Certa vez, meu médico me recomendou: depois dos 30, todos os homens deveriam cuidar melhor de sua saúde, fazendo um “check-up” a cada dois anos, e depois dos 40, a cada ano. Decidi ser obediente, e posso garantir que ainda estou aproveitando da vida com bom gosto. Estou convencido de que cada crente deveria também fazer o seu “Check-up” espiritual pelo menos a cada dois anos, porém para ser mais precavido, deveríamos fazer esse “check-up” a cada seis meses. Como isto seria possível? Certamente que uma maneira muito especial seria usar a Palavra de Deus como nosso espelho, que irá revelar as nossas falhas espirituais.

O Salmo 119 (o maior capítulo da Bíblia) é um dos melhores recursos que temos para podermos avaliar como está a nossa vida espiritual. Assim, ao compararmos nossa vida com os preceitos delineados nesse salmo, saberemos o diagnóstico completo de como está a nossa vida espiritual. Portanto, se sua vida tem correlação com esses princípios bíblicos, significaria dizer que é um cristão que usufrui de uma vida que vale a pena.

Esse questionário é recomendado para pessoas que buscam uma profunda espiritualidade atrelada ao autoconhecimento. E fortemente recomendado para pessoas que tenham dúvidas sobre a fé e a sua forma de crer, ou estejam passando por crises na sua religião atual. Na sua casa, no computador ou num caderninho, responda as 10 perguntas abaixo, sem olhar em nenhum livro ou anotação, sem pensar no que ninguém diria, apenas olhe dentro do seu coração e responda com toda a sinceridade:

1. Você crê com convicção em alguma forma divina? Como a força divina se manifesta aos seres humanos?

2. O que você pensa sobre vida após a morte?

3. Você acredita em superstições, feitiços e simpatias? De que modo elas funcionam?

4. Você acredita em assombração? E em espíritos de mortos?

5. Se pudesse estar apenas com uma figura religiosa até o fim da vida e pela eternidade, com qual gostaria de estar?

6. Qual o seu posicionamento com relação a questões polêmicas como aborto e eutanásia? Você acha que a religião interfere nas decisões que você tomaria nessas situações?

7. O que é religião pra você? O que é mais importante e o que é mais problemático nas religiões em geral?

8. Você acredita em predestinação (em destino)? E em livre-arbítrio?

9. Você acredita em certo e errado, bem e mal? Você acredita que existe um estilo de vida ou uma forma de conduta que dá sentido à vida, e é válida pra todas as pessoas?

10. Qual a melhor forma de exercer sua fé? Que práticas religiosas você prefere para fazer isso?

** Respondam todas, de preferência por escrito, porque escrever nos obriga a ter que parar e pensar. **

Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.