ORIGEM E DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DE SÃO PAULO - Em 1947, decorridos 35 anos da presença missionária no Rio Grande do Sul, a então Sociedade Missionária Sul-Riograndense vê um de seus representantes, o saudoso missionário Alfred Winderlich, deslocar-se, a convite, para conferências na Igreja Zoar (Batista Alemã) em São Paulo - Capital. Dessa visita resultou o convite de um grupo de irmãos ao missionário Alfredo, para que este se mudasse da cidade de Santa Cruz do Sul (RS), onde residia, para São Paulo. Até essa época não havia nenhuma Igreja de nossa Missão no Estado de São Paulo.
História da Igreja
- Escrito por Elton Melo
- Categoria: História da Igreja
Zebulom foi o décimo filho de Jacó e o sexto de sua primeira esposa, Lia, filha de Labão. Seu nome e o da tribo gerada por sua descendência, em hebraico, significa “casa exaltada” ou “honrada”. Era uma tribo numerosa na época da peregrinação dos hebreus pelo deserto rumo à Terra Prometida. Quando a tribo de Zebulom partiu do Egito contava 57.400 homens capazes de pegar em armas. Aproximadamente 40 anos mais tarde, o número de guerreiros elevava-se a 60.500. o território cedido a Zebulom, na Terra da Promissão, ficava de certo modo entre o mar de Tiberíades e o Mediterrâneo (Gn 49.13).
- Escrito por J. Dias
- Categoria: História da Igreja
Os Anabatistas era um grupo de cristãos que se levantaram contra algumas doutrinas da Igreja Católica. Entre essas doutrinas, estava a do batismo infantil. Por considerar o batismo infantil sem qualquer base bíblica, os Anabatistas batizavam os convertidos que tivessem idade adulta. O nome "anabatista" surgiu por causa do costume de "rebatizar" os seus seguidores. Os Anabatistas surgiram primeiro na Suíça em função da liberdade que existia nesse país. Nem o feudalismo nem o papado tinham sido capazes de estabelecer o domínio nessa terra de intrépidos soldados mercenários.
- Escrito por Alderi Souza de Matos
- Categoria: História da Igreja
1. O contexto político-religioso (1500-1822) - Portugal surgiu como nação independente da Espanha durante a Reconquista (1139-1249), ou seja, a luta contra os muçulmanos que haviam conquistado boa parte da Península Ibérica vários séculos antes. Seu primeiro rei foi D. Afonso Henriques. O novo país tinha fortes ligações com a Inglaterra, com a qual iria firmar posteriormente o Tratado de Windsor, em 1386. O apogeu da história de Portugal foi o período das grandes navegações e dos grandes descobrimentos, com a conseqüente formação do império colonial português na África, Ásia e América Latina.
- Escrito por Zaqueu Moreira de Oliveira
- Categoria: História da Igreja
