A vida é fantástica

Você tem se sentido feliz, participativo, relevante, produtivo, forte e livre? Vivemos numa sociedade persuasiva, comercializada, automatizada e viciada em drogas, enfim, um lugar onde muitas são as barreiras a serem superadas no dia-a-dia. No entanto, é possível viver bem em meio a essa realidade e ainda liderar outras pessoas a um futuro melhor. Cada um de nós é responsável por alguma coisa que só nós devemos fazer. É uma oportunidade privilegiada que você tem para crescer tanto na vida profissional quanto na vida social. Para desenvolver a capacidade de liderança, você deve observar e praticar as seguintes Leis da liderança:

1- Aprenda a entusiasmar-se com o seu trabalho. Quando começamos uma nova atividade, por vezes ficamos olhando mais para o que os outros fazem do para o que nós temos feito. Temos a tendência de achar que o nosso trabalho é sempre o pior de todos, que trabalhamos muito, etc. Deixa eu lhe dizer um segredo: o trabalho, onde quer que esteja, implica em apenas uma coisa: detalhes, monotonia, preparativos, esforço e cansaço. Se eu não ficar entusiasmado com o que eu não gosto de realizar, eu não posso me entusiasmar muito com o que eu gosto de fazer. Lembre que a vida não é principalmente uma questão de realizar o que você gosta de fazer, é realizar o que você deve e precisa fazer! A coisa mais desafiadora que você vai encontrar na vida é aprender todos os dias a se entusiasmar com o trabalho que está executando.

2- Usar ou Perder. Pare de culpar as outras pessoas pelas coisas que você ainda não conseguiu realizar na sua vida. Mude a situação. Você tem um estoque de qualidades que precisam ser usadas constantemente. Quer saber quais são elas? Compromisso total, sinceridade, lealdade e disciplina. Jamais diga “farei qualquer coisa, exceto....”. Não há outro meio de obter mais conhecimento, sinceridade, amizade, compromisso do que você precisa a não ser utilizando o que você possui.

3- Produzir para a perfeição. Se você não está aprendendo a fazer alguma coisa hoje, não saberá muito acerca da perfeição amanhã. Quando você vê um grande cirurgião, arquiteto, músico, ator, etc. lembre-se que ele começou tropeçando, avançando passo-a-passo até conseguir dominar todas as situações próprias da sua atividade. Vá devagar, mas não pare!

4- É dando que se recebe. Pessoas que dão para receber seria melhor que nada dessem. Se você está dando para receber, então não está dando e sim comercializando e, então, você muitas vezes será enganado. Liderança é aprender a dar, quer você recebe algo em troca ou não. Quanto mais você aprender a dar, mais você irá receber capacidade para dar. “Nenhuma pessoa jamais foi honrada pelo que recebeu. O honra tem sido a recompensa pelo que ela deu”

5- Aproveite a Experiência. Deus lhe deu um chaveiro psicológico. E Ele lhe diz: “toda vez que você se expuser a uma situação nova, eu lhe darei outra chave de experiência para o seu chaveiro”. Com o passar dos anos você acumula muitas chaves que lhe permitem resolver com facilidade problemas. Só que não tem como pegar atalho. Por mais que você tenha sido o melhor aluno da turma, você vai ter que começar de baixo. Portando, enquanto você não chega no destino final aproveite a viagem!

6- Planejamento Flexível. Nunca pense que o planejamento basta. O planejamento deve ser flexível. Algo pode dar errado, então tenha um plano alternativo. A marca de um homem ou uma mulher em processo de crescimento é o seu entendimento de que as coisas saem erradas para nos dar mais razão. Deus nunca derruba um homem com problemas, exceto para fazê-lo crescer. Faça das coisas que saem erradas parte do seu plano. Você estará muito à frente quando estiver aguardando que aconteça algo em seu caminho.

7- Motivando a Motivar. Se você está aprendendo a ser motivado, finalmente se transformará em um motivador cheio de sucesso e será muito feliz nisso. Não existem barreiras que você não possa transpor se estiver aprendendo a ser motivado.

Novos caminhos se abrem à sua frente e cabe a você determinar qual rumo lhe levará ao melhor futuro. Procure estar atendo às coisas que estão à sua volta, procure nelas o melhor. Faça dos seus colegas amigos de verdade, pessoas com as quais você pode contar a qualquer hora, pessoas que te ajudarão e que também esperam a sua ajuda. Eu, tenho aprendido de Deus a cada dia e posso lhe garantir: realmente a vida é fantástica!


Este é o resumo de palestra de 1h30 para jovens e pessoas com problemas de depressão, tendo como base o livro A Vida é Fantástica, editora Vida, 1998 – Stanley Charlie Jones, a primeira vez que palestrei sobre este assunto para para um encontro de jovens na Comunidade da Graça em Londrina (em 1999). Para levar esta palestra motivacional para sua escola ou seu grupo, entre em contato com o autor.
Elton Batista de Melo, foi economista, consultor e foi Professor de Economia na UEL/FANORPI. Teólogo pela FTSA - Faculdade Teológica Sul Americana, de Londrina, PR


Imprimir   Email
Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.