Esboços

Escrito por Elton Melo

Texto base: Amós 3.3


Conflitos no casamento

A vida a dois é a coisa mais importante de nossa existência.É onde esperamos o máximo de satisfação.No entanto, para alguns, a vida a dois é uma fonte de decepções e até mesmo de amargura.Um lugar de constantes conflitos


O que um conflito

O que é um conflito?

  • É uma oposição de opiniões.
  • Vocábulo do latim: conflictus, que significa desacordo, choque.
  • O desacordo é em si mesmo neutro. Pode vir a Um sofrimento ou uma felicidade.

Conflitos no casamento

Como surge o conflito?O dia-a-dia do casal gera muitos atritos devido aos direitos, medos e desejos de cada cônjuge.Cada um necessita que o outro o aceite, contudo, sempre surgem as divergências devido as diferenças.É impossível que dois seres pensem, sintam ou ajam continuamente de forma idêntica.


Conflitos no casamento

Isso revela que os conflitos são inevitáveis.

Seja qual for o grau de amor, respeito, compatibilidade, proximidade entre um homem e uma mulher, sempre haverá momentos em que seus direitos, atos, necessidades e sentimentos entrarão em confronto.


Conflitos no casamento
  • Geralmente tais atritos chegam a bom termo; mas, quando eles se acumulam e se repetem sem ser aceitos nem resolvidos, tal situação se torna verdadeiramente conflituosa.

Conflitos no casamento

Os conflitos de um casal não são nem totalmente bons nem totalmente ruins; no seu dinamismo, são ambivalentes, pois, lançam ao casal um desafio:Desenvolver-se e alcançar um novo equilíbrio,ou continuarem passivos, incoerentes, violentos e separados.


Um conflito conjugal representa um momento de verdade uma verifica o do estado da rela o

Um conflito conjugal representa um momento de verdade, uma verificação do estado da relação.

  • Ele pode reforçar a convivência, incitando o marido e a esposa a se aproximarem,
  • Ou pode enfraquecer a relação, levando o casal a se distanciar com amargura no coração, feridos emocionalmente e cheios de hostilidades dificilmente superáveis no futuro.

Conflitos no casamento

Se a divergência é má administrada, ela é destruidora. Entretanto, se for bem compreendida e dirigida, permitirá um avanço positivo na relação.É como a gasolina que, dependendo da maneira como é usada, pode explodir uma casa ou colocar um carro em movimento.


Aspectos negativos de um conflito

ASPECTOS NEGATIVOS DE UM CONFLITO

  • Tentar dominar e vencer o parceiro – Todo conflito desta natureza gera fadiga. A energia liberada é tanta, que não se tem mais forças para nada.

Daí algumas expressões bem conhecidas: “Eu não o suporto”, “Eu vou explodir”, “Estou louco de raiva”.


Aspectos negativos

Aspectos negativos

2. Isolar–se em um conflito – Cada um fica indiferente ao outro, pensando apenas em si mesmo, em seu ressentimento.

  • A comunicação é analisada negativamente e distorcida. O clima fica “pesado” e diminuem a a motivação para refazer a ligação.
  • Tal isolamento acaba geralmente em separação, pois, há uma recusa a toda possibilidade de reconciliação, abrindo a porta para a ruptura.

Conflitos no casamento

Aspectos negativos

3. Usar da violência – A violência é o maior risco. Em alguns casos ela não se manifesta, mas, sabemos que ela espreita por trás de toda a disputa conjugal.

  • E, se agirmos conforme o relacionamento dominante-dominado, a violência pode passar da possibilidade à ação, entrando nesse momento, a força bruta.

    E,uma vez iniciada, a violência enseja uma brutalidade cada vez maior.


Conflitos no casamento

Aspectos negativos

  • Existem duas formas de violência:

    Violência direta – Se manifesta abertamente durante uma discussão.

    Violência indireta – Não se expressa claramente, mas é latente e enganosa.

  • O primeiro passo em direção à violência é a constante recusa ao diálogo. Existe uma ligação direta entre a incapacidade de expressar - se oralmente e os comportamentos violentos.

Aspectos positivos de um conflito

ASPECTOS POSITIVOS DE UM CONFLITO

“Vivemos não por meio das coisas, mas dos significados das coisas”

1. Demonstram que o casamento é uma unidade dinâmica – A relação entre casais não é estática, mas, dinâmica.

  • Os desentendimentos que o homem e a mulher resolvem no dia a dia demonstram que estão se relacionando, e que tal união é uma realidade viva.
  • Existe diálogo, negociação, disposição em se investir no relacionamento.

Aspectos positivos

Aspectos positivos

2. Favorecem o amadurecimento do casal

  • Se as disputas entre o casal são bem administradas, elas conduzem cada um a se responsabilizar, a recolocar salutarmente em questionamento seus valores e suas motivações.
  • Uma dissensão em meu casamento vista da maneira correta, me obriga a ser atento ao outro, olhá-lo e escutá-lo, favorecendo ao meu amadurecimento.

Conflitos no casamento

Aspectos positivos

3. Revelam o outro – O conflito é uma linguagem que manifesta a natureza do outro e permite-me conhecê-lo mais.

  • Uma discussão pode ser um apelo. Se meu cônjuge se sente desvalorizado, que não recebe um tratamento digno de um ser humano, dará início a uma discussão para provar que existe.

    Devemos aprender a decifrar as “tempestades” no seio de nosso relacionamento conjugal, pois, elas têm um sentido.


Conflitos no casamento

Aspectos positivos

4. São fatores de equilíbrio e mudança no casamento – A vida em comum é feita tanto de alterações como de harmonia, de divergências como de concordâncias, de antagonismos como de união.

O filósofo Heráclito já afirmava que a harmonia procede do conflito entre os contrários, pois é o acordo entre tensões opostas.

Sem confrontos, o equilíbrio do casal será estático.


Conflitos no casamento

Aspectos positivos

  • As divergênciasfavorecem à mudança. Um casal, por ser compostopordoisseresvivos, necessitaagir, mudar, avançar.
  • Ofereceoportunidade de se fazerlucidamenteumaanálise da relação: estásaudávelounão? Calorosaouindiferente? Satisfatóriaoufrustrante? Profundaou superficial?

Conflitos no casamento

Aspectos positivos

As discordâncias constituem uma chance de melhorar a relação.Após a troca mútua de opiniões, cada um identificará mais claramente suasnecessidades e compreenderá muito mais as necessidades do outro.


Conflitos no casamento

Aspectos positivos

“Também vos digo que, se dois de vósconcordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, ser-lhes-á concedida por Meu Pai, que está nos céus. Pois onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou Eu no meio deles” – Mt. 18:19 e 20.


Conclus o

CONCLUSÃO

  • Quando esse processo é negativo, traduz-se pela morte da relação em um ou vários domínios: afetivo, sexual, etc.
  • Quando é positivo, traduz-se pelo amadurecimento do casal, em maior harmonia e comprometimento com a felicidade um do outro e estabilidade da relação.

Conclus o1

CONCLUSÃO

  • O casal passa a conhecer-se profundamente, entendendo as necessidades um do outro e, principalmente, estando abertos para mudanças e adaptações, que vão tornar o seu lar muito mais feliz.

Conflitos no casamento
  • Se os seus conflitos conjugais têm lhe pesado como chumbo, você pode agir proativamente e transformá-lo em ouro.
  • E como resultado, eles o auxiliarão a descobrir um pouco mai ssobre você mesmo, seu cônjuge, e, com a ajuda de Deus, o que fazer para ter e viver uma relação feliz.