Liderança

Escrito por Thom Rainer

thom reiner

A esposa do pastor em muitas igrejas carrega pesados ​​fardos. Às vezes, são expectativas impossíveis, feitas por membros da congregação. Para ser justo, esta postagem poderia se referir a qualquer pessoa da equipe da igreja, homem ou mulher, para que pudesse ser chamado de cônjuge dos ministros. Por simplicidade, e porque eu principalmente ouço desse grupo de pessoas, eu me refiro a elas como esposas de pastores. Então, quais são algumas dessas expectativas injustas? Aqui estão as dez "melhores" expectativas impostas a essas senhoras.

  • "Espero que compareçam a todas as funções da igreja". Uma esposa nos disse que os membros da igreja se ressentem quando ela é vista fazendo algo fora da igreja.
  • "Muitos membros da igreja esperam que eu saiba tudo o que está acontecendo na igreja".  Em outras palavras, eles esperam que ela esteja por dentro de tudo o que seu pastor / marido sabe.
  • "Nós temos vários membros da igreja que se sentem livres para reclamar sobre meu marido". Então, sua igreja tem vários membros que faltam em inteligência emocional.
  • "Os membros da Igreja utilizam-me como um assistente de fato para o meu marido, me dando mensagens para ele". Uma esposa compartilhou conosco que recebeu onze mensagens para dar ao marido depois de um serviço de culto específico.
  • "Ainda estou espantado com quantos membros da igreja esperam que eu funcione como um empregado da igreja".  Alguns devem liderar música ou tocar piano. Espera-se que outros atuem em um papel específico do funcionário do ministério, como diretor de estudantes ou crianças.
  • "Alguns dos membros esperam que nossos filhos sejam perfeitos e atuem perfeitamente."  Uma esposa explicou que ela e seu marido eram novos em uma igreja quando um membro da igreja os confrontou sobre seus filhos com boa frequência. Seu pecado extravagante estava correndo na igreja depois de um culto de adoração.
  • "Eu sempre deveria ser perfeitamente formado e vestido quando eu sair da casa." Um membro da igreja expressou seu descontentamento com a esposa de um pastor que entrou em um supermercado sem maquiagem. Você não pode fazer essas coisas.
  • "Eu não tenho liberdade em nossa igreja para ser tudo menos perfeitamente composto emocionalmente." Esta história realmente chegou a mim. Um diácono disciplinou a esposa de um pastor por derramar lágrimas na igreja quatro dias depois que seu pai morreu.
  • "Eu acho que alguns dos nossos membros da igreja esperam que minha família faça um voto de pobreza". Ela estava especificamente se referindo à crítica que recebeu por comprar uma minivan de seis anos depois que seu terceiro filho nasceu.
  • "Tantos membros da igreja esperam que eu seja sua melhor amiga". E, obviamente, a esposa de um pastor não pode ser a melhor amiga de todos, então ela decepciona ou irrita os outros.

Estes são alguns dos comentários que recebemos neste blog ao longo dos anos das esposas dos pastores. E parece que estes ensaios são mais tendenciosos de gênero. Por exemplo, o marido de um ministro de crianças comentou que raramente tem a pressão e as expectativas que ele vê impostas às cônjuges. Mas, mais do que outros cargos de pessoal, o pastor é, naturalmente, o foco de atenção e, muitas vezes, críticas. E a família do pastor, por extensão, torna-se o foco de expectativas injustas e não razoáveis.


Fonte: Este artigo foi originalmente publicado em  ThomRainer.com  em 04/09/2017. Thom S. Rainer é presidente e CEO da LifeWay Christian Resources. Entre suas maiores alegrias é sua família:  sua esposa Nellie Jo; Três filhos, Sam, Art e Jess; E dez netos. Dr. Rainer  pode ser encontrado no Twitter @ThomRainer e no facebook.com/Thom.S.Rainer.