Homem

Áquila- [do lat., significando “Águia”].Judeu natural, nascido em Ponto, na parte setentrional da Ásia Menor. Priscila, sua esposa e leal companheira, é sempre mencionada em associação com ele. Banidos de Roma pelo decreto do Imperador Cláudio contra os judeus, no ano 49 ou no começo do ano 50 DC, passaram a residir em Corinto. (At 18:1, 2) Quando Paulo chegou ali, no outono setentrional de 50 D.C, Áquila e Priscila o acolheram bondosamente na sua casa. Desenvolveu-se uma amizade muito íntima entre eles, ao trabalharem juntos na sua profissão comum de fabricar tendas, e à medida que Áquila e Priscila, sem dúvida, ajudaram Paulo a edificar a nova congregação ali. — At 18:3.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Nós escutamos muito sobre Paulo, Pedro, Tiago e João. Mas há muitas pessoas mencionadas no Novo Testamento que podem passar despercebidas por nós.

Em Colossenses 4, o Apóstolo Paulo lista nove homens  da igreja primitiva que não nos são tão familiares. A “chamada” desses santos por Paulo me traz à memória a vasta maioria dos cristãos que silenciosamente desempenham papéis importantes no reino de Deus. Mesmo que essas menções sejam breves, elas contêm lições de vida para nós.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

“Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu”. Gênesis 45:1,2

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Um ramo da teoria econômica e das ciências administrativas, diz que o ser humano é racional e que basta colocar a razão para funcionar e, pronto, as coisas acontecerão naturalmente. Mas o mundo é cheio de desafios e oportunidades. O ser humano não é tão racional quanto os manuais científicos gostariam. Há uma frase interessante, que diz que na tomada de decisões "os homens tomam somente suas necessidades em consideração, nunca as suas habilidades". O ser humano é um conjunto de emoções, sentidos e momentos e quem deseja ser um excelente administrador ou líder, deve sempre ter a noção que o sucesso está em lidar com PESSOAS e não com COISAS.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A realidade é que a maioria dos nossos homens não tem uma vida devocional consistente. Pouquíssimos tem pensado no que realmente significa amar as suas esposas como Cristo amou a igreja. Como conseqüência os homens não tem pensado em preencher as necessidades de suas esposas ou aplicar a ordem paulina de I Corintios 13:4-8. A maioria dos homens não tem um plano de discipular os seus filhos e nem a mínima idéia do que significa ser líderes espirituais em suas famílias. Menos de 10% estão ativamente buscando compartilhar a sua fé com amigos não cristãos, parentes e colegas de trabalho etc. Veja, abaixo, três razões para ter um ministério de homens que funcione na Igreja:

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa