Lista de Mensagens Ministradas

Palavra ministrada pelo pastor Elton Melo no culto de batismo da Igreja Batista Independente de Curitiba, com o tema "Elementos da fidelidade de Deus" , com base no texto de 2 Timóteo, 2.11-13, enfatizando que a nossa confiança está na sua Palavra, que a vida nasce da morte e que para reinar, precisamos ser perseverantes.

2 Timóteo 2: 11. Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; 12 se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará; 13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

1- Nossa confiança está na sua Palavra.

  1. A prova da nossa fé não são as nossas emoções e sentimentos. Nossa fé é apoiada em um Deus que não muda, que é todo poderoso criador de todas as coisas.
  2. Quando firmamos a nossa fé nesse Deus, ela se torna viva e eficaz.
  3. A sua palavra não falha. O Senhor disse em Mateus 24.35: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão”.
  4. O Senhor é fiel à sua Palavra e as Promessas que fez aos homens, pois ele não é como o homem que mente, nem filho do homem que se arrepende (Números 23.19)

2- A vida nasce da morte

  1. Não é possível o velho homem experimentar a glória de Deus se não se tornar uma nova criatura, isto é, se não nascer de novo! (João 3)
  2. Por isso que quem está em Cristo nova criatura é; 2 Corintíos 5.17
  3. A morte de Jesus foi a nossa morte, morremos com ele naquela cruz; Gálatas 2.20 diz: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”
  4. Pelo batismo tornamos verdade esta palavra, conforme Romanos 6.3-7 que diz: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado.”
  5. Da mesma forma, ressuscitamos com Cristo, (Romanos 6.8),
  6. Se já ressuscitamos com Cristo, somos chamados a buscar, viver as coisas do alto – Colossenses 3.1

3- Para reinar, é preciso perseverar

  1. Somos chamados e capacitados para uma nova vida, para viver os princípios do Reino.
  2. Para isso precisamos abrir mão dos valores deste mundo terreno. (Colossenses 3.5).
  3. Se somos chamados, vocacionados por Deus, para reinar, ele espera que como representantes e cidadãos deste reino, não voltemos atrás.
  4. Jesus deixou claro que quem o negasse diante dos homens, seria negado diante do Pai e dos santos (Mateus 10.32-33);
  5. Um reino tem a ideia de poder, autoridade somos desafiados a testemunhar, confessar e viver como Cristo à este mundo caído. E para isso ele nos deu o poder do Espírito Santo. (Atos 1.8);
  6. Ser sal e ser luz, implicam muito mais que sermos apenas religiosos. Ser sal e luz, falam do nosso testemunho de fé e vida, falam de viver uma vida coerente com o reino, fala de sermos discípulos que alcançam a outros, discipulam e seguem avançando!

Conclusão: O Senhor, em sua grande e infinita misericórdia, não pode negar-se a si mesmo, isto é, não pode voltar atrás no que ele se comprometeu com o homem. Sua fidelidade, no entanto, não é baseada em orgulho ou auto exaltação, e sim no seu caráter imutável. Sua fidelidade tem por base o amor incondicional pelo pecador, o cuidado, o zelo para que cada pessoa possa se aproximar dele é ser abençoado, neste tempo presente e no porvir.

Powered by: Preachitsuite