Sem dúvidas é a bênção de Deus! Quando Deus está abençoando, a sua Igreja cresce. É sempre Deus quem dá o crescimento (1 Coríntios 3.6). Mas relendo o versículo, vemos que não dá para transferir para Deus a responsabilidade do crescimento da Igreja: vamos ler o versículo completo: “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento” – ou seja, o crescimento é sempre resultado, depois que duas ações foram aplicadas: plantio e cuidado.
O apóstolo Paulo era um homem com muita visão espiritual, mas, ao mesmo tempo, era prático, sabia que Deus opera sempre através do seu povo. Deus é o maior interessado que a sua obra cresça. Em Marcos 16.15-17, o Senhor Jesus disse aos seus discípulo o que era para ser feito: ir por todo o mundo, pregar a toda criatura,pregar a salvação, fluir nos dons do Espírito, através dos sinais e maravilhas. E é interessante que no versículo 20, a Bíblia diz que “eles tendo PARTIDO, pregaram por todas as partes, COOPERANDO com eles o Senhor”. Ou seja, quando fazemos o que Deus espera de nós, ele coopera conosco e confirma a palavra com os sinais. Portanto, sinais, maravilhas, testemunhos, crescimento são sempre consequência. Paulo sabia disso: Antes de colher é preciso PLANTAR e CUIDAR.
Como você pode plantar? Semeie fé no coração das pessoas que convivem com você na sua família, no local de trabalho, enfim, por onde você passar. Fale sempre do amor de Deus; de como Deus pode mudar uma situação na vida de uma pessoa; em como Deus é especialista em lidar com os nossos fracassos.
Como você pode regar (cuidar)? Quando uma pessoa vem a nossa igreja, pela primeira vez, o maior desejo dela é “se sentir em casa”. Mas para isso é preciso cuidado, desde o momento que a pessoa está chegando no estacionamento, até a última parte de um culto. Temos procurado cuidar bem das pessoas que o Senhor nos tem enviado. Tudo que fazemos aqui é para que a pessoa se sinta em casa, de verdade, mas podemos melhorar, podemos sorrir mais, podemos estender as mãos, orar com a pessoa, enfim, deixar que o Senhor nos use poderosamente!
Deixe Deus usar a sua vida para o crescimento da Obra de Deus!