Discipulado

Escrito por Ken Braddy

discípulosEu ensino uma aula de escola dominical na minha igreja e estou me perguntando: "Eu realmente estou fazendo discípulos através do meu ministério como professor?" Esta pergunta me assombrou ultimamente. Eu não quero ser "aquele cara" que ensina aos membros do meu grupo muitos fatos e factos interessantes para que eu possa ouvi-los "ooh" e "aahh" quando eu lhes contar algo que eles não ouviram anteriormente. Quero ser obediente ao comando de Jesus para "ir e fazer discípulos". E você?

Observo que, em alguns lugares, a Escola Dominical se transformou em ministério dispensador de informações. Embora eu saiba que as pessoas precisam de informações sobre a Bíblia, isso não pode ser o fim do jogo. O objetivo real da escola dominical é fazer discípulos . Seguem os discípulos. Sacrifício discípulo. Os discípulos obedecem. Os discípulos estão comprometidos. Os discípulos são inabaláveis. Os discípulos são aprendizes ao longo da vida. Os discípulos lideram. Os discípulos crescem ... às vezes além do professor. Isso descreve a pessoa média em seu grupo? Na sua escola dominical? Caso contrário, talvez seja hora de repensar por que sua Escola Dominical, ou seu grupo, existe.

Robby Gallaty, pastor e autor de Growing Up: Como fazer discípulos que fazem discípulos , diz naquele livro:  "Quando a igreja se torna um fim em si, termina. Quando a escola dominical, tão grande quanto é, torna-se um fim em si, acaba. Quando os pequenos grupos, o ministério se torna um fim em si, termina. Quando o serviço de adoração se torna um fim em si, termina. O que precisamos é que o discipulado se torne o objetivo, e o processo nunca termina. O processo é fluido. Está se movendo. Está ativo. É uma coisa viva. Deve continuar continuando. Todo discípulo deve fazer discípulos. "  Para fazer discípulos através de um ministério da escola dominical, pelo menos três coisas precisam acontecer, provavelmente mais, mas são pelo menos um ponto de partida para a criação de discípulos através do ministério da escola dominical:

  1. Os grupos devem diminuir - O discipulado acontece quando pequenos grupos de pessoas se juntam. O modelo de Jesus parece ser dois grupos principais: (1) um grupo de 3 (muitas vezes referido como "Seu círculo interno" de discípulos), e (2) os doze discípulos. É verdade. Às vezes, ele falava em multidões muito grandes (Sermão do Monte, nos pátios do templo, etc.), mas sua maneira normal de fazer discípulos era fazê-lo em pequenos grupos. Isso tem a vantagem de permitir que o professor conheça seus alunos e o que cada um precisa para crescer e progredir para tornar-se mais semelhante a Cristo.
  2. Os professores devem parar de falar- Os professores discípulos sabem que as pessoas que ensinam devem ter permissão para conversar e encorajadas a conversar, pelo menos tanto quanto elas. Para alguns professores, isso é contra-intuitivo. Em algum lugar ao longo do caminho, muitos professores adotaram uma mentalidade que diz: "Eu sou o especialista, e você não está - então ouça o que eu tenho a dizer". É verdade que os professores costumam estudar por muitas horas em preparação para ensinar seus membros do grupo - e isso é altamente recomendável e apropriado. Mas o que é verdadeiramente eficaz em um ambiente de aprendizagem é quando os professores se tornam guias e levam o povo a discutir verdades profundas, lutar com as coisas apresentadas nas Escrituras e desafiar suposições e ações. Ed Stetzer, vice-presidente da LifeWay e líder da LifeWay Research, disse que todo estudo bíblico deveria ser um "grupo análogo". "Por isso, ele quis dizer que cada pessoa em um grupo de estudo da Bíblia deveria ter permissão para falar, e até mesmo incentivada a conversar. Sem isso, a classe acaba sendo um lugar no qual um monólogo ocorre semanalmente (o professor simplesmente se torna o chefe falante).
  3. As igrejas devem responder à pergunta "porquê"  - Antes que o discipulado possa ocorrer na escola dominical, é útil e necessário que os líderes da igreja, os líderes do grupo e os membros do grupo lutem com a razão pela qual a Escola Dominical existe em primeiro lugar. A bolsa de estudos, o estudo bíblico, o ministério e o alcance são todos parte do que a escola dominical procura realizar, mas não são e terminam em si mesmos. O verdadeiro objetivo da escola dominical deve ser fazer com que os discípulos sejam feitos - é por isso que a Escola Dominical existe em primeiro lugar. Devemos constantemente estar em guarda para "deriva no discipulado".

Jim Putnam, em seu livro DiscipleShift: 5 passos que ajudam sua igreja a fazer discípulos , diz:  "A visão é que a missão principal da igreja é criar discípulos que criem outros discípulos, assim como Jesus pretendeu que façamos. Está ajudando as pessoas a ver que a igreja não é um clube social, não é um hospital, não é uma universidade, e não é um grande show. A igreja é uma comunidade que está desenvolvendo pessoas que seguem Jesus, são mudadas por Jesus e depois juntam-se a Jesus em sua missão ".

Ajude sua igreja a fazer a escola dominical em um nível diferente, inteiramente como um lugar onde o discipulado ocorre. Já é hora de fazer a coisa principal o mais importante novamente.


Fonte: Este artigo foi originalmente publicado em  https://kenbraddy.com/2017/11/02/3-ways-to-make-disciples-through-sunday-school-2/