Esboços

Escrito por Elton Melo

O meu Deus suprirá todas as necessidades... (Filipenses 4.19) - Devocional 20/40 (Sab. 28/ago/2010) - Lendo mais uma vez, lenta e calmamente a carta de Paulo aos filipenses, a carta da alegria, a carta da gratidão, descanso nesta promessa que o apóstolo profere a favor de todos os que se repartem generosamente. Sim, é no contexto da generosidade que Paulo acalma e gera esperança nos corações dos doadores. 

Para mim, os textos mais estimulantes e que me encorajam a doar, a me repartir são estes que junto ao da multiplicação dos peixes e pães. Lucas 9.10-17. É assim que o suprimento acontece entre os que amam ao Senhor e se repartem com o outro, o próximo, os necessitados. Entendo que só podem se apropriar desta promessa de suprimento que Paulo profere a favor dos irmãos filipenses, os que se lançam neste ambiente da generosidade. Gente que antes de quererem tudo pra si, repartem o que tem com o outro. Gente que tem olhos pra ver os que estão a sua volta e não encolhem suas mãos. Gente que sem qualquer barganha suprem a mesa de muitos com sua generosidade. Gente que trabalha duro, mas, faz do fruto do seu trabalho instrumento de bênçãos nas vidas de muitos. Gente que, as vezes, não tem o suficiente pra si, mas, seus corações são tão agradecidos que mesmo assim, doam-se, repartem-se.

1 - Filipenses, pobres porém generosos -  A igreja havia encaminhado duas ofertas a Paulo (4.16 e 18). Não parece ter sido uma esmolazinha, pois Paulo disse que tinha até demais, depois da oferta recebida. E, com sinceridade, diz ele, em 4.19, que Deus responderá à atitude dos filipenses, suprindo tudo para eles. Não se trata, aqui, de defender meus direitos como pastor, mas há igrejas que pensam que pastor é alguém chamado para passar necessidades e sofrer bastante. Sofrer um pastor já sofre. A igreja não precisa se preocupar em causar mais sofrimentos a ele. Não é tanto a questão do valor recebido que alegra a Paulo, mas a atitude da igreja. Assim diz o rodapé da Bíblia Pastoral: “Paulo agradece o auxílio que os filipenses lhe enviaram através de Epafrodito. Ele se alegra, não tanto pelo auxílio material recebido, mas pelo afeto e crescimento espiritual que a comunidade demonstra através da oferta”. Só mesmo uma pessoa madura é liberal. A igreja era madura e por isso liberal. O texto de 4.19, vale a pena lê-lo outra vez, mostra que Deus recompensa a liberalidade. Não tanto alguma oferta para o pastor, mas o investimento na obra. Deus vê e recompensa.

2 - A alma generosa prosperará - Provérbios 11.25 - A prosperidade nos leva a pensar que estamos falando sobre dinheiro, mas prosperidade é algo mais amplo. Uma alma generosa é dotada de caráter nobre e liberal e essa alma possui sentimentos nobres que se traduzem em amor, misericórdia, piedade, bondade em todas as áreas não somente quando nos referimos a dinheiro. Em Lucas 6.38 encontramos "Dai e ser-vos-á dado, boa medida, recalcada, sacudida e transbordante vos deitarão no regaço, porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós".O que você quer receber nesta vida? Amor, bondade, misericórdia; quer que te ouçam? Que te ajudem? Então "dê" primeiro.

Conclusão: Jesus tinha essa virtude. Deu Sua vida por generosidade. Entregou Sua vida por nós e hoje está assentado a direita de Deus Pai, vivo, intercedendo por nós. Jesus teve essa alma generosa e nos ensina a edificá-la por meio do Seu Espírito Santo. Precisamos aprender a dar para que recebamos!  \Hoje o que mais falamos é "queremos, queremos e queremos... Você tem sido generoso com os outros, ou só pensa em você? Que Deus nos ajude a sermos melhor hoje do que fomos ontem....

Vamos Orar: "Senhor Deus, Agradeço ao Senhor pela generosidade dos amados que tem passado pela minha vida. O Senhor tem suprido cada uma das minhas necessidades, Ganho hoje, 1/3 do que ganhava antes de ser um pastor na tua obra, mas nada me falta. Ajuda-me , também, a ser um pastor generoso com o teu povo, dando a eles o melhor do meu tempo, das minhas capacidades físicas e intelectuais, do meu trabalho e também da minha renda. É um privilégio ser generoso com os outros e eu sei que o Senhor os tem suprido, Louvado seja o seu nome!"  Amém.


Se você deseja entrar em contato com o pastor Elton Melo, clique aqui. Agradecemos se você compartilhar conosco os seus pedidos de oração e se tiver um testemunho, por favor, gostariamos de compartilhar e nos alegrar com os feitos do Senhor em sua vida. Fique à vontade para enviar este devocional para os seus amigos. Visite nosso site: http://www.ibivitoria.org

O propósito deste devocional, de 40 dias, é abençoar vidas compartilhando a Palavra de Deus, mas se por algum motivo você se sentir incomodado e não deseja recebê-lo, por favor, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o subject (assunto) excluir meu nome.


Categoria: