Seis traços de um disruptor na sua Equipe

Ele está quase em todas as equipes (seja de uma igreja, de uma sociedade, etc. Na verdade, o "ele" pode ser "ela", mas vou usar o pronome masculino para simplificar. Ele é o disruptor da equipe. Ao contrário dos atormentadores da igreja, ou equipe, o disruptor raramente ataca diretamente os líderes. Ele é bom sobre agitar a dissensão, mas ele parece sempre sentir como "Deus me levou a fazê-lo." Ele quase sempre tem uma personalidade "amigável" e agradável (ao contrário do típico valentão da igreja), e assim pode atrair seguidores por um bom tempo.

A palavra disruptor vem do latim "disrupio", que significa "fratura, ruptura, partir, despedaçar, rasgar, romper, destruir". No termo da física, é a faísca que ocorre na ligação à corrente elétrica. O disruptor, é a pessoa que "solta faíscas" buscando a quem possa incendiar. O disruptor é apenas isso. Ele perturba a unidade da igreja/equipe. Ele interrompe o foco externo da igreja. E ele perturba os planos de liderança da igreja. Então, quais são algumas características importantes para assistir em disruptores da igreja? Aqui estão seis:

  1. Ele muitas vezes procura posições na igreja para que ele possa chamar atenção. Portanto, seja cauteloso se ele pedir para liderar o grupo de alunos ou a equipe de louvores ou se tornar presidente do comitê de finanças. Ele gosta de exercer sua influência negativa através de posições-chave e visíveis.
  2. Ele muitas vezes vota contrário nas reuniões. Mais uma vez, essa tática é mais uma tentativa de chamar a atenção, ele não vota contrário porque necessariamente é contra, mas é a forma para chamar atenção para sí.
  3. Ele adora dizer: "As pessoas estão dizendo... " Ele quer que você pense que seu problema está mais difundido do que realmente é. Outra abordagem é: "Se tivéssemos uma votação secreta, haveria muito mais dissidentes".
  4. Ele tenta obter seguidores na igreja por sua causa do momento. Essa é outra razão pela qual ele procura posições de influência na igreja.E essa "causa do momento" muda o tempo todo.
  5. Ele muitas vezes assegura ao pastor e outros líderes da igreja o quanto ele os ama e os apoia. E então ele vai e "enfia a faca nas costas" do líder.
  6. Ele adora usar "fatos" vagamente por seu caso ou causa. A precisão não é necessária nem esperada.

Então, como os pastores e outros líderes da igreja abordam o problema dos disruptores da igreja ou de uma equipe? Permita-me sugerir algumas ideias.

  • Determine que você os amará como Cristo os ama e a eles. É difícil, mas pode ser feito na força de Cristo.
  • Ore por eles. E leve isso a sério.
  • Fique atento a eles. Eles podem ser manipuladores e enganadores; Eles podem causar caos antes de você vir.
  • Obter outros líderes para ajudá-lo a resolver os problemas e a sua interrupção. Mas, lembre-se, eles ficarão chocados por vê-los dessa maneira.
  • O mais rápido possível, tire-os das principais posições de liderança. Eles são um problema agora, mas podem tornar-se tóxicos mais tarde.

Eu tenho minhas teorias sobre por que os disruptores da igreja atuam da maneira que eles fazem, mas esse é um tópico para outra postagem. Enquanto isso, tenha cuidado com os desorganizadores da igreja. Mas ame-os e ore por eles de qualquer maneira. É assim que Cristo responderia.


Fonte: Este artigo foi originalmente publicado em  ThomRainer.com  em 21/08/2017. Thom S. Rainer é presidente e CEO da LifeWay Christian Resources. Entre suas maiores alegrias é sua família:  sua esposa Nellie Jo; Três filhos, Sam, Art e Jess; E dez netos. Dr. Rainer  pode ser encontrado no Twitter @ThomRainer e no facebook.com/Thom.S.Rainer.


Imprimir   Email
Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.