O casamento é um plano perfeito de Deus

casamentoju 2Foto: Casamento da Juliana e Paulo - Conforme a Bíblia, o livro da vida nos ensina, o casamento foi uma vontade de Deus, para que o homem não ficasse só, podemos ver isso no livro de Gênesis, começo de tudo, Deus ordenou que Adão desse nome a todos os seres viventes na terra, e disse o senhor Deus, (Gênesis 2:18) “não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele”; podemos perceber desde o começo que a vontade de Deus não era que o homem ficasse só, então Deus fez cair um sono pesado em Adão, e este adormeceu; e tomou uma das costelas  e cerrou a carne em seu lugar. A maneira pela qual Deus criou Eva, de uma costela de Adão, mostra o plano de Deus para o casamento e assim que marido e esposa, torne-se uma só carne, isso significa tornarem ligados para sempre.

MARIDO E ESPOSA DESEMPENHAM DIFERENTES PAPEIS NO CASAMENTO.

 

Quando um casal obedece aos planos específicos de Deus para marido e esposa, o casamento dá certo. Conforme Efésios 5:22-33, os deveres do marido com a esposa e também a recíproca. O fracasso dos casamentos está diretamente ligado ao marido e a esposa ou ambos, desobedecerem a normas estabelecidas por Deus na escritura. Esses versículos nos ensinam como agir todos os dias. Será muito mais fácil de observar se ambos respeitam o que Deus diz, como a primeira lei das clausulas deste código de conduta, “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus’’ (versículo 21). A palavra aqui usada para sujeitar-se ou submeter-se, originalmente, tem o significado de colocar-se em forma ou cerrar fileira, (sob um comando). Em suma, temos que colocar o que for necessário ao nosso cônjuge acima do que for necessário a nós, no temor de Deus, se assim o fizermos, nosso casamento irá prosperar como Deus deseja, e você poderá ser um exemplo vivo do amor de cristo para com a igreja, num mundo descrente. Pois o casamento não é tanto encontrar a pessoa certa para nós senão sermos a pessoa certa.

O pensamento mundano de que o casamento não foi feito pra durar é totalmente contra a vontade de Deus, e mesmo nas igrejas evangélicas, existem pessoas que acham normal um casal se separar, isso é totalmente contrário as escrituras. Temos que pensar como Deus pensa e não como o mundo pensa, pois não pertencemos mais ao mundo, só vivemos no mundo, sendo que somos santos lutando contra o pecado, e sempre perdoando, o casamento é um benção que Deus criou especialmente ao homem, uma bênção divina, uma promessa de Deus. O homem mundano encara o casamento apenas um contrato, onde une duas pessoas e seus bens, como diz uma velha piada na área de advocacia, quando as pessoas querem casar elas chamam meu bem, meu amor, e quando elas se separam elas chamam, meus bens, meus carros, casa e esquece da verdade, que Deus uniu não separe o homem.

 

{mospagebreak}MANTENHA SÓLIDO O SEU CASAMENTO

 

 

Deus prevê punição para os que cometem adultério ou levam uma vida imoral. Em Hebreus (13.4) est[a escrito: “venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula, porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros, Deus os julgará”.

 

Muita gente, infelizmente, nos dias atuais, não leva a sério o casamento. Esquece de que os seus votos matrimoniais foram feitos na presença de Deus e que incluem as palavras ‘’até que a morte nos separe’’.  Nenhum matrimônio é feito por acaso, na verdade muitos são desfeitos pelo acaso, isso é, outra forma de buscarmos a nossa própria vontade e não a de Deus.

 

Avalie o quanto irá custar sempre que te der vontade de largar e de adulterar; o custo que pagamos quando isso acontece no casamento é muito alto, há prejuízos enormes para os cônjuges que também incluem os filhos que estes têm ou ainda que vierem a ter. Então não são apenas nossas vidas que terão custos, mas também as de nossos filhos. A Bíblia também diz que nossas gerações pagarão pelos nossos erros. Você está a fim de assumir e arcar com este risco? Está a fim de arcar com toda a infelicidade e suspeita que trará sobre si e irá jogar sobre o seu cônjuge e seus filhos? Bem como sobre a causa de Cristo? Alguns poucos momentos de falsos prazeres podem custar toda uma vida de culpa. Um amor intenso por Deus e pelo seu cônjuge irá conduzir você com toda a segurança pelo mar revolto e perigoso da tensão sexual extraconjugal.

 

Você deve evitar andar em terrenos perigosos, o Salmo 1 adverte sobre o risco das amizades ou relacionamentos com aqueles que não amam o nosso Deus. Evite sempre, e de todas as maneiras, a possibilidade de vir a surgir em sua vida qualquer relacionamento perigoso. Mantenha o companheirismo e o romance vivos, em seu casamento.

 

O DIVÓRCIO NÃO FAZ PARTE DO PLANO DE DEUS.

 

 

Conforme (Marcos 10.11,12) Jesus reponde aos seus discípulos sobre o divórcio. ”Qualquer que deixar sua mulher e casar com outra, adulteras contra ela”, e no versículo 12 e “se a mulher deixar a seu marido e casar com outro, adulteras”. E como Deus diz que quem está fora da vontade dele e desrespeitando seus mandamentos, não alcançará o reino dos Céus.

 

Na época que Jesus foi interrogado a respeito do divórcio, alguns assumiam uma atitude liberal com relação a esta questão. Tal como hoje, podia-se desmanchar um casamento praticamente por qualquer motivo. Mas Jesus lembra às pessoas o plano original de Deus para o matrimônio (versículos 6 a 9). O desejo de Deus é que o homem e a mulher tenham um compromisso de um para com o outro por toda a vida. O divórcio não deve nem mesmo ser considerado. Talvez um dos grandes meios de deter o divórcio seria sabermos como Deus realmente o abomina: e sabe o por quê? “Porque Deus foi testemunha entre ti e o seu cônjuge, a pessoa da tua mocidade, com a qual tu foste desleal. Ele buscava uma semente de piedosos; portanto, quardai-vos em nosso espírito, e ninguém seja desleal com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com o seu vestido, diz o Senhor dos Exércitos: portanto guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais” (Malaquias 2.14-16).

 

Assim,como se calcula o quanto custa para casar, deveria também ser calculado quanto custa se divorciar. Não somente arrasa o companheirismo que Deus deseja que haja entre marido e esposa, mas também afeta grandemente os filhos que tenham. Deus deseja que o seu povo tenha filhos piedosos de sua união conjugal. Quando um lar é rachado pelo divorcio, torna-se mais difícil criar filhos obedientes a Deus.

 

Deus já permitiu alguma vez o divorcio? Embora a Bíblia mencione dois exemplos (de adultério, e quando um cônjuge não crente deseja se separar do cônjuge crente), a vontade de Deus é que marido e esposa mantenham-se juntos. A confusão toda sobre esta questão surge quando se tenta acomodar o padrão divino à ausência de padrões sobre o assunto na moral dos nossos dias.

 

A retirada total não conduz a vitória, se você é casado e enfrenta dificuldades no matrimonio peça a Deus para fortalecer você e seu cônjuge, ele pode fazer isso, Deus não é homem pra mentir, suas promessas serão cumpridas na sua vida, Deus cumpriu as promessas dele na vida de Abrão, e também vai cumprir na sua vida. Ore sem cessar, você pode e vai ser feliz.

 

 

{mospagebreak}UNIÕES ABOMINÁVEIS (Levítico 18)

 

“E não te deitarás ä mulher durante a separação da sua imundícia (menstruação), para descobrir a sua nudez. Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela. E da tua semente não darás para a fazer passar pelo fogo perante moloque (entidade espiritual que exigia o sacrifício de crianças), e não profanarás o nome do teu Deus. Com varão não te deitarás, como se fosse mulher, abominação é. Nem te deitarás com um animal, para que te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é. Com nenhuma destas coisas vós contamineis, porque em todas estas coisas se contaminaram as gentes que eu lanço fora de diante de vossa face”.

 

Deus nos ensina nesses versículos que ele abomina a separação, pois imundo será o homem e a mulher dessa separação, se eles chegarem a terem outra união será uma união abominável por Deus, serão imundos, então o que pensar do divorcio depois do que Deus falou para Moises nestes versículos.

 

 

Casamento é companheirismo (Provérbios 18.22)

 

“Quem acha uma esposa encontra a felicidade: recebeu uma bênção de Deus, o SENHOR”. Quando duas pessoas se casam, tornam-se diversas coisas: marido e mulher, amantes, eventualmente pai e mãe, e até avô e avó. Mas essencialmente, tornam-se parceiros na vida, até mesmo, em alguns casos nos negócios. Tudo isso faz parte do relacionamento conjugal. No entanto, há medida que corre o tempo, é fácil um casal perder de vista a única coisa que, em primeiro lugar, os uniu; a amizade.

 

Este versículo nos lembra que o casamento não é um simples contrato, se nos reportamos as origens do casamento, veremos que Deus levou a união o primeiro casal, Adão e Eva, porque Adão precisava de uma companheira. Quando paramos para pensar sobre isso, vemos que se trata realmente de uma coisa admirável; Adão feito à imagem de Deus, colocado numa criação perfeita, que Deus lhe disse para desfrutar, e com acesso constante a seu Criador, sentia ainda uma carência em sua vida, foi quando então Deus decidiu fazer Eva entrar em cena.

 

Temos que tomar como norma cultivar constantemente a amizade em nosso casamento, e mais importante o respeito e fidelidade. Dedicar um tempo diário para orar juntos, e sempre lembrar que seu cônjuge é uma benção preciosa, uma companhia para toda a vida, dada pelo Senhor.

 

 

Filhos

 

Casais assim unidos diante de Deus pelo casamento gozam o privilégio de terem filhos. Deus ordenou a Adão e Eva e aos filhos de Noé que tivessem filhos (Gênesis 1.28; 9.1). Ainda que nem todas as pessoas tenham que se casar, e que nem todas terão filhos, é ainda o plano básico de Deus que os filhos nasçam dentro de famílias, completas com pai e mãe (1 Timóteo 5.14). Em lugar nenhum da Bíblia encontramos autorização para uma mulher ter relações sexuais para conceber um filho, antes ou sem casamento. A paternidade solteira, que está se tornando moda em nossa sociedade moderna é um afastamento do plano de Deus que terá  sérias conseqüências para as gerações vindouras.

 

Se você precisa de ajuda ou aconselhamento, por favor, entre em contato com os pastores Elton e Nice. Estamos ao seu dispor para abençoar sua família, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.
Copyright©2018, AlcanceVitória® - CNPJ: 20.530.998/0001-43 - Todos os Direitos Reservados.
AlcanceVitória® | Documentation