Introdução: quantas vezes, na nossa visa, um pensamento, uma ação não foram decididas por uma visão de um acontecimento ou de uma realidade. Para onde olhamos, pode determinar o destino da nossa caminhada. Existem coisas que são óbvias para nós, mas que para outras pessoas ainda não são, como é o caso da idolatria.
Texto base: 2Rs 6.8-17 Transição: PARA ONDE OLHA VOCÊ? 2 Coríntios 4:4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.Sem visão: a) não sabe onde está; b) nos desesperamos; c) sensação de incapacidade; d) perda de referência; e) acidentes; f) dependência de outros; g) somos iludidos. Porque precisamos ter visão? Como ela acontece na nossa vida?A visão nasce sempre de um sonho (uma idéia) ainda que aparentemente impossível: a) avião / rádio / computadores / fax / ondas eletromagnéticas (microfone); b) a visão nasce da crença (se creio posso ver / se creio posso experimentar) c) se não mudamos a visão não podemos ver novas realidades. RM 12.2 HISTÓRIA DOS VIAJANTES (o futuro escrito no passado). Nossas experiências passadas podem ser uma barreira para experimentar novidades na nossa vida: ex. casamento dos pais fracassados; vida sentimental arrasada / insucesso na escola / insucesso no trabalho / traumas / acidentes. Os ricos não vão para o céu / Felicidade é passageira / Deus é terrível / Amor é ilusão / “VOCÊ NÃO PODE MUDAR O QUE NÃO PODE MUDAR, MAS PODE MUDAR A MANEIRA DE PERCEBER” ex. morte de um parente num dia festivo e nascimento neste mesmo dia” Visão é diferente de ilusão (intenção sem ação): nem sempre o que vemos, é – pode ser uma miragem; cuidado com os preconceitos sobre as pessoas. Nesta noite, vamos detalhar 4 lugares onde colocamos nossos olhos, e como a a visão domina a nossa vida: |
1- Olhar para trás impede o progesso – Gn 19:26 (Mulher de Ló) – Há muitas pessoas que vivem presas ao passado (lá tinha). Nossa caminhada com cristo exige que possamos sempre olhar para frente. Lucas 9:62 E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus. CORAÇÃO DIVIDIDO / DEIXAR QUE CRISTO TENHA SEJA O PRIMEIRO NA SUA VIDA / SAUDADE DAS COISAS QUE DEIXAMOS NO MUNDO. Em Lc 17.31-32, Cristo nos adverte que nossa escala de valores deve ser diferente: 1º espiritual / 2º material. Não importa o que tiver que deixar para trás, prossiga!2- Olhar para Cristo Salva – João 3.14-15 – Deus sempre tem a solução que precisamos, na hora certa, no jeito correto. Nossos erros, nossas falhas são perdoadas quando olhamos para o lugar certo. É Ele quem nos limpa, purifica e salva, rasgando o escrito de dívida que existia contra nós e nos transportando do reino das trevas, para o reino da luz. Sem visão / com visão.3- Olhar para as dificuldades deprime. Mt 14.29-30 – ao olhar para o forte vento, Pedro começou a afundar. Davi x Golias / Os 12 espias (gafanhoto/formiga); hoje = desemprego / crise / falta de dinheiro / tem gente que não suporta ouvir um não / um vendedor recebe mais nãos que sims.4- Olhar para o céu glorifica – At 7:55-56 – Jacó em Betel / Eliseu / Pedro a Cornélio/ Paulo com Ananias – ser obediente ao Espírito Santo, ser guiado. SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS. |
1- Há um mundo espiritual que consiste em anjos ministradores que estão ativos na vida do povo de Deus;
2 –todos os que creêm na Bíblia podem orar continuamente para Deus livra-lo da cegueira espiritual;
3- os espíritos (anjos) ministradores estão bem perto e agem a nosso favor
4 – a batalha não é contra carne ou sangue, mas contra as hostes espirituais do mal, nos lugares celestiais.
5- Há um relacionamento de causa e efeito na batalha espiritual e nossa oração e fé podem determinar parcialmente o resultado.