Esboços

Escrito por Elton Melo

Oportunidades que precisam ser aproveitadas - Texto base: Lucas 6.12-16 - Vitória, 16/04/2015

INTRODUÇÃO: Amadas e amados em Cristo, queridos que me dão o privilégio de compartilhar-lhes preciosos ensinamentos da Palavra de Deus, semanalmente. É Um honra poder servi-los por intermédio deste abençoado Ministério da Palavra. Quando a gente chega numa certa idade, começa a pesar na mente todas as oportunidades perdidas, muitas das quais, jamais poderão ser aproveitadas. Quando somos mais novos, acreditamos que temos todo o tempo do mundo para acertar, não perder boas oportunidades. Alguns até deixam de aproveitar boas oportunidades porque não querem ficar “empatados” quando surgir a melhor oportunidade.

Esse é o tema central da mensagem de hoje. Oportunidades que precisam ser aproveitadas. No texto de Lucas 6.12-16, percebe-se a ênfase do escritor em declarar que “Judas tornou-se traidor”. Como é possível alguém que teve a oportunidade de caminhar com Cristo, de ser impactado pelo poder e a presença de Jesus em sua vida, ter a atitude de entregar Jesus? Quantas oportunidades de fazer a coisa certa desperdiçamos na vida? O que eu preciso fazer para aproveitar bem as oportunidades que Deus me concede?

1. FAÇA SEMPRE A ESCOLHA CERTA!
a) Há escolhas em nossa vida, que estão focadas no que é passageiro, no que é aparente. Mal sabemos que após uma curva da vida, podem ocorrer surpresas nada agradáveis;
b) Em todo o tempo, temos a oportunidade de fazer escolhas que sejam baseadas nos valores eternos.
c) Judas começou a pensar na possibilidade de entregar Jesus, quando seus valores foram confrontados na casa de Lázaro. (Lucas 12.1-6); Jesus sabia quem ele era;
d) Ao ser confrontado, e contrariado, Judas vai até os sacerdotes e propõe entregar Jesus (Mateus 26.14,15). Note, que é Judas quem procura. Porque ele faz isso?
e) Porque o foco de Judas (e de alguns discípulos), era o TER e não o SER. Quem tem falha de caráter e é apegado ao dinheiro, prefere o TER do que o SER. Os valores monetários eram mais importantes que o seu amor a Jesus;
f) Não por acaso, eles acharam um “escândalo” desperdiçar com Jesus um perfume que custava 300 denários, ou dias de trabalho). Há gente na igreja que acha a mesma coisa. Não tem dó de gastar R$ 300,00 numa calça jeans da última moda, mas fica incomodado no momento da oferta na Igreja. Outros ainda, podiam ofertar um valor melhor, mas são dão uma “tartaruga” (a nota de R$ 2,00) para a Obra de Deus. Deve ser por isso que a obra tá devagar!
g) Quando Jesus anunciou que entre os discípulos havia um traidor (Marcos 14.17-20), Judas teve a oportunidade de se arrepender, de mudar de opinião, de comportamento, mas não aproveitou.
h) Agora pense um pouco sobre Pedro, quando confrontado com o olhar de Jesus, logo após ter-lhe negado. A Bíblia diz que Pedro sai e chora amargamente.
i) Caso da irmã Jovelina, a síndica do nosso prédio. Esta semana ela recebeu um sonho para orar por uma pessoa na cadeira de roda e, no dia seguinte, ela de fato encontrou esta pessoa e quis orar por ele, mas parentes dele, fizeram de tudo e impediram que a irmã orasse. Podia ter sido o dia da bênção, da cura na vida deste rapaz.
j) Se você tivesse hoje uma oportunidade de se arrepender, de mudar algo na sua vida, e soubesse que é a sua última oportunidade, qual seria a sua decisão?
k) Você não pode servir a Deus e ao mundo. Qual a sua escolha?

2. PERMITA-SE SER TRATADO NAS SUAS FALHAS (João 12.4-6)
a) Jesus convidou cada um dos discípulos após um longo período de oração.
b) Com certeza, sabia das falhas e características de cada um.
c) ELE te conhece, melhor que você mesmo!
d) Mesmo conhecendo o ponto fraco de Judas, Jesus o colocou na função de tesoureiro.
e) Era a oportunidade de tratamento. Aprendo com isso, que Deus está sempre nos desafiando, para que possamos ser corrigidos e aprovados;
f) Judas poderia ter sido de grande bênção se reconhecesse a sua fraqueza;
g) Mas ele não reconheceu que precisa de ajuda – o soberbo é assim mesmo... “quer ensinar o padre a rezar a missa”;
h) Para que você seja tratado, a primeira coisa é reconhecer que tem falhado.
i) Qual é o problema, a falha, que precisa ser consertada urgente na sua vida?

3. MANTENHA O SEU CORAÇÃO PURO
a) Antes de qualquer decisão, ‘há uma espécie de tribunal da consciência que ocorre na nossa mente”.
b) Mesmo que você não seja um cristão cheio do Espírito Santo, Deus já colocou em seu coração a noção do certo e do errado, então, faça sempre o que é certo!
c) Quando fazemos a escolha errada, há um custo, uma consequência que temos que administrar, mas se nos submetemos ao tratamento de Deus, Ele mesmo vai cuidar até das consequências;
d) Veja a história do Filho Pródigo, registrada em Lucas. O moço toma algumas decisões erradas e chega até mesmo a mendigar comida de porcos, mas quando toma a decisão certa, de voltar para a casa do Pai, tudo muda;
e) Uma decisão certa coloca Deus trabalhando em seu favor;
f) Agora que você sabe disso, cuide daquilo que é mais precioso na sua vida: o seu coração;
g) Provérbios 4.23 nos adverte a guardar o nosso coração pois dele é que procedem as fontes (decisões) da vida.
h) Se houver brechas no nosso coração, satanás entrará para fazer a festa;
i) Como está o seu coração hoje? Tape as brechas, permita uma limpeza e zele do que Deus tem te dado.

Conclusão: Hoje pode ser o último dia da sua falha, do seu erro. Hoje pode começar o processo de restauração, de reconstrução na sua vida. Em quem você vai confiar? Em você mesmo, na sua astúcia e capacidade? Ou quem sabe o inimigo está agora falando na sua mente que você já desperdiçou demais, fez todo errado e para os outros até tem conserto, mas você é um caso perdido? Se o inimigo está falando isso em sua mente, eu repreendo esse pensamento agora mesmo, em Nome de Jesus! O Deus que eu e você servimos, é uma Deus de oportunidades, amoroso e que está sempre pronto a nos dar uma outra chance; que não importa o tamanho dos nossos erros e falhas, que está sempre pronto a nos erguer mais uma vez. Lembre-se: o cair é do homem, mas o levantar é de Deus! Levante-se agora, Deus é fiel no que tem te prometido!