Coaching

Escrito por Elton Melo

capa 17leis equipeTreine os seus lideres a trabalhar em equipe. Esse é o grande desafio para as pessoas envolvidas.Conheça princípios que podem ajudar muito na tarefa de organizar, gerenciar e manter a sua equipe motivada para trabalhar em equipe. em seu livro "As 17 incontestáveis leis do trabalho em equipe", John C. Maxwell lista 17 itens que ele chama de “incontestáveis leis”, explicando como o não cumprimento dessas regras afeta o desempenho de toda a equipe, da empresa e consequentemente leva todos à falha em alcançar os objetivos. Para cada lei ele nos presenteia com uma história bem interessante, o que aliás é muito comum nesse tipo de livro que, sem menosprezar, é uma autoajuda profissional. As histórias ilustram muito bem cada uma das leis, são bem interessantes, e geralmente estão ligadas ao nome dado por ele à cada lei.

 

Praticamente tudo o que você faz depende do trabalho em equipe, principalmente em tempos tão competitivos. E para vencer não importa se você é um líder ou um seguidor, técnico ou jogador, professor ou aluno, pai ou filho, chefe ou funcionário. Não importa que função você exerce: ao aprender e aplicar as leis deste livro, sua capacidade de trabalho em equipe será potencializada ao máximo. "As 17 Incontestáveis Leis do Trabalho em Equipe" apresenta as regras que tornarão sua equipe ainda mais eficiente. Você descobrirá como o trabalho em equipe funciona e como colocar sua equipe no topo do ranking de sua atividade.

I- Lei do significado
Nada significativo foi alcançado por um individuo sozinho. Desse modo, ninguém torna-se relevante sem a ajuda de uma equipe.
O trabalho em equipe favorece na realização do objetivo a ser alcançado. Quanto maior for alvo, aumentasse a necessidade de ter uma equipe.
Um individuo pode se - afastar do trabalho em equipe pelos seguintes motivos: Egoísmo, Insegurança, Ingenuidade e temperamento.
Sozinho ninguém consegue realizar algo de valor.
II- A lei da perspectiva Global
A perspectiva global é a busca pelo bem comum e um mesmo objetivo compartilhado por todos.
O objetivo é mais importante do que os papéis individuais.
Cada membro da equipe desenvolve uma função, porém, todos devem trabalhar em prol do objetivo do grupo. È função do líder visualizar o alvo primeiro e, então, ajudar os demais vê-lo.
4. III- A Lei do Nicho
As equipes alcançam objetivos relevantes, quando seus membros estão devidamente nos lugares certos, desse modo, maximizando suas potencialidades.
Quando os membros realizam o que em melhor se adaptam toda equipe sai ganhando.
È desafio para o líder conhecer a sua equipe, ter visão da situação atual e conhecer bem os membros de sua equipe.
5. IV- A lei do Monte Everest
Na lei do monte Everest é fundamental o trabalho em equipe. Ninguém deve subestimar a dificuldade da escalada.
Diante de desafios devemos ter bem claro: Qual o sonho? Quais são recursos?
Para se alcançar o objetivo deve se concentrar na equipe e não no sonho a ser realizado.
O alpinista Tenzing e Edmund Hillardsó conquistaram o objetivo devido todo esforço da sua equipe.

V- A Lei da Corrente
“ O potencial de uma equipe é medido por seu elo mais fraco”.
No trabalho em equipe deve se ter em mente que nem todos membros estarão comprometidos e terão competência para realizar os objetivos da equipe.
È função do líder saber lidar com os elos mais fraco,pois,caso o líder não saiba,perderá o respeito dos melhores .

VI- A Lei do catalisador
O catalisador é aquele que impulsiona a equipe para alcançar seus objetivos e traz intensidade ao ambiente a sua volta.
Quando uma equipe dispõe de um catalisador persistente,ela passa a ter esperança,confiança e autoestima e alcança o seu objetivo.
Os catalisadores tem como características uma boa intuição,facilidade para comunicar-se,são apaixonados pela equipe,talentosos,movimentam-se levando a equipe,responsáveis,generosos e influentes.

VII- A Lei da Bússola
A bússola é a visão do futuro, a direção apresentada a equipe.
A bússola faz com que a equipe fique concentrada, energizada e confiante.
Os membros da equipe precisam saber o por que estão lutando. Caso não se tenha esta direção, a equipe terá sérios problemas.
9. VIII- A Lei da laranja estragada
As atitudes erradas de membros da equipe prejudicará o resultado da mesma. As más atitudes contagiam mais rapidamente.
Para se ter uma boa equipe não basta somente ter membros talentosos, deverá ter membros talentosos e com grandes atitudes.
As más atitudes são geradas através do sentimento egoísta dos membros.
10. IX- A Lei da Confiança
Primeiro princípio básico da lei da confiança é “não trabalhamos uns para os outros; trabalhamos uns com os outros”.
A essência da lei da confiança é trabalhando juntos com objetivos em comum.
Para que haja confiabilidade entre os membros da equipe eles terão que ter:um bom caráter, competência, compromisso para com a equipe, solidez e coesão.
11. X- A Lei do preço a pagar
A equipe só alcança o objetivo devido o sacrifícios de seus membros.
Para se ter uma boa equipe,todos os componentes deverão ter disposição para sair do comodismo,assumir novos riscos na tentativa de conquistar novos horizontes.
Este preço não cessa e todos devem compartilhar do mesmo; quanto maior o desejo de melhorar da equipe maior será o preço a ser pago.
12. XI- A Lei do placar
“ A equipe pode fazer ajustes quando sabe onde está”p.155
Para uma equipe alcançar seus objetivos ela precisa saber onde está.
O placar traz uma melhor compreensão do desempenho da equipe; proporciona uma avaliação da performance e facilita nas decisões e ajuste necessários.
13. XII- A Lei da reserva
Para obter uma boa equipe somente tendo solidez em todos os níveis.
A chave para maximizar o potencial de uma equipe é aprimorar os seus reservas.
Em relação a lei da reserva o autor da seguinte dica: Conforme trouxer pessoas melhores, primeiramente aprimore os titulares e em seguida os reservas, desse modo, a sua equipe terá grande amplitude.
14. XIII- Lei da Identidade
Cada individuo é formado e direcionado por diversos valores pessoais, a equipe do mesmo modo deverá ter valores norteadores, os quais indicaram a direção e influenciará o comportamento da equipe.
Os valores formam a identidade da equipe, desse modo, são a fundação e bússola da mesma.
15. XIV- A Lei da comunicação
È importante adotar a cultura da comunicação na equipe. A comunicação aumenta o compromisso e a coesão entre os membros.
Em relação ao líder pode se dizer : Ao comunicar-se deve ser consistente , claro, atencioso e principalmente honesto.
Em relação a comunicação entre membros deverão ter lealdade uns para com os outros,serem vulneráveis e ter apoio mútuo.
16. XV- Lei Da Vantagem
Quanto maior for a competitividade,maior a necessidade de se ter uma boa liderança.
De acordo com Maxweel os membro a da equipe caracteriza o seu potencial, a visão traz direção, a ética determina a preparação,e a Liderança determina o seu sucesso.
È característica de uma boa liderança,saber delegar as funções, criar um ambiente onde todos sejam responsáveis em suas tarefas, encorajar o aprendizado.
Para uma equipe ser bem sucedida ela precisa ter uma boa liderança.
17. XVI- A Lei do Moral elevado
Quando a equipe está com o moral elevada aumentasse o potencial de toda equipe.
“ Em time que está vencendo não se mexe”; Quando a equipe está vencendo nada tira a sua concentração e nada pode perturbála.
O moral elevada faz com que o a equipe sinta – se motivada a alcançar os objetivos e buscar novos horizontes.
18. XVII- A lei dos dividendos
“Investir na equipe produz dividendos a longo prazo”.
O desenvolvimento dos membros da equipe deve ser reconhecido de diversas maneiras. Como lideres devemos assumir a responsabilidade de investir no desenvolvimento da equipe. Por outro lado, como membros devemos aproveitar todas as oportunidades e dar um retorno em relação ao investimentos feitos em nós.
Saber investir é muito importante;não invista em membros que não desejam crescer; saiba criar oportunidades, delegue, reconheça o sucesso da sua equipe.


Resumo de:  As 17 incontestáveis leis do trabalho em equipe


 Outros livros sobre trabalho em equipe:

Livro: De Volta ao Mosteiro: O Monge e o Executivo Falam de Liderança e Trabalho em Equipe

O livro retoma a história do monge e do executivo (retratada no livro “O Monge e o Executivo”) dois anos após o retiro em que se conheceram. No desenrolar da história, o autor convida os leitores a refletirem sobre o comportamento e se estão agindo como verdadeiros líderes em casa, no trabalho e com os amigos. Com isso, traz à tona a importância do comprometimento, do companheirismo e dos relacionamentos.

Editora: Sextante
Autor: James C. Hunter
Páginas: 192

Livro: Eficiência no Trabalho em Equipe

O livro tem como propósito munir todos os que fazem parte de uma equipe com as habilidades, dicas e táticas essenciais para que participem efetivamente de todas as decisões relacionadas ao setor no qual trabalham.

Editora: Nobel
Autor: Michael D. Maginn
Páginas: 110

Livro: Trabalho em Equipe

O livro “Trabalho em Equipe” contém valiosas orientações com o objetivo de que as contribuições se tornem crescentes, seja como membro ou líder de equipe. Isso é feito por meio de orientações sobre como agir, como conviver com erros e acertos e como contar com as habilidades de um líder.

Editora: NBL
Autor: Alison Hardingham
Páginas: 61

Texto: Descubra a importância do trabalho em equipe nas empresas

O trabalho em equipe é importante para agregar talentos e habilidades distintas e, assim, favorecer o ambiente de trabalho e o resultado final do projeto.

Autor: Mundo Carreira
Publicação: http://www.mundocarreira.com.br/dicas/descubra-importancia-trabalho-em-equipe-nas-empresas/

Texto: Saiba como ter motivação no trabalho em equipe e superar problemas de relacionamento

Realizar um trabalho em grupo é uma capacidade que pode ser desenvolvida e tornar-se cada vez mais valorizada, principalmente por conta da tendência das equipes multidisciplinares. Conheça nesse texto um conjunto de posturas de líderes e colaboradores capazes de auxiliar nesses processos.

Autor: Mundo Carreira
Publicação: http://www.mundocarreira.com.br/motivacao/saiba-como-ter-motivacao-trabalho-em-equipe-e-superar-problemas-de-relacionamento/

Texto: Confira 5 hábitos para tornar uma equipe mais produtiva no trabalho remoto

Para se trabalhar em equipe nem sempre ela precisa estar reunida em um lugar físico. Com o aumento da tecnologia e a valorização do tempo, o trabalho remoto vem ganhando cada vez mais espaço. Então, veja cinco hábitos que ajudam a tornar uma equipe mais produtiva mesmo que ela esteja longe.

Autor: Ingrid Araújo para Mundo Carreira
Publicação: http://www.mundocarreira.com.br/motivacao/confira-5-habitos-para-tornar-uma-equipe-mais-produtiva-trabalho-remoto/