Recupere aquilo que está perdido dentro do seu lar

Recupere aquilo que está perdido dentro do seu lar - Texto base: Lucas 15.8,9 - IBI Curitiba – 29/05/2016

INTRODUÇÃO: O capítulo 15 do evangelho de Lucas, tem como tema central, os “achados e perdidos”: primeiro, uma ovelha, que o pastor vai buscá-la; a dracma, que a mulher procura até encontrar; e, o filho pródigo, que o pai pacientemente espera pelo retorno ao lar. O certo é que na nossa vida, podemos perder algo. Como você se sente quando perde algo? Nesta noite o Senhor deseja nos ensinar sobre a importância de recuperar aquilo que está perdido dento do nosso próprio lar.

Há, na nossa casa, na nossa sociedade, valores perdidos devido ao descuido: paciência, compreensão, dedicação ao serviço, harmonia, respeito, paz, primeiro amor (oração, devocional diário, leitura e meditação na Palavra, fé, temor), etc. A Bíblia nos relata que esta mulher perdeu uma moeda, uma décima parte de um todo. Naquela época, as mulheres casadas, usavam uma guirlanda na cabeça onde havia uma moeda – sinal profético da perpetuação de sua geração, respeito, honra. Portanto esta moeda valia bem mais do que apenas o seu valor monetário. Há certos valores que não têm preço, não podem ser comprados, e, portanto, quando perdidos, precisam ser recuperados.

Abra a sua Bíblia em Lucas 15.8,9 e deixe o Espírito Santo falar contigo nesta noite. Nestes dois versículos, verificamos que a perda aconteceu “dentro de casa”, bem debaixo do nosso nariz.

 

Nesta parábola é a “mulher” que perde. A “mulher”, na Palavra, significa a Igreja. Portanto devemos estar alertas para que não correr o risco de perder a dracma da redenção na vida de cada servo. Quando deixamos de ter afeição pela verdade, andamos errantes, adotando qualquer princípio que nos satisfaça, mesmo errôneo.

As vezes focamos tanto os valores externos que perdemos dentro do nosso próprio lar coisas pequenas, mas que vão nos fazer grande falta. Há valores que nós perdemos. Ninguém roubou, ou seja, aconteceu devido ao descuido.

O que fez a mulher citada por Jesus na parábola?

 

1. Acendeu a Candeia (trouxe luz)
a. No escuro não se encontram os valores perdidos;
b. Quando alguém procura algo, quer iluminar ao máximo o ambiente para enxergar da melhor forma possível.
c. Luz = a ação reveladora do Espírito Santo ao homem.
d. “Examinai a si mesmo...” 1 Co. 11.28a – O apóstolo Paulo diz que a pessoa deve encontrar dentro de si mesmo o que foi perdido;
e. “Sonda-me Senhor e me conheces...” Sl. 139.23
f. Quietude diante de Deus a fim de “clarear” as coisas.
g. Deus deu aos Hebreus o Menorah (candelabro = lâmpadas), com sete braços, simbolizando os sete dias da semana para não faltar luz na sua casa.
h. O candelabro é um sinal no mundo espiritual. Jesus disse que Ele é o candeeiro de ouro que anda no meio da Igreja, na nossa casa, dentro de nós (Ap 1.12-15).
i. Onde existe a luz de Deus, as trevas não podem entrar, fazer uma visitação.
j. Quando a luz é acesa e uma busca diligente se inicia, muita sujeira que estava escondida é dissipada. O desejo de Deus é que tiremos da nossa vida tudo que não O agrada e isso só é possível se nos voltarmos aos princípios da Palavra.
k. A luz da Palavra de Deus arrancará da sua vida todas as trevas e o conduzirá por um lugar seguro.

 

2. Varreu a casa
a. A sujeira impede de encontrar a moeda, valor perdido;
b. A sujeira vai penetrando na alma do homem (pelo sistema corrupto, mídias, malícias, etc), de tal forma que este tem dificuldade de achar seus valores perdidos.
c. Lixo eletrônico, lixo emocional de hoje distorce os valores: PC, Redes Sociais em exagero, etc.
d. Livre-se da sujeira para encontrar a dracma.

 

3. Procurou com diligência
a. Chorar no apelo, atitude para resgate de valores;
b. Tem que ter disposição para o conserto: Deus não dá nada para quem não valoriza!
c. Is. 44:3 – é sobre o sedento que Ele derramará água!
d. Jesus disse que não é pra darmos pérolas aos porcos.

 

4. Até encontrar
a. Diligência = qualidade da busca
b. Perseverança = duração da busca
c. É preciso ter fé
d. É preciso perseverar também!
e. NÃO se conforme com as perdas (Lucas 15)
f. Empenho + Dedicação + Determinação: Você vai encontrar!

 

5. Alegrou-se com as amigas
a. Encontraram-se para celebrar;
b. Normalmente quando perdemos algo de valor e encontramos, guardamos em um lugar seguro por medida de segurança. A
c. o invés de guardar e esconder tão valioso objeto, convidou todos os seus vizinhos, aqueles que se alegrariam com ela;
d. Ela compartilhou a bênção com aqueles que compreendiam o verdadeiro significado de encontrar algo precioso que estava perdido.
e. O testemunho da ‘reconquista’ desperta outros para crerem – 1 Co 1.4;
f. Exemplos: Endemoninhado Gadareno: “Vai para tua casa, para os teus e anuncia-lhes...” Mt. 5.19-20 e a Mulher Samaritana – Jo. 4.39

 

CONCLUSÃO – O valor perdido está mais perto do que você pensa. A história da dracma perdida é o resgate da nossa identidade. A mulher é a figura da igreja que, com diligência, deve procurar o que foi perdido, como valores, conceitos, fidelidade e aliança com o passar do tempo. A parábola da dracma perdida mostra a diligência de uma mulher que ao perder algo precioso foi à sua procura, sem hesitar. E só encontramos o que perdemos quando acendemos a luz. Afinal, o escuro dificulta o reconhecimento e a busca. O ato de varrer significa tirar a sujeira. A igreja é responsável por limpar toda sujeira com diligência, cautela e muita observância.


Email do pastor Elton Melo = Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Dracma Perdida - Regis Danese

 

Parei pra rever os meus conceitos / Reconhecer os meus defeitos
Eu rasguei meu coração / Parei pra ouvir tua palavra
Vi que algo me faltava / Corri pros teus pés e chorei

Me perdoa perdi a minha / Dracma e preciso encontrar
Me perdoa já faz algum tempo / Que eu não venho te buscar

Me perdoa estou desesperado / Pra voltar pro meu lugar
Me perdoa vou procura aquilo / Que perdi até achar

Tua presença / Minha essência meu pai
Tua presença / Minha essência meu pai


Imprimir   Email
Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.