Esboços

Escrito por Elton Melo

“Nomeei...homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos" (Neemias 7.2) - Devocional 21/40 (Dom. 29/ago/2010) - Até o capítulo 6, a narrativa no livro de Neemias, tem como foco a reconstrução dos muros. Mas a partir do capítulo 7, o foco passa a ser a organização da vida espiritual da cidade de Jerusalém. Quais princípios são importantes para escolhermos alguém?

Estava me lembrando que vida de missionário é engraçada. Nos primeiro dias, da plantação de uma nova igreja, obra, empreitada, você não tem muitas pessoas com quem compartilhar, tem muito a fazer e poucas pessoas a quem possa delegar tarefas. voc6e tem tanto para fazer e não tem como fazer pois precisa de outras pessoas. Mas faz, e com o tempo, Deus vai enviando novas pessoas para ajudar na obra. Assim foi na vida de Neemias. Mas chegou o momento que o desafio mais importante já tinha terminado, a reconstrução dos muros, Mas agora, outro desafio vinha pela frente: delegar tarefas e responsabilidades, para que a vida espiritual do povo pudesse ser desenvolvida. Neste momento ele escolhe dois homens para cuidarem da cidade de Jerusalém. Quais critérios ele usou?

1 - Fiéis a Deus - O que é uma pessoa fiel a Deus? Fiel, significa uma pessoa que você pode ter a certeza que da mesma forma que ele age com Deus, agirará com você também. Quem é fiel, não pode ser infiel. Isso é caráter, gente que paga o preço de andar conosco, mesmo quando as coisas não saem como esperamos. Há pessoas que não são fiéis, elas apenas estão aproveitando a "oferta" ; são pessoas que podem nos deixar quando menos esperamos. Também, uma pessoa fiel a Deus, é uma pessoa fiel você; ela pode até discordar de algo, pode não compreender muito bem o que tem que ser feito, mas ela se empenha e faz aquilo que se espera dela. Um pessoa fiel a Deus, não joga sujo, não atrapalha, não cria problemas, mas quer dar e fazer o melhor. Por outro lado, o líder precisa entender que Deus pode tirar uma pessoa da nossa liderança, pois ele pode ter outros propósitos na vida daquela pessoas e na nossa. Mas enquanto estivermos debaixo de uma mesma misão (submissão), precisamos ser fiéis uns aos outros.

2 - Temente a Deus - O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Uma pessoa temente a Deus, pensa duas ou três vezes antes de tomar decisões que possam prejudicar o conjunto da obra. Uma pessoa temente a Deus, pensa antes de falar, de agir, de questionar. Uma pessoa temente a Deus ora antes de realizar. Essa qualidade é essencial para um liderado receber a comissão para agir no interesse da obra. O líder não tem como estar em todo lugar ao mesmo tempo. Ele precisa confiar no liderado, ele precisa descansar sabendo que o que tem que ser feito será feito da melhor forma possivel. O que garante esta excelência é o temor de Deus. quem teme a Deus, não "mete os pés pelas mãos", nem faz o que não é chamado para fazer. Pessoas tementes a Deus fazem a diferença em todo lugar onde estiverem e sempre serão um estímulo a mais para todo o grupo

Conclusão: Com o crescimento da obra, é preciso delegar, é preciso que outros se envolvam nas tarefas e também nas decisões. Está chegando a hora de você ser mais usado por Deus, e para isso, eu conto com estas duas qualidades no seu caráter. Não se exige que a pessoa seja perfeita, mas que admita que precisa ser pastoreada e estar sob a liderança do pastor da igreja, em amor. vamos crescer juntos neste propósito!

Vamos Orar: "Senhor Deus, agradeço por cada pessoa tens enviado nestes últimos meses. São líderes em potencial e ajuda-me a ser um canal de bênçãos para desenvolver seus talentos, suas capacitaçòes. Dê-me graça para honrá-los, servi-los, cuidar das suas necessidades e cobrí-los em oração e cuidado pastoral. Ajuda-me também a ser submisso à minha equipe, tendo a capacidade de ouví-los e compreender as suas angústias e preocupações!"  Amém.


Se você deseja entrar em contato com o pastor Elton Melo, clique aqui. Agradecemos se você compartilhar conosco os seus pedidos de oração e se tiver um testemunho, por favor, gostariamos de compartilhar e nos alegrar com os feitos do Senhor em sua vida. Fique à vontade para enviar este devocional para os seus amigos. Visite nosso site: http://www.ibivitoria.org

O propósito deste devocional, de 40 dias, é abençoar vidas compartilhando a Palavra de Deus, mas se por algum motivo você se sentir incomodado e não deseja recebê-lo, por favor, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o subject (assunto) excluir meu nome.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.
Categoria: