Liderança

Escrito por Todd Wright

É nessa época do ano novamente! Não, não o Natal. É tempo de avaliação! Desde dezembro de 1993, tomei a última semana de cada ano para avaliar minha vida. Quando comecei este processo há vinte e três anos, fiquei frustrado, confuso e desapontado. Eu simplesmente "esperava" que meu futuro se tornaria melhor. Aprendi que a esperança não é um bom plano.

Na época, eu tinha vinte e nove anos e escrevi minha demissão no início desse ano. Eu não estava apenas renunciando de meu pastorado especificamente, mas o ministério por completo. No entanto, antes de lê-lo para minha igreja, fui convidado para uma conferência de treinamento de liderança para ouvir John Maxwell. Eu nunca tinha ouvido John Maxwell antes, mas por desespero eu fui. Entre outras coisas, ele mencionou fazer uma avaliação pessoal anual.

Depois de ouvir Maxwell, destruiu minha demissão. Em vez de renunciar, comecei a juntar um processo para me avaliar. Quando meu irmão de 31 anos foi morto em um acidente automobilístico em 16 de dezembro do mesmo ano, sua morte proporcionou ainda mais combustível na minha alma para avaliar minha vida, para desenvolver um plano para onde eu estava indo para que eu pudesse fazer todos os dias contagem.

Esta avaliação continua a ser a coisa mais importante que faço todos os anos para ajudar meu futuro a ser melhor do que o meu passado. Meu processo não é complexo, mas exige várias horas de esforço não perturbado. E produz várias páginas de notas com perspectiva honesta, objetivos desafiadores, planos intencionais e cronogramas realistas.

Existem quatro áreas principais que avaliei:

1- A minha saúde

Se eu não estou prestando atenção à minha saúde, o próximo ano provavelmente não será bom. Nenhuma área (física, mental, emocional, espiritual) pode ser ignorada. Cada um pode e afeta os outros.

2- Meus Relacionamentos

Minha vida é feita com minha esposa, minhas filhas, meus genros, meus netos, amigos, mentores, mentores e conhecidos. O meu tempo de avaliação me ajuda a garantir que cada um desses relacionamentos esteja recebendo prioridade, atenção e tempo do que ele precisa.

3- Minhas Finanças

A vida para a maioria das pessoas está cheia de altos e baixos financeiros. Às vezes não há nada que você possa fazer sobre isso. O hospital permanece e doenças prolongadas, despesas de faculdade e casamentos podem rapidamente drenar anos de poupança. Mas, eu descobri que a avaliação anual me ajuda a planejar melhor o quanto eu posso esperar, minhas despesas, o quanto eu posso economizar, dar e investir. A Bíblia é bastante clara do que prestar atenção às finanças é melhor do que não fazê-lo.

4- Minha carreira / Ministério

Nesta seção eu pergunto: "Estou cumprida?" "Eu fui frutífera neste ano?" "Eu estou sendo fiel?" "O ​​que Deus parece pronto para fazer comigo no futuro?"

Quando mantenho essas quatro áreas em foco, parece abordar o futuro com mais confiança. Então, todos os anos, em 26 de dezembro, comecei a fazer essas quatro perguntas sobre cada uma dessas áreas .

Onde eu estive?

É importante não viver no passado, mas devemos parar ocasionalmente de olhar para lá. Em cada uma dessas áreas, quais decisões, pessoas e eventos nos levaram para onde estamos? Em cada automóvel, há um pequeno espelho retrovisor no meio de um enorme pára-brisa. O espelho retrovisor é uma ferramenta para olhar para onde você esteve, e o enorme pára-brisa existe para que você possa ter uma visão clara de tudo o que está por vir.

Onde estou agora?

Seja honesto neste ponto sobre a condição ou status de cada uma dessas áreas de vida. Eles se tornaram o que você esperaria há cinco ou dez anos? Quais as áreas que precisam de melhorias? Quais áreas você deveria celebrar?

Onde eu sonho em ir?

Agora é hora de sonhar com o futuro e anotar seus objetivos. Imagine os vários componentes de sua saúde, relacionamentos, finanças e carreira / ministério cinco anos a partir de agora e dez anos a partir de agora. Como é a sua vida?

Que ações devo tomar para chegar lá?

Ter um sonho sem um plano só faz um sonhador. Seu futuro não melhorará acidentalmente. O que precisa mudar? Posso ainda aqui John Maxwell me dizer: "Se você sempre faz o que sempre fez, você sempre obterá o que sempre obteve!" Se você espera melhorias em seu futuro, deve haver melhorias em suas ações! Escreva seu plano de ação com as datas de quando você começará, então comece!

Enquanto outros estão comendo sobras, comprando pechinchas, retornando presentes, assistindo TV ou caçando no dia seguinte ao Natal, espero que você se junte a mim em uma avaliação pessoal. Nosso futuro, nossas famílias, nossas finanças, nossas carreiras e ministérios serão melhores para isso! Então, podemos realmente dizer: "Feliz Ano Novo!"