção à mesma meta, em vez de se esquartejando e indo em direções diferentes.

2 – Igreja Corpo de Cristo, sua representação visível sobre a face da terra (1Co 12.12-31);

A Igreja de Cristo não é um lugar para frequentar, é uma família para pertencer!

E a marca que somos de Cristo, se manifesta na unidade. Portanto a ênfase da nossa vigília de fevereiro 2018 será a unidade da Igreja, a liberalidade dos dons do Espírito Santo e a unção necessária para que cada membro cumpra a sua função, em conformidade com os dons e disposição do Senhor no corpo.

  1. Somos um corpo (vs. 12-13);  A unidade é a maior marca da Igreja de Cristo
  2. A importância de cada membro no corpo (vs. 12.14-18);
  3. precisamos uns dos outros - (vs. 12.19-22):
  4. A unidade do corpo produz alegria (vs. 12.23-26);
  5. Os dons são distribuídos para fazermos a Obra (12.27-31);

Por isso a Igreja não é um lugar para frequentar, é uma família para pertencer!

Você precisa ter comunhão com os irmãos, com a igreja. Somente existe este negócio de comum acordo, se antes houver 5 pilares fundamentais: CONFIANÇA , FIDELIDADE, COMPROMETIMENTO, HONRA e RESPEITO - A sua permanência na família está nas suas mãos! Você só permanecerá se seu amor for maior do que sua religião! Família é lugar de dar, ensinar, crescer, aprender.... Não é um lugar para sugar, subtrair, não é um lugar de satisfazer suas vontades, mas de suprir em Deus suas necessidades. 

Frequentadores não mantêm: Confiança, fidelidade, comprometimento, muito menos honra e respeito, são apenas frequentadores. Sem comprometimento. É por isto que o mundo está vivendo a crise ética, social e familiar de hoje. Todavia, membros e pessoas comprometidas fazem parte do algo em comum, da COMUNHÃO dos santos. A igreja não é um clube, um bom restaurante, mercado ou hotel, para você frequentar quando der vontade ou tiver necessidade, a igreja é um lugar especial, nobre, sagrado, dado por Deus para preservar o mundo.

3 – Para que a Igreja existe?

A Igreja do Senhor tem uma incumbência que vai além da simples organização humana. Toda ação humana bem coordenada trará bons resultados, mas a Igreja do Senhor é chamada para uma missão específica em três áreas distintas: ser, ao mesmo tempo, Apostólica, profética e pastoral. Vejamos cada uma destas implicações:

  1. Para exercer a sua dimensão APÓSTÓLICA: Somos a continuação de Atos dos Apóstolos – isto é, há uma tarefa que ainda está incompleta, de falar, pregar e anunciar as boas novas a todos.
  2. Para exercer a sua dimensão PROFÉTICA: a Igreja existe para proclamar o reino, declarando o juízo do pecado e chamando o povo ao arrependimento. Quanto mais o pecado está livre, mais devemos exercer a proclamação da Palavra.
  3. Para exercer a dimensão PASTORAL: servir, cuidar. A Igreja é pastoreada a partir dos relacionamentos horizontais entre os membros, através dos dons, visando a edificação de todo o corpo.

Conclusão: Estamos passando por um intenso processo de mudança. E como membros do corpo de Cristo, somos chamados a participar ativamente.

Powered by: truthengaged