Começando do Fim

Introdução: Em maior ou menor intensidade, todos nós já nos sentimos inferiorizados. Nestes momentos, tendemos a perceber os outros como uma enorme ameaça a nós, tão pequeninos e indefesos. Achamos que todos abusam de nossa enorme boa vontade e bondade, ultrapassando todos os nossos limites. E quanto mais nos diminuímos, parece que mais os outros ocupam nosso espaço. Isso nos permite compreender o que chamamos de complexo de inferioridade, o sentir-se incapaz, inferior, sem auto-estima.

 

 

A origem desse complexo é nossa necessidade de nos sentirmos aceitos pelos outros. Assim nos transformamos naquilo que supomos que os outros desejariam que fôssemos. Ou seja, damos ao outro o poder de decidir nossas necessidades, e inconscientemente renunciamos a nossa capacidade natural de conduzir a própria vida, exatamente por nós considerarmos incapazes. Hoje, você vai sair daqui curado pelo Senhor Jesus. Ele quer transformar seu complexo em virtudes, fraquezas em forças. Abra sua Bíblia em Números 13.25-33.

 

 

1)       O que é o complexo de inferioridade?

 

a)       Pessoa que tem o coração tímido (v.31);

 

b)       Pessoa que é desencorajada (v.32), - medrosa;

 

c)       É uma pessoa que se sente sem valor ou diminuída (v.33); ou incapaz diante de circunstância ou situação;

 

 

2)       Como age esta pessoa?

 

a)       É uma pessoa pessimista e sem ação pró-ativa (Nm 14.1); Murmuradora

 

b)       Murmura e não sente felicidade nem com a vitória dos outros (Nm 14.2)

 

c)       Sente amargura de alma = Jó 3.20 – deseja morrer; Jó 3.1-3

 

d)       Diante dos desafios ela refuga = entrega os pontos (Nm 14.4);

 

e)       Desencorajam os outros a avançarem  - Nm 14.10

 

f)         Conseqüências na vida desta pessoa:

 

1 – pessoa amarga com a vida;

 

2 – pessoa sem perspectiva com a situação;

 

3 – morte lenta e vida sem sentido;

 

4 – desobediência a Deus;

 

5 – perda da bênção de Deus;

 

6 – morrem sem conquistar nada (Nm 14.16-67)

 

 

3)       Deus quer restaurar os seu sonhos

 

a)       Quando estamos no fim, Deus começa a agir;

 

b)       As bênçãos materiais precisam ser conquistadas (Nm 14.8-9)

 

c)       Só Deus pode transformar o fracasso em sucesso. Exemplo da Florance Nightingale – Com 30 anos, estava a ponto de desistir, se matar, escreveu no seu diário: “meu Deus o que será de mim? Não tenho mais nenhum desejo, a não ser morrer”. Sofria de esquizofrenia. No dia (7/2/1837) ela ouviu um chamado de Deus, Em 1859, ela fundou a primeira escola de enfermagem em um hospital inglês para cuidar dos feridos de guerra, na Turquia. Foi condecorada com a Cruz Vermelha Real (1883) e a foi a primeira mulher a receber a ordem do mérito (1907) altas condecorações do Reino Unido, pela rainha Vitória. Morreu em 13 de agosto de 1910, aos 90 anos, realizada por ter contribuído para aliviar o sofrimento humano. É considerada por suas contribuições à Estatística e mesmo doente, escreveu 200 livros o mais famoso (Notas sobre Enfermagem). Foi ela quem deu dignidade a esta importante profissão. Nunca se casou. Está enterrada em Londres, próxima ao parque onde ouviu a Deus pela primeira vez.

 

d)       Para Deus Você é um conquistador (Nm 14.24);

 

e)       Deus tem bons pensamentos e planos para você (Jr 29.11-13)

 

 

Aplicações Práticas para a sua vida:

 

 

1)       Enfrente os problemas da sua vida de cabeça erguida!

 

2)       Liberte sua mente dos pensamentos negativos (Não posso, não consigo, não vou vencer, estou perdido, estou derrotado);

 

3)       Aproveite o momento – pare de ficar esperando e aja – reforce o desejo com uma ação – crie oportunidades; Faça hoje.

 

4)       Melhore a sua aparência – cara de coitado não adianta nada – não chame atenção para as suas falhas – vista-se com sua melhor roupa, faça a barba, corrija os cabelos. Sorria sinceramente para as pessoas.

 

 

 

Conclusão: Deus é o maior interessado na sua vitória. Seus complexos, sua inferioridade,são apenas uma oportunidade para Deus agir. Você que está ponto de desistir de tudo vai receber agora a cura de Deus na sua Vida. Unção de conquista, Unção de multiplicação. Abra o seu coração e deixe Deus falar com você.

 

 

ORAÇÃO: “Senhor, confesso o meu pecado por não crer que o Senhor é o único que pode mudar a minha vida. Até hoje tenho vivido inferiorizado por causa das circunstâncias, dos problemas, das dificuldades, mas hoje compreendi, que Tu podes mudar a minha vida. Realiza em mim o Teu querer e ajuda-me, a partir de hoje, ser uma pessoa diferente. Recebo agora a cura em minha vida. Quero me colocar em tuas mãos e que o Senhor, através do Espírito Santo em mim, glorifique o Teu nome

 

 

 

 

 

 

 

 


Imprimir   Email
Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.