Gestão/Contabilidade
- Escrito por Marcele Poiani
- Categoria: Gestão/Contabilidade
O papel da Igreja Evangélica no mundo atual e globalizado é indiscutivelmente primordial tanto do ponto de vista religioso como social. Esse crescimento vigoroso da Igreja é um sopro de esperança para muitas mazelas do homem que crê. Porém, assim como nossa fé está sempre em constante evolução e renovação, o mundo à nossa volta também se renova, evolui tecnologicamente, e nos cobra respostas rápidas para tudo.
Estamos em um momento em que as lideranças Evangélicas, diretores, pastores, gestores, precisam de auxílio para não perderem o foco na sua missão principal e no seu chamamento que é o de arrebanhar, fortalecer a Igreja, e guiar os seus membros ao Reino de Deus.
- Escrito por Rafael Rez
- Categoria: Gestão/Contabilidade
A união de características intangíveis e tangíveis, combinadas a uma identidade é denominada marca. Outra abordagem mais completa é feita por Philip Kotler, que a define como a união do nome, termo ou símbolo, com o intuito de identificar produtos ou serviços e se diferenciar dos concorrentes. Para completar, a marca pode ser caracterizada como todo sistema que se une para entregar serviços ou oferecer produtos a seus consumidores específicos.
- Escrito por Elton Melo
- Categoria: Gestão/Contabilidade
- Escrito por Marcone Hahan de Souza
- Categoria: Gestão/Contabilidade
As Igrejas, bem assim como as demais Instituições Sem Fins Lucrativos, devem valorar o Trabalho Voluntário, inclusive de membros integrantes dos órgãos da administração (Diretoria, Conselhos, etc.), no exercício de suas funções. O Trabalho Voluntário deve ser reconhecido pelo valor justo da prestação do serviço como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro. Essa disposição consta na nova redação do item 19, da Interpretação Técnica Geral (ITG), nº 2002, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 21/08/2015. O Conselho Federal de Contabilidade é a autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, responsável pela emissão de normas sobre procedimentos contábeis de natureza técnica e profissional. A legislação contábil prevê, ainda, que a atribuição do valor ao Trabalho Voluntário deve ser consignada na escrituração contábil da Igreja ou Instituição, tanto como Receita (como se fosse um ganho ter usufruído do Trabalho Voluntário, sem custos para a Igreja/Instituição), como nas Despesas (como se tivesse ocorrido efetivamente o desembolso financeiro).
- Escrito por Alcance
- Categoria: Gestão/Contabilidade
Entenda a importância da transparência na gestão de uma igreja. A falta de transparência na gestão é um problema que ainda está presente em várias igrejas, tanto nas finanças quanto na liderança. Se um pastor não consegue demonstrar uma visão clara e conquistar a confiança dos seus liderados, a sua gestão pode perder credibilidade e ser questionada. Nesse texto, vamos abordar como você pode se tornar um líder mais transparente, a fim de aumentar o engajamento e comprometimento da sua equipe pelas suas ações, tanto na área financeira quanto na liderança dos trabalhos da igreja. Confira.