Lista de Mensagens Ministradas

Ministração do pastor Elton Melo, preletor do 91º aniversário da Igreja Batista Betel de Porto Alegre, RS em 19 de junho de 2016 - tema: "Condições para alcançar uma grande vitória" com base em 1º Samuel 7.2-6.
Duração:58 mins 5 secs

Condições para alcançar uma grande vitória - Texto base: 1Samuel 7.2-6 - IB Betel, Porto Alegre – 19/06/2016

Texto Bíblico: 2 A arca permaneceu em Quiriate-Jearim muito tempo; foram vinte anos. E todo o povo de Israel buscava o Senhor com súplicas.

3 E Samuel disse a toda a nação de Israel: "Se vocês querem voltar-se para o Senhor de todo o coração, livrem-se então dos deuses estrangeiros e dos postes sagrados, consagrem-se ao Senhor e prestem culto somente a ele, e ele os libertará das mãos dos filisteus".

4 Assim, os israelitas se livraram dos baalins e dos postes sagrados, e começaram a prestar culto somente ao Senhor.

5 E Samuel prosseguiu: "Reúnam todo Israel em Mispá, e eu intercederei ao Senhor a favor de vocês".

6 Quando eles se reuniram em Mispá, tiraram água e a derramaram perante o Senhor. Naquele dia jejuaram e disseram ali: "Temos pecado contra o Senhor". E foi em Mispá que Samuel liderou os israelitas como juiz.

INTRODUÇÃO: Queridos e amados em Cristo, ontem ministramos sobre a importância da presença do Senhor em nossas vidas. Vimos que o simples fato de frequentarmos uma igreja ou de participar de alguma atividade nela, não representa que estamos no rumo certo. Isso pode nos tornar bons religiosos, mas não atrai, necessariamente a presença nem o benefício de Deus para nós. Terminamos mostrando que Abinadabe ficou com esta arca durante 20 anos em sua casa e nada nela foi transformada.

Mas nesta noite, a Palavra do Senhor vem para aqueles que querem desfrutar da presença plena do Senhor em suas vidas. Se você deseja plenamente a glória de Deus sobre a sua vida e, portanto, uma vitória completa sobre o seu eu, o mundo e satanás, você precisa estar disposto a entrar em batalha.

Há alguns crentes que não gostam muito deste termo “batalha espiritual”, pois creem que uma vez que Jesus já derrotou satanás na cruz, que ele pagou e perdoou todos os nossos pecados, agora a única coisa que resta ao crente é desfrutar da bênção. Ao mesmo tempo que isso é uma verdade teológica, e, também, para alguns, um grande problema. Jesus conquistou tudo isso na cruz, mas satanás ainda está agindo (ainda que pouco tempo) e cada um de nós tem que fazer morrer o nosso eu (Colossenses 3.5) e, cá entre nós, é a batalha mais difícil para nós. O certo é que quando pecamos, permitimos que satanas intente com mais forças contra as nossas vidas. Satanás não pode nos dominar, mas nossos pecados não confessados lhe dão certa vantagem. Se, de fato, queremos ser mais que vencedores, precismos aprender que há condições para alcançar a vitória.

  1. Passos para restaurar a presença plena do Senhor
    1. Os israelitas lamentaram diante do Senhor (v. 2);
    2. Voltaram de todo o coração ao Senhor (v. 3);
    3. Tiraram os deuses estranhos (v. 4);
    4. Serviram só ao Senhor (v. 4); (Ex 20.2; Tg 4.5);
    5. Jejuaram diante do Senhor (v. 6);
    6. Confessaram seus pecados (v. 6);
    7. Colocaram sua confiança no Senhor (v. 8)
  1. 2.O inimigo se levanta para cair (vs. 7-13)
    1. a.Após ouvir a convocação (vs. 5), o povo se congregou em Mispa (torre de vigia); quando estamos congregados fique aguardando o que o Senhor fará;
    2. b.em Mispa, juntos ele oraram, jejuaram e derramaram águas (vs. 5)(símbolo da fonte da vida) – tem muita coisa que é você com Deus, mas aprendemos aqui que há grande valia quando o povo de Deus está congregado.
    3. c.O povo pediu para Samuel interceder diante do Senhor – precisamos entender o valor da intercessão do anjo de Deus e da igreja; (vs. 5; 8)
    4. d.A oferta de sacrifício (v. 9) feita por Samuel, visa demonstrar que o Senhor quer governar em Israel, orientando a vida do Seu Povo e dos Seus sacerdotes em todos os aspectos e pormenores.
    5. e.No momento do louvor, trovejou o Senhor… aleluias; (v. 10) houve uma grande vitória.
    6. f.O inimigo teve que devolver as cidades do povo de Deus;
    7. Deus está restituindo a pessoas hoje neste lugar.
  1. 3.Como é bom poder celebrar marcos em nossas vidas.
    1. a.No versículo 12 diz que Samuel pegou uma pedra e colocou bem no lugar da batalha, entre Mispa e Sem;Ebenézer: “Até aqui o Senhor nos ajudou”
    2. b.Por ocasião de sua caminhada para a morte, Jesus disse à multidão que se os seus discípulos “se calarem, as pedras clamarão” (Lc 19.4).
    3. c.As pedras que gritam são aquelas que anunciam e comemoram as intervenções de Deus na história.
    4. d.Além das duas pedras guardadas dentro da Arca do Senhor, nas quais estavam escritos os Dez Mandamentos, havia outros monumentos que lembravam, por exemplo, o lugar onde Deus se revelou a Jacó (Gn 28.18, 35.14), o lugar onde Israel atravessou a seco o rio Jordão (Js 4.20-24) e o lugar onde o povo renovou a sua aliança com Deus logo após a posse da terra prometida (Js 24.26-27).
    5. e.Acompanhando esse salutar costume, o profeta Samuel fez questão de erigir uma pedra nas proximidades de Mispá, a doze quilômetros ao norte de Jerusalém, a qual deu o nome de Ebenézer, que significa “a pedra de ajuda”, para marcar o sucesso do retorno do povo a Deus, pouco depois da plenitude do declínio (1 Sm 7.12).
    6. f.é preciso marcar o tempo e celebrar cada momento histórico da nossa vida;
    7. g.Ebenézer – “Até aqui nos ajudou o Senhor”, nos fala de:
  2. i.da grande aflição de Israel (v. 2) – foi em Ebenézer que a arca foi perdida;
  3. ii.da necessidade de conversão (v. 3);
  4. iii.da necessidade do rompimento total com o pecado (v. 3);
  5. iv.do real arrependimento de Israel: Nós pecamos (v. 6);
  6. v.de sua confiança na bondade e fidelidade de Deus (v. 8);
  7. vi.da nossa confiança no sacrifício remidor (vs. 9-10; Hb 10.14);
  8. vii.da oração respondida (v9).
  9. viii.Da grande salvação que o Senhor operou (v. 10);
    1. Que este 91º aniversário desta amada igreja seja um marco em sua vida!

CONCLUSÃO – Ebenézer, literalmente significa “pedra de ajuda”. Depois do avivamento da valorização da santidade de Deus, os israelitas obtiveram vitória permanente sobre os filisteus e recuperaram as cidades tomadas por eles e ainda alcançaram um período de paz com outros inimigos.

Redescobertas provocam reconquistas: o que se perdeu, acha-se, e o que se foi, volta (1 Sm 7.10-17). Se a plenitude da queda sempre produz vergonha, humilhação, confusão, insegurança, desânimo, medo, perdas e morte, a plenitude do levantar sempre produz amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio — as características do Fruto do Espírito citado em Gálatas 5.22.

Hoje o Senhor está operado poderosamente neste lugar e muitas vidas estão voltando ao momento de levantar, de conquistar vitórias. Situações que te causavam vergonha, tristeza e dor estão sendo removidas em Nome de Jesus!

Cantemos todos juntos: (Música EBENEZER, de Luiz Cláudio)

Até aqui, Até aqui nos ajudou o Senhor(2x)
Ebenezer(3x)
Até aqui nos ajudou o Senhor!

Era um dia feliz sem igual
A arca sagrada, voltavam ao local
Junto do povo escolhido de Deus
Os mensageiros do Pai celestial
Este é o tempo de se humilhar
E ao Pai bondoso clamar
Misericórdia perdão haverá
Pra quem em Deus confiar

Ate aqui...

Este é o dia de preparação
Para o encontro
Com Deus de abraão
Vencer o orgulho limpar todo mal
Somente nele há poder sem igual
Este é o tempo de se humilhar
E ao Pai bondoso clamar
Misericórdia perdão haverá
Pra quem em Deus confiar

Ate aqui...

Email do pastor Elton Melo = Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leave um(a) reply

Powered by: Preachitsuite