Esboços

Escrito por Elton Melo

Amados, Ezequiel é o profeta do exílio. Ele e o seu povo estão vivendo um tempo difícil, estão no cativeiro babilônico. Isso acontece por volta de 6 séculos AC. Este capítulo fala do amor de Deus restaurando o seu povo.

 

Leitura: Ezequiel 47.1-12

1-      DEUS TRATA CONOSCO·  A expressão mendir aparece nos versículos 3,4 e 5, em um total de 5 vezes;·  Medir é conferir, é verificar com exatidão, é o mesmo que pesar;·  Deus, hoje está medindo a Igreja, medindo os obreiros, medindo os cristãos;·  Como estamos na medida de Deus? O que acontece com os pais quando seus filhos não são encontrados na medida certa?2-     DEUS TEM UM SEGREDO·  De onde, de que lugar, onde esta a nascente deste rio? Olhemos o v.1 – “debaixo do limiar” – do altar; O que é altar? Consagração, entrega, submissão, renúncia, obediência, oração;·  É preciso permitir e caminhar com Deus para ele aprofundar os relacionamentos;·  Será que nós estamos dispostos, prontos a ficar neste altar?a)      Há um altar no nosso lar? Em nossa Igreja? Em nossa Vida?b)      Quanto tempo gastamos no altar?3-      DEUS OFERECE-NOS OPORTUNIDADES·  O texto fala de um rio; a expressão “rio” aparece nos versículos 5, 6, 7, 9, 12, totalizando 5 vezes; gradativamente vai aumentado em profundidade e largura. – deságua no mar morto·  O que acontece por onde passa esse rio?a) SAÚDE – nos versículos 8, 9, e 11 aparece 3 vezes a expressão “saudável”, e no versículo 12, a expressão “saúde”;b) PROSPERIDADE, ABUNDÂNCIA, FARTURA (v. 9,10) – haverá muitíssimo peixe... em multidão excessiva.c) VIDA. O v. 9 por 2 vezes afirma que “tudo viverá por onde quer que passe esse rio”; - vei ter gente levando vida a outras pessoas. – A VIDA QUE CRISTO OFERECE O MUNDO NÃO PODE LHE DAR!d) BELEZA – ornamento, sombra, abrigo, descanso;e) PROMESSA – Deus quer que a nossa vida seja assim, como no v. 12.·  Que maravilha quando as nossas vidas estiverem em conformidade com o que diz este versículo!·    Como é o rosto, a casa da Igreja, dos filhos de Deus (Efésios 5.27) “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.·  Deus está permitindo que esse rio passe pela vida da Igreja, dos lares de cada pessoa. Esse rio, hoje, está passando por você.·  Essa água viva é o Espírito Santo e as bênçãos da vida que ele veio trazer  - João 7.38 diz: “quem crê em mim, como diz a Excritura, rios de água viva correrão do seu ventre”.Objetivo: MAS O POVO QUE CONHECE AO SEU DEUS SE TORNARÁ FORTE, E FARÁ PROEZAS (Daniel 11.32b)Conclusão: Tudo o que Deus quer e requer de nós é nos disponhamos a entrar no rio da sua graça. A água significa pureza, limpeza, cura, vida do Espírito Santo em nós. Não queremos água somente pelos artelhos, pelos joelhos, pelos lombos. Queremos mergulhar nos rios do SenhorOração: “Senhor, erramos ao caminhar contigo apenas na superficialidade. Temos nos contentado com tão pouco do Senhor, que a nossa visa expressa isso. Reconhecemos que as nossas dificuldades, crises, doenças e aflições, estão sobre nossas vidas porque temos falhado no relacionamento contigo. Vem agora, Senhor, e leva-nos a experimentar um relacionamento mais próximo e profundo da tua presença em nós.”

Ceia do Senhor: Mateus 2626 ¶ Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.27  A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos;28  porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.29  E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.Hoje é noite de conserto, diante de Deus. O que passou, passou. Faça nesta hora, um propósito firme com o Senhor e buscá-lo e submeter sua vida ao total controle Dele. Aqueles que foram comprados pelo sangue do cordeiro, são dele e têm a vida de Jesus vivendo em seu coração. Ele te capacitará para viver uma vida cristã digna, saudável, próspera e vitoriosa.

 Dízimos e Oferta: Prov. 11.24 - A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.Provérbios 11:24 ¶ Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros, que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda.Provérbios 11:24 ¶ Algumas pessoas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas; outras são econômicas demais e acabam ficando cada vez mais pobres.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.
Categoria: