Esboços

Escrito por Elton Melo

“....Rogo a Evódia e Síntique que sintam o mesmo no Senhor (Filipenses 4.2) - Devocional 17/40 (Qua. 25/ago/2010) - Quando o Apóstolo Paulo escreve à igreja em Filipos, busca combater um dos problemas atuais dos relacionamentos nas igrejas e por assim dizer, em todas organizações: líderes brigados entre si. Será que este problema é sério? Será que uma igreja ou empresa, pode ser prejudicada quando os líderes brigam?

Na igreja em Filipos o processo de divisão estava claro e notório, porque duas senhoras, líderes, estavam brigadas. Evódia e Síntique causavam este problema (4.2). É curioso como todas as igrejas para as quais Paulo escreveu tinham problemas internos, de relacionamentos. Muita gente, hoje, fala de “volta à igreja primitiva”.  Mas muitas das igrejas de hoje se apresentam em estado espiritual melhor que as do Novo Testamento. Como este problema afeta a nossa vida hoje?

1 - Igreja, uma comunidade - Para o Apóstolo Paulo a igreja é muito mais que um lugar, um espaço ou um ajuntamento de pessoas. Uma comunidade tem senso de propósito, de organização e de união.  O propósito deve ser claro, fazer a missão para o qual o senhor a ordenou, Somos chamados a ser sal e luz nesta terra, e só podemos realizar o propósito da igreja, se individualmente, realizarmos o propósito em nossa vida pessoal. A igreja também precisa de organização, isto é, líderes que assumam o seu papel de responsabilidade diante dos problemas, que não ficam transferindo responsabilidades e nem deixam para depois o que precisa ser feito. Mas esta comuidade depende de um fator essencial entre seus membros para ser bem sucedida: UNIDADE.

2 - Igreja, uma comunidade unida - Não é apenas o pedido a Evódia e a Síntique para que permaneçam unidas (4.2) que mostra isto, mas este é o pensamento geral de Paulo, na carta.  O texto de 1.27-30 mostra isto muito bem, como deve ser uma igreja. Em Cristo, a Igreja foi tornada uma unidade (Efésios 2.14 e 4.1-6). Por isto, todo esforço para preservar esta unidade deve ser feito. Quando quebramos a unidade do corpo de Cristo, pecamos contra Deus, contra a Igreja e contra os irmãos.

Outro texto que apela à manutenção da unidade é 2.1-4. O apelo de Paulo, aqui, é bastante emotivo. Já em 4.2, no apelo às duas senhoras brigonas, temos alguma discussão: quem eram elas? Deveriam ser as primeiras convertidas, mas não importa, ainda assim, precisavam aprender a andar unidas. Independente da causa ou da justificativa para o ato, o foco está na solução do problema. O secundário nunca deve ser nosso maior foco, no estudo bíblico.

Estes textos mais o episódio das duas irmãs brigadas uma com a outra são para nós uma advertência séria. Nunca devemos lutar por poder, na igreja. Serviço não é status espiritual. É dedicação e consagração. Solidariedade e não competição deve ser a marca de nosso relacionamento com os irmãos na igreja. E manter-nos brigados com alguém não é boa política espiritual.

Conclusão: Realmente há pessoas que são fáceis no trato, no manejo, na conversa; há outras, entretando, que buscam o tempo todo impor o seu pensamento, sua opinião, seu parecer; mas somos chamados a andar em unidade. Talvez voc6e não saiba como fazer isso, mas um bom começo é dizer diante de Deus da sua dificuldade em conviver com uma pessoa ou um grupo de pessoas em especial - ainda mais quando você é ofendido, quando é maltratado e injuriado. Mas Deus tem uma promessa de que se levarmos a ele os nossos problemas, ele nos ajuda a resolvê-los. Vamos confiar no Senhor?

Vamos Orar: "Senhor Deus, é dificil, para mim, conviver com alguns tipos de pessoas e em especial com................. (cite o nome).  Mas o Senhor comprou a mim e a esta pessoa. O seu sangue está sobre a nossa vida. Senhor eu reconheço que permiti que as ofensas lançadas contra a minha vida, me ferissem o coração e mesmo me achando injustiçado, não tenho permitido que o Senhor opere a cura sobre o meu coração. eu não sei, Senhor, como resolver, mas tu sabes, e eu confio em Ti. Senhor me capacita a suportar, a andar junto com esta pessoa, para que a sua igreja possa ser uma bênção para o mundo. Eu sei que o Senhor retribuirá a cada um segundo as tuas obras!"  Amém.


Se você deseja entrar em contato com o pastor Elton Melo, clique aqui. Agradecemos se você compartilhar conosco os seus pedidos de oração e se tiver um testemunho, por favor, gostariamos de compartilhar e nos alegrar com os feitos do Senhor em sua vida. Fique à vontade para enviar este devocional para os seus amigos. Visite nosso site: http://www.ibivitoria.org

O propósito deste devocional, de 40 dias, é abençoar vidas compartilhando a Palavra de Deus, mas se por algum motivo você se sentir incomodado e não deseja recebê-lo, por favor, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o subject (assunto) excluir meu nome.


Categoria: