Os Batistas Independentes em Vitória, ES

Nossa vinda para o Estado do Espírito Santo.

Em janeiro de 2008, recebemos um convite do Pr. José Aldoir Taborda, então secretário de Missões da CIBI – Convenção das Igrejas Batistas Independentes, com um desafio para orarmos por Vitória. Na época, o desafio era para vir já no ano de 2008, mas o momento não nos permitia deixar a Igreja Batista Independente em Pato Branco, Paraná, onde estávamos reerguendo o trabalho desde 22 de dezembro de 2004.
 
Assim, começamos a orar por Vitória. Eu passava alguns momentos por semana orando por esta cidade, coloquei fotos de Vitória na parede do escritório pastoral e fomos deixando o Senhor falar conosco sobre este desafio missionário. A CIBI precisava de um obreiro com perfil inovador, que fosse capaz de agregar e contribuir para o avanço da obra batista independente no estado do Espírito Santo. Nas palavras do pastor Taborda, “Foi na minha gestão de secretário de missões, em busca de uma visão de crescimento evangelístico em cidades estratégicas do país, que se buscou um obreiro qualificado como o pastor Elton, com vistas à expansão no Estado.”
 
Em agosto de 2008, no retiro dos pastores da Umbipar – União dos Ministros Batistas Independentes do Paraná, em Campo Mourão, o pastor Taborda, um dos preletores, fez um apelo ao meu coração. Falou das dificuldades do campo, do tamanho do desafio, das restrições financeiras do projeto missionário, da realidade local das igrejas no estado, enfim, nos pôs ao par do que poderíamos enfrentar neste novo desafio. Mas falou também da certeza que Deus colocara no seu coração, de que nós tínhamos a direção de Deus para sermos enviados. E nos perguntou se Deus tinha confirmado no nosso coração o desejo de estar nesta nova frente. Em conversa com a família, dissemos o sim para este desafio.
 
No início de outubro de 2008, viemos conhecer o estado do Espírito Santo, visitando as igrejas de Marataízes, - Guarapari, no município de Aracruz três igrejas. IBI Filadélfia em Coqueiral, IBI Betel no Bairro Água Branca (também conhecido como Praia dos Padres) e IBI Cristo Voltará no distrito de Barra do Riacho;  Igreja Batista da Graça e a IBI em Aribiri em Vila velha. Em vila Velha, conhecemos o pastor Cornélio Ambrósio, então na Igreja Batista Boas Novas,  Em reunião com a diretoria da CIBIES – Convenção das Igrejas Batistas Independentes no Estado do Espírito Santo, fomos sabatinados à respeito dos nossos sonhos e planos para o campo missionário, ficando definido que a região preferida da CIBIES era a de goiabeiras (bairros Goiabeiras Velha, Maria Ortiz, Jabour, República), para se plantar o trabalho. Em novembro de 2008, a Diretoria da CIBIES definiu pela aceitação do pastor Elton Melo para o trabalho missionário. Diante do aceite, conduzimos a transferência do pastorado na IBI Pato Branco, no dia 17 de dezembro de 2008. A Palavra que o Senhor nos deu para vir ao Espírito Santo foi Neemias 2.20a: “O Deus dos céus é que nos fará ter bom êxito, e nós, seus servos nos levantaremos e edificaremos”.
 
Chegamos à Vitória no dia 6 de janeiro de 2009. Ficamos hospedados na casa dos irmãos Anderson e Márcia (IBI da Graça – Vila Velha), até que conseguimos alugar uma casa em Vitória. Em função da restrição orçamentária do projeto, e dos custos de vida mais altos em Vitória, não tínhamos condição de alugar uma casa e um salão para cultos. Então, em família, compreendemos que o melhor seria procurar uma casa, com espaço para realizarmos os cultos na varanda.
 
Nossa mudança chegou no dia 23 de janeiro, uma sexta feira. Como já havíamos feito alguns contatos, fizemos o primeiro culto na sala da casa, na rua professor Mário Bodart, 60, no bairro Maria Ortiz, no dia 25 de janeiro de 2009, com oito participantes (a família do missionário, mais os irmãos Sergio e seu filho Gabriel, mais o casal Aquiles e Josilene Rossow), no final de janeiro, aconteceu o Congresso da Mobies – Mocidade Batista Independente, então presidida pelo irmão Anderson, que nos abençoou com 20 cadeiras plásticas; outro irmão, Roberto Costa, da IBI da Graça, nos emprestou uma caixa amplificada e assim, já a partir do terceiro final de semana, começamos os cultos na varanda da casa. O Adriano dirigia o Louvor, o André, passava a letra das músicas e a missionária Nice, recolhia as ofertas. Assim começaram a chegar pessoas, vizinhas, curiosas para saber quem eram aquelas pessoas que falavam diferente e tinham outros hábitos diferentes do capixaba. Neste período vieram a irmãs Nilza Schroeder e Josi Romanha e suas filhas, que estão conosco até hoje. Veja abaixo as fotos deste primeiro culto.















 
 
Ao longo do ano de 2009, fizemos cultos na varanda todos aos domingos, implantamos a EBD, fizemos discipulado, adquirimos uma bateria e violão, microfones, cabos, ganhamos outros equipamentos, e fomos montando a igreja. Os cultos tinham em média uma freqüência de 15 pessoas.  Terminamos o ano de 2009 com o batismo de duas pessoas.
 
Em outubro de 2009, o nosso filho Adriano Lenin, voltou para o Paraná para casar com a Suellem Spolador (IBI Betel de Cambé-PR) e, ainda hoje, mesmo permanecendo investindo no campo missionário em Vitória, reside em Londrina, onde está estudando teologia pelo STBI (Seminário Teológico Batista Independente).
 
O ano de 2009 também foi marcante, pois a missionária Nice precisou ser submetida a duas operações para extrair o câncer de pele, ficando mais de 120 dias em recuperação. Vimos o milagre de Deus operando na vida dela. O primeiro diagnóstico era melanoma maligno, mas após a segunda cirurgia, o resultado nos surpreendeu. Cremos na cura da serva do Senhor.
 
2010 - Começamos a colher os frutos do trabalho.

No começo de Janeiro de 2010, estávamos cansados de montar e desmontar o ambiente do culto e percebemos a limitação da casa, para o crescimento do trabalho.

Ficamos uns quatro meses em oração para o Senhor nos responder: a) o novo lugar para abrir um ponto de pregação, e b) um apartamento para morarmos. Assim, o Senhor nos respondeu numa manhã de sábado, em questão de menos de duas horas, as nossas orações.

Começamos os preparativos para adaptar o salão da rua Antonio Nobre Filho, 162 no bairro Jabour – compramos mais 40 cadeiras e equipamentos de som; a Igreja Batista Independente Filadélfia, Coqueiral de Aracruz (Pr. Gerson Santos), nos abençoou com a mesa de som e outros equipamentos, e assim, no dia 30 de janeiro de 2010, foi celebrado o culto de inauguração e consagração deste espaço com a presença do presidente da CIBI, pastor Paulo Antonio Raimundo de Oliveira, dos pastores, José Carlos Medeiros Fiqueiredo, presidente da CIBIES, Adecildo Batista da Silva, presidente da CIBIPAR, Eliézer Correia de Souza, IBI Cascavel-PR; Gerson Gonçalves dos Santos; Marina Medeiros, IBI da Graça-Vila Velha;  Cornélio Ambrósio e Joel de Jesus Braga, da IBI Boas Novas em Vila Velha e a Ev. Regina Figueiredo, presidente da Junta Feminina da CIBI. Ao todo 58 pessoas estiveram no culto de consagração do templo em Vitória. - veja as fotos deste culto histórico:
 
Ao longo do ano de 2010, novas famílias foram se achegando, membrando e contribuindo no trabalho;  adquirimos novos equipamentos e um projetor multimídia, ganhamos mais 20 cadeiras, fizemos o rebaixamento acústico do teto e começamos a implantar os ministérios. Nas quintas feiras, iniciamos os cultos de campanha e melhoramos a EBD. O resultado é que 2010, fechou com 36 membros, 12 crianças, e 18 congregados. A freqüência média, nos domingos foi de 40 membros. E nos meios de semana, de 30 pessoas.
 
Realizamos também a Campanha dos 40 dias de Jejum e Oração, que deu excelentes resultados, e também um evento com o pastor Márcio Reimer, que teve um público de mais de 360 pessoas nos quatro dias da campanha, realizada em setembro de 2010. No ano, realizamos o batismo de mais três vidas.
 
Destacamos também a vinda da família do pastor Cornélio Ambrósio e da irmã Helena e família, que após deixar o pastorado na Igreja Batista Boas Novas em Vila Velha, em abril de 2010, vieram reforçar de forma especial o trabalho missionário na IBI Vitória e ficaram conosco até setembro de 2012, quando voltaram para pastorear a Igreja Batista boas Novas.Em tudo isso, vimos a mão do Senhor operando sobre nossa vida, nossa igreja.
 
 
 
 

Confira todas as fotos deste trabalho em: http://picasaweb.google.com/ibivitoria

Período antecedente - O trabalho Batista Independente em Vitória (1981 a 1988), liderado pelo pastor Hilton Carneiro de Souza teve inicio no ano de 1981 na Avenida Jerônimo Monteiro, Centro - Vila Velha – ES. Era um pequeno salão o qual foi cedido pelo Sr. Moacyr Cypreste, Coronel da Policia Militar. Posteriormente foi adquirido um terreno situado na Av. Sizenando Pechincha, 85.- Bairro Morada de Camburi - Vitória – ES. Oficialmente, a Igreja foi organizada em 11 de abril de 1982.  Neste local, foi construído um pequeno salão e a igreja foi expandindo o seu trabalho.
 
Nesse período a igreja agregou alguns batistas Independentes que migraram para o Estado do Espírito Santo, como o pastor Gerson Gonçalves dos Santos e irmã Maria (foto)  (hoje pastor na Igreja Batista Independente Filadélfia), que por oito anos foi membro da IBI Vitória. Algumas pessoas em Coqueiral de Aracruz foram batizadas pelo pastor Hilton Carneiro. Alguns cultos foram realizados em Coqueiral de Aracruz.
 
A Saída da CIBI
 
 Em 16 de janeiro de 1988 a Igreja filiou-se a Convenção Batista Brasileira (CBB). Atualmente a Igreja Batista em Morada Camburi é uma igreja próspera e em franco crescimento – www.ibmorada.com.br
 
Historicamente, também se destacam a presença dos missionários suecos, Öve e Edite Järpehag, que até 1987 era o responsável pela 5ª Secretaria Regional (antes da criação das Convenções Regionais da CIBI), função que foi assumida a partir desta data pelo pastor Joel de Jesus Braga, que chegou no Estado do Espírito Santo em 18 de janeiro de 1983 para pastorear a Igreja Peniel, em Vila Velha; além de ser o organizador da Igreja Batista Independente em Guarapari (bairro de Santa Mônica), convidando a missionária norueguesa Ragnhild Kile, entregando-lhe uma congregação com 13 membros.
 
Assim que, por 20 anos, a CIBI ficou sem a representação de uma Igreja Batista Independente em Vitória. Uma nova igreja precisava ser organizada.



Imprimir   Email
Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.