Às vezes, os líderes da igreja têm que reagir às situações da vida, por exemplo se há uma tragédia familiar. Um membro da igreja entra em seu escritório inesperadamente com uma carga de queixas. Sua esposa entra em trabalho de parto, etc. Ok, você entendeu. Nem sempre podemos planejar com antecedência. Nem sempre podemos ser proativos.
Mas muitos líderes da igreja podem ser mais proativos. Mas, muitos desses líderes perdem tempo valioso porque não estavam preparados de forma adequada. Permita-me, então, compartilhar da perspectiva negativa. Permita-me falar com os erros mais comuns dos pastores que apenas reagem. Talvez você se veja em uma ou mais dessas características, e oro na esperança de que você possa fazer as mudanças necessárias.
- Não olha para frente. Às vezes é tão simples. Você pode ver o que você vai fazer na próxima semana ou no próximo mês? Você está preparado? O que você precisa fazer para se preparar? Um pastor despreparado se torna um pastor caótico.
- Não desenvolve bem os relacionamentos. A maior parte da vida e liderança são relacionamentos. Se pastores não estão trabalhando intencionalmente para desenvolver esses relacionamentos, muitas vezes eles têm que ter tempo para explicar quase tudo. Eles não têm confiança ou resposta rápida (por parte dos liderados) para liderar a mudança. Eles podem ser percebidos como distantes, então quando surge um problema, os membros da igreja podem hesitar em oferecer ajuda.
- Não faz calendário em blocos de tempo. Quando você precisa preparar um sermão ou completar um projeto, bloqueie o tempo necessário em seu calendário. Os líderes reativos se acham escrevendo "especiais de sábado à noite" e se envolvendo em ataques de pânico de última hora porque não reservaram tempo para se preparar.
- Concentra-se na crítica. Se as rodas estridentes dominarem seu ministério, você pode ter certeza de que seu ministério será sempre reativo. Você toma decisões por medo em vez de fé. Você entretém pensamentos de mortes e impossibilidade isso ocorre porque você ouve os negativos em vez de ouvir o Deus de todas as possibilidades.
- Não encontra alegria no trabalho do dia-a-dia do ministério. Sim, nosso ministério é de trabalho. Sim, nosso ministério tem momentos difíceis. Mas não seja o líder reativo que não consegue ver como Deus está trabalhando dia a dia em sua vida, seu ministério e sua igreja.
- Tem uma perspectiva de curto prazo. Um líder reativo muitas vezes não planeja ficar por perto. Líderes proativos, pelo contrário, são capazes de responder bem em tempos de desafio, porque sabem que vai ficar bem. É só uma questão de tempo.
- Não ora por sua própria liderança. Não me lembro de um líder reativo que orou pela sabedoria de Deus diariamente. Se realmente procuramos a vontade, caminho e sabedoria de Deus, seremos realmente um líder proativo.
Como você responde a essas sete características? Você se vê em três ou mais deles de forma consistente? Se assim for, você provavelmente será um líder reativo. Mas a boa notícia é que, no poder de Deus, você pode mudar. E não há melhor momento do que agora.
Fonte: Este artigo foi originalmente publicado em ThomRainer.com em 16/08/2017. Thom S. Rainer é presidente e CEO da LifeWay Christian Resources. Entre suas maiores alegrias é sua família: sua esposa Nellie Jo; Três filhos, Sam, Art e Jess; E dez netos. Dr. Rainer pode ser encontrado no Twitter @ThomRainer e no facebook.com/Thom.S.Rainer.