Lista de Mensagens Ministradas

Amados em Cristo, graça e paz. Há decisões em nossas vidas que custam muito caro. No começo parecem simples, mais depois, no desenrolar dos fatos, se mostram equivocadas e um grande problema. Nesta noite vamos falar de um personagem importante: Ló, sobrinho de Abraão e compreender quais foram as falhas e avaliar as consequências das suas decisões que podem nos ensinar o caminho da santidade, promessas e prosperidade. Abra a Sua bíblia em Gênesis 13.8-13:

Amados em Cristo, graça e paz. Há decisões em nossas vidas que custam muito caro. No começo parecem simples, mais depois, no desenrolar dos fatos, se mostram equivocadas e um grande problema. Nesta noite vamos falar de um personagem importante: Ló, sobrinho de Abraão e compreender quais foram as falhas e avaliar as consequências das suas decisões que podem nos ensinar o caminho da santidade, promessas e prosperidade. Abra a Sua bíblia em Gênesis 13.8-13 (NVI):

8 Então Abrão disse a Ló: "Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos!

9 Aí está a terra inteira diante de você. Vamos nos separar! Se você for para a esquerda, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda".

10 Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes do Senhor destruir Sodoma e Gomorra.

11 Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao Leste. Assim os dois se separaram:

12 Abrão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma, entre as cidades do vale.

13 Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor.

Que o Senhor aplique esta Palavra ao seu coração, para que você prospere em os seus caminhos! Para decidir hoje sobre uma área da sua vida, você precisa:

1- Escolher com base na e não nas FACILIDADES:

  1. Ló escolheu pela aparência (as campinas eram vastas);
  2. Ló escolheu o caminho menos conflituoso (dar as filhas para os homens da cidade abusarem sexualmente – Gn 19.4-7);
  3. Ló escolheu o caminho mais fácil (ir a Zoar, ao invés de ir ao monte);
  4. Valorizar a promessa do Senhor e não a dos homens (Gn 13.7) –
  5. Quem anda pela FÉ, enxerga longe.

2- Ter e manter CONVICÇÕES marcadas pela Palavra

  1. Ló tinha uma vida marcada pela ambição e ganância – desejo desenfreado de ter o que o outro tem, ter mais, sempre mais;  
  2. Costumava fugir às decisões, e depois escolhia a saída mais fácil. Menor custo, menor sofrimento – (Gn 19.18,19);
  3. Enquanto Abraão via que a terra dava para todos, Ló queria algo só para si.
  4. Egoista, Ló sempre pensou mais em sí que nos outros (foi assim com seu tio, e assim com suas filhas);
  5. O relacionamento entre Ló e Abraão era de mão única, não havia reciprocidade.
  6. Ló ficou com a grama para seus animais, Abraão ficou com a graça para seus filhos – Veja a promessa de Deus a Abraão em Gn 13.14-17;

3-  AVALIAR o custo das suas decisões

  1. Conviver com o mundo (Gn 14.4-16); e tomar a forma do mundo
  2. O texto bíblico diz que ele ia armando sua tenda até Sodoma (13.12) - Primeiro ele olhou para Sodoma. Depois armou suas tendas até Sodoma. Mais tarde habitou em Sodoma. Esses são os passos pelos quais o homem e sua família caminham para a degeneração e destruição certas.
  3. O pecado sempre terá um custo a ser pago: (Gn 14.12); Ló experimentou cativeiro e escravidão;
  4. O mundo atraiu o seu coração (a sua esposa virou uma estátua de Sal);
  5. O mundo moldou a sua cultura – incesto com as filhas;
  6. Ló não queria abandonar a riqueza, a posição e o conforto que desfrutava em Sodoma. É fácil criticar Ló por ter sido hipnotizado por Sodoma quando a escolha parece tão clara aos nossos olhos. Para sermos mais sábios do que Ló, precisamos perceber que a nossa hesitação em obedecer a Deus tem suas raízes nas falsas atrações dos prazeres de nossa cultura.
  7. Por outro lado, vemos que Abraão fez a diferença no mundo da sua época; intercedendo pelos justos que estavam envolvidos no pecado.
  8. Quem vive os valores do mundo, não consegue ser sal nem luz nas trevas;

4 – Estar disposto a ser RESTAURADO pelo Senhor;

  1. Deus usou sua justiça para salvar Ló – se houve apenas 10 justos;
  2. Deus usou a sua misericórdia para salvar Ló – enviou os anjos;
  3. Deus usou do seu poder para proteger ló – os anjos cegaram as pessoas;
  4. Deus perdoou o pecado de Ló, dando-lhes uma descendência divina a Jesus através de Rute, a moabita, descendente do povo de moabe, filho de Ló com uma das filhas.
  5. A misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos, apesar do nosso pecado.

Conclusão: A história de Ló nos proporciona esperança de que Deus perdoa e faz surgir circunstâncias positivas apesar do pecado. Em que direção está a sua vida? Você está se aproximando de Deus ou afastando-se d´Ele? Caso esteja afastado, a escolha em direção a Deus pode parecer difícil, mas é a única que ofusca todas as demais escolhas. Deus requer de nós mais do que simplesmente seguir a vida; Ele deseja que sejamos uma influência para Ele.

Powered by: Preachitsuite