“A autoridade dos pais é que vai conferir segurança aos filhos” A autoridade dos pais é, sem dúvida, um elemento fundamental no desenvolvimento de uma criança e na constituição de sua personalidade. Em tempos de grandes transformações e da universalização da educação, há quem diga que essa autoridade paterna entrou em crise. Prova disso é o fenômeno que especialistas chamam de “terceirização da educação” dos filhos, quando os pais transferem para a instituição – ou parentes mais próximos – a responsabilidade de colocar limites e sociabilizar esse sujeito em desenvolvimento.
Confira o especial sobre a Crise da Masculinidade
“Filhos que ficam à mercê de suas vontades e seus próprios critérios se sentem, ao mesmo tempo, poderosos e perdidos”
“Houve uma época em que as pessoas desejaram superar os pais autoritários que tiveram. A própria ditadura dos governos representaram esse ‘pai coletivo’ autoritário. Acontece que, na tentativa de superar esse entrave, os pais inverteram a situação, ou seja, para não serem autoritários eles deixaram de ser autoridade”, diz o psicoterapeuta, doutor em psicologia, Alberto Pereira Lima Filho.
Segundo o psicólogo, os pais não estão dispensados de ser autoridade para os seus filhos, pois é justamente a autoridade paterna que imprime segurança à personalidade da criança ou do adolescente.
“Filhos que ficam à mercê de suas vontades e seus próprios critérios se sentem, ao mesmo tempo, poderosos e perdidos. E eles vão usar esse poder da mesma forma que um dinossauro usaria a força que lhe foi conferido por sua natureza. Os pais não percebem que aos se esvaziarem de sua autoridade paterna conferem um poder desastroso para o filho”, afirma Alberto.
Confira a entrevista no vídeo abaixo
Veja Também:
A tristes consequência da ausência paterna
Fonte: http://destrave.cancaonova.com/a-importancia-da-autoridade-paterna/