Esboços

Escrito por Elton Melo

Título: Deus quer mudar a história da minha vida

 

Ministração: Elton Batista de Melo

 

Transição: Deus quer que eu e você deixemos uma marca para a geração presente a para o futuro

 

Local: IBI Pato Branco

Data: 22/04/2007 – 30 minutos

 

Deus deseja mudar a história das nossas vidas para que sejamos uma boa influência na nossa geração. Se você morresse hoje, o que você gostaria que estivesse escrito sobre o seu túmulo? Como você gastaria que as pessoas lembrassem de você? Hoje vamos conhecer a história de dois reis de Israel e ver como Deus mudou a história da família destes dois homens. Abra sua bíblia em 2º Crônicas 28.1.

 

 

a)      OS PECADOS DE ACAZ

a)       Idolatria – v.2 -

 

b)       Ofereceu os próprios filhos em sacrifício a outros deuses – v.3

 

c)       Buscou auxilio de outros deuses no tempo da angústia – v.23

 

d)       Fechou as portas da casa de Deus – v. 24

 

e)       Ergueu altares a outros deuses dentro da sua própria casa – v.25

 

Resultado:

 

a)       por causa do pecado de Acaz, a nação de Judá foi humilhada – v.19

 

b)       Sequer foi sepultado com os demais reis de Israel. – v.27

 

c)       Esse homem deixou um legado de derrotas e falhas;

 

d)       Qual o legado que estamos deixando para os nossos amigos e parentes?

 

e)       Hoje há escassez de bons referenciais – como temos impactado as pessoas?

 

f)         Eu e você somos chamados para ser sal e luz neste mundo.

 

g)       Deixou um legado marcante: “e não fez o que era reto aos olhos do Senhor.”

 

b)      EZEQUIAS ASSUME (cap. 29)

a)       Fez o que era reto perante o Senhor – v.2

 

b)       Ainda jovem podia ter tomado 3 posições ou atitudes:1) – ser igual ao pai - reproduzir o que recebeu – os pais transferem para os filhos a herança biológica, sociológica e espiritual – relacionamentos se reproduzem. Precisamos deixar o exemplo para os nossos filhos –atitudes que fazem mais altos que as nossas palavras;

 

c)       2) – ser omisso – não resolver os problemas do passado, não tocar na ferida – as pessoas preferem correr atrás dos moveres, isso dá menos problemas.

 

d)       3) mudar o rumo da sua história – Ezequias decidiu mudar o rumo da sua história – resolver fazer o que agrada a Deus.

 

 

B. AS CINCO ESCOLHAS DE EZEQUIAS

 

a)       Buscou o bom exemplo de Davi – v.2 – aprenda a olhar os bons exemplos; se você não teve bons referenciais dentro do seu lar, aprenda a andar com gente séria e deixe de andar com gente tola – Pv. 13.20 (o que anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos será mau). Os teus amigos são bons referenciais? Veja o salmo 1. – Pv1.10 – não consintas com os ímpios – Não fique em jugo desigual com os incrédulos (2Co 6.14) – Saiba que você é um santuário do Deus vivo. A quem você pede conselho? Satanás que trazer confusão nos nossos relacionamentos. Cuidado que pelos relacionamentos Satanás monta ciladas e armadilhas para as nossas vidas;

 

b)       Fazer o que precisa ser feito hoje - No primeiro ano, no primeiro mês –se você quer mudar o rumo da sua vida, faça mudanças hoje – tenha coragem, enfrente os problemas, tenha atitude – dê uma passo de fé – não deixe para mudar amanhã – se você crê, tenha ousadia de mudar; Deus quer restaurar você – busque ao Senhor enquanto ele está perto – se você se humilhar o Senhor te levantará – Deixe o Espírito Santo Quebrantar o seu coração.

 

c)       Abrir as portas do meu coração e permitir que Deus o repare - Abriu as portas da casa do Senhor e as reparou – v.3  abra hoje as portas do seu coração e permita que Deus comece a limpeza – precisamos que seja reparado. Para alcançar a misericórdia, devemos confessar e abandonar o nosso pecado – Pv. 28.13 – o que encobre as suas transgressões jamais prosperará. – Deus não despreza um coração contrito e quebrantado e par alcançarmos misericórdia precisamos clamar a Ele – as misericórdias se renovam a cada dia e DEUS quer te restaurar – devolver ao seu estado original, só que com melhores condições;

 

d)       Fazer uma aliança com o senhor - Agora estou resolvido a fazer uma aliança com o Senhor – v. 10 – como estão a nossa mente, o nosso coração – a nossa vida é inteira para Deus? A aliança com Deus só pode ser possível se Deus viver em nós – sermos 100% dele. Não troco o Senhor por nada. Não posso perder a presença do Senhor. Somos dependentes do Senhor – se a tua presença não for comigo, não me deixa eu dar um passo adiante; vou realizar a tua vontade – ou fazemos a vontade de Deus ou do diabo – não há meio termo. O morno será vomitado (Ap. 3); Não fique em cima do muro. Seja zeloso e arrepende-te;

 

e)       Prostraram-se e adoraram ao Senhor – v.27 a 29 – faça da sua vida um altar de adoração todos os dias – Em tudo daí graças, seja agradecido; Deus sempre te abençoa – o louvor e a adoração quebra o jugo sobre a nossa vida – Descanse em Deus. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus – descanse no amor de Deus – Você não precisa exigir nada de Deus (quero de volta o que é meu) – vamos trocar as palavras de injúrias por louvor e adoração ao nosso Deus. Reconheceu a soberania de Deus na sua vida.

 

 

 Conclusão:

 

No capítulo 29 a 32 – houve alegria, bênção, prosperidade e triunfo sobre os inimigos; Este homem vivenciou muitos milagres de Deus. Na sua morte (cap 32) todo Israel e Judá, prestaram honra; foi um homem bom e reto diante do Senhor (31.21)

 

Categoria: