Esboços

Escrito por Elton Melo

Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor..." (Filipenses 2.18) - Devocional 19/40 (Sex. 27/ago/2010) - Um pastor escreveu um livro inteligente: “Seja alegre!”. Ele viu que este é o tema da carta do apóstolo Paulo aos Filipenses: a alegria que há em Cristo. O seguidor de Jesus não é uma pessoa emburrada, de mal com todo mundo, mas alguém verdadeiramente feliz. Como isso é possivel?

Paulo estava encarcerado ao escrever aos filipenses. O texto de 1.7 confirma isto. E, apesar disto, não se queixa. Quase 20 vezes usa substantivos como alegria, gozo e regozijo e os verbos daqui derivados. Dois textos merecem especial atenção: 2.18 e 4.4. Em 3.1 ele diz que não se cansa de repetir isto.  Ele tinha saudades da igreja (1.8)  e intercedia por ela com alegria (1.4). Há igrejas que fazem os pastores gemer (Hebreus 13.17). Filipos fazia Paulo sorrir.

1 - Uma alegria genuína - Há pessoas que pensam que para serem fiéis a Cristo e leais ao evangelho devem ser sisudas, aborrecidas, zangadas com todo mundo. Quando se vê um desses crentes implicantes e rabugentos é justo perguntar-se se leram Filipenses, a carta da alegria. E se se recordam que, em Gálatas 5.22, a alegria é o segundo fruto do Espírito.  Esta alegria deve ser distinguida de bobeira ou criancice. O Salmo 16.11 mostra que na presença de Deus há “plenitude de alegria”. Como disse um comentarista: “A igreja cristã deve ser uma comunidade de alegria, um espaço para celebração festiva dos atos de Deus a favor de seu povo.

2 - A alegria do Senhor e a nossa força - Neemias 8.10b. Amados nossa alegria nos dias de hoje está firmada em coisas fúteis. Nossa força está baseada em um bolso cheio de dinheiro, numa saúde estabelecida, num carro na garagem e na geladeira transbordando. Estamos fortes quando tudo vai bem, inabaláveis quando estamos estáveis. Mas, quando a tempestade vem e quando tudo falta, a alegria vai embora a tristeza toma conta do coração e insegurança e o desanimo vem, onde está nossa força? O Senhor nos traz a lembrança: ”A minha alegria é a tua força!”. A nossa força e alegria vem do Senhor! Força que nos faz levantar para lutar, batalhar. Quando tudo faltar, a alegria do Senhor nos trará a vitória! Aleluia!

Conclusão: Os crentes devem ser alegres, pois sabem que foram adotados e recebidos na família de Deus”. Não é pensamento positivo nem programação neurolingüística.  É conseqüência de nossa fé. É uma alegria genuína, obra do testemunho do Espírito em nossa vida, e não uma manipulação de dirigentes de culto. É espiritual, e não humana. Precisamos sempre lembrar que não devemos tentar fazer a obra do Espírito. Ele sabe fazer. Alegre o coração do Senhor, pois a nossa força vem da sua alegria; Alegre o Senhor buscando a Sua face.
Alegre o Senhor sendo fiel a Ele e ao Espirito Santo; Alegre o Senhor, o Adorando; Alegre o Senhor orando pelos necessitados; Alegre o Senhor semeando a Sua palavra....

Vamos Orar: "Senhor Deus, que a minha vida, a partir de hoje, seja para alegrar à tua presença, que tu sintas em mim o desenvolver de um coração alegre e agradecido por todas as coisas, boas e ruins. Eu sei que tu estás no controle de todas as coisas e nunhum dos seus planos serão frustrados. ajuda-se e ser forte e corajoso diante dos desafios!"  Amém.


Se você deseja entrar em contato com o pastor Elton Melo, clique aqui. Agradecemos se você compartilhar conosco os seus pedidos de oração e se tiver um testemunho, por favor, gostariamos de compartilhar e nos alegrar com os feitos do Senhor em sua vida. Fique à vontade para enviar este devocional para os seus amigos. Visite nosso site: http://www.ibivitoria.org

O propósito deste devocional, de 40 dias, é abençoar vidas compartilhando a Palavra de Deus, mas se por algum motivo você se sentir incomodado e não deseja recebê-lo, por favor, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o subject (assunto) excluir meu nome.


Categoria: